Bares e Restaurantes

Restaurante Siri – Barra da Tijuca

14

Há algumas semanas atrás, fiquei um pouco apreensivo com um almoço que estava marcado. Em primeiro lugar, esclareço que sou tímido. Era um almoço de família, mais especificamente a da minha namorada, e eu não conhecia a maior parte das pessoas. Além disso, não tinha a mínima idéia se o restaurante tinha ou não acesso para cadeira de rodas.

Logo ao chegar, vi a primeira boa surpresa: duas vagas reservadas no estacionamento público em frente ao restaurante, do outro lado da rua. Por sorte, uma delas estava vazia e consegui parar o carro, mas a outra era ocupada por um carro sem adesivo nem cartão com autorização especial de estacionamento. Pena não ter anotado a placa… O piso do estacionamento é irregular, e as rampas não são das melhores, mas existem.

Entrada do restaurante bem larga e no mesmo nível da ruaA entrada do Siri é perfeita! No nível da rua, sem batente algum, e com porta ampla. Do lado de dentro, infelizmente, as mesas ficam muito próximas umas às outras. Como o restaurante estava bastante cheio, foi um pouco chato chegarmos onde estavam as outras pessoas, bem no meio do salão, mas o pessoal do restaurante prontamente ajudou. Há dois tipos de mesa: com quatro pés, sendo um pé em cada quina, e com apenas um pé, central. Se a sua cadeira for estreita, a mesa com 4 pés é melhor. Se ela for larga e não couber, a alternativa é usar a mesa com pé central. Aliás, é uma dica boba, mas talvez alguém não a conheça: quando o pé central for muito grande e atrapalhar a entrada da cadeira, podemos tentar juntar duas mesas e sentar em frente à junção delas. Geralmente funciona.

Por último, há banheiros para cadeirantes. São no fundo do estabelecimento, e é necessário desviar de mesas e cadeiras para chegar lá, mas consegue-se entrar com facilidade na última cabine, com porta larga e espaço interno para manobras. Faltava apenas ter barras de apoio e uma pia acessível, pois por causa de um batente (ver foto), só dá para usá-la ficando de lado.

pia do banheiro com batente embaixo e cabine adaptada

O acesso em geral é bom, e eu recomendo o lugar para outros cadeirantes! Ficaria perfeito se melhorasse alguns aspectos relativamente simples como circulação, barras de apoio, pia e sinalização.

Quanto ao outro motivo da minha apreensão, foi pura bobeira. O bate-papo durante o almoço foi muito agradável e, se eu tivesse que avaliar a companhia, diria que ela foi ótima! 🙂

• • •

Pontos positivos: Pontos negativos:
• Duas vagas reservadas no estacionamento em frente
• Entrada no nível da rua
• Espaço interno sem degraus
• Banheiro acessível
• Pouco espaço para circulação
• Falta de pequenas adaptações no banheiro

 

Avaliação: Bom
Avaliação

• • •

Atualização 13/11/2008

 

Avaliação: Ótimo

Voltamos ao Siri da Barra um ano depois da nossa primeira avaliação e descobrimos que os problemas encontrados há um ano atrás foram resolvidos! Com isso, nossa avaliação passou de Bom para Ótimo! O Siri da Barra está de parabéns! Mais informações você econtra aqui.

• • •

Restaurante Siri – Filial Barra
Praça Euvaldo Lodi, 65 – Barra da Tijuca
Tel: (21) 2494-0816
http://www.restaurantesiri.com.br/

ver localização no mapa

Sobre o autor / 

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

14 Comentários

  1. Liliane Moura quarta-feira, 14 de novembro de 2007 em 10:05 -  Responder

    Civilidade, que delícia. Não sou cadeirante e entendo a desinformação como sendo a maior das limitações. Parabéns a todos pela iniciativa. Serei assídua deste blog e prestigiarei as instituições aqui recomendadas.

    novembro 14th, 2007 - 10:05
    Mão na Roda respondeu:
  2. Joana de Montenegro Palma Parreira Roquette quarta-feira, 14 de novembro de 2007 em 11:16 -  Responder

    Parabéns pela excelente iniciativa de criar esse Blog, que será de extrema utilidade para nós cadeirantes. Ultimamente, parece que os valores se inverteram e o usual nos estabelecimentos é NÃO garantir o acesso! Por isso, e, ainda, porque os locais adaptados nos fazem sentir muito mais à vontade ao sair de casa, é que devemos provilegiar os locais que se preocupam com acesso adequado e lhes digo: cada vez que visito um estabelecimento acessível abro um sorriso e a casa acaba ganhando uma nova cliente, ainda que os demais fatores, como serviço, por exemplo, não sejam nota 10. Esse blog será um ótimo guia na procura desses lugares.
    Parabéns e sorte!

    novembro 14th, 2007 - 11:16
    Mão na Roda respondeu:

    Joana, penso exatamente como você! A acessibilidade é um fator IMPORTANTÍSSIMO quando escolho para onde vou. E a idéia do blog é justamente promover os locais com melhor acesso, ao invés de apenas denunciar os inacessíveis. Obrigado e fique sempre ligada nas novidades que teremos por aqui. Abraços, Eduardo.

  3. JAQUELINE MORAES quarta-feira, 14 de novembro de 2007 em 11:58 -  Responder

    Parabéns ao Globo on line e aos escritores deste blog, que serão, sem dúvida, matéria-prima de muitas histórias que ainda virão neste espaço.
    Boa sorte e que muita informação passe por aqui, afinal, os deficientes estão por toda parte e, ao mesmo tempo, em lugar nenhum pela falta de lembrança de estabelecimentos comerciais e autoridades para realizar as adaptações necessárias para assesgurar seu direito de ir e vir.

  4. paul jonathan davies quarta-feira, 14 de novembro de 2007 em 12:00 -  Responder

    Eduardo,

    gostaria muito de falar contigo sobre seu blog. Por favor entre em contato comigo!

    Abs

    Paul
    paul@skymidia.com

  5. alba maria nobre da camara quarta-feira, 14 de novembro de 2007 em 12:39 -  Responder

    Nào é depoimento de "mãe coruja", mas de quem conhece bem vc.Aprendeu a vencer dificuldades e através do blog continua pensando em ajudar ao próximo com dicas e alertas.Sucesso para vcs.

    Beijos

  6. Ludmilac quinta-feira, 15 de novembro de 2007 em 21:01 -  Responder

    Oi, Dado! Passada a euforia ao ver q esse blog é assinado por vc (fiquei muito feliz mesmo), quero dar parabéns pela iniciativa fantástica. Era o que faltava mesmo!!! Acessibilidade é o que há e vc, como sempre, ousa e faz gol! Estarei sempre por aqui!
    Um abraço!
    Lud

    novembro 15th, 2007 - 21:01
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Lud! Um beijão pra você e obrigado pela visita.

  7. Luis Felipe Alves Costa Ribeiro sexta-feira, 16 de novembro de 2007 em 10:17 -  Responder

    Oi, Eduardo!
    Minha prima é cadeirante e TODAS as vezes que saímos para passear em Ipanema aos domingos temos problemas com as rampas de acesso da Pça General Ozorio. As rampas da praça são bloqueadas por barracas dos expositores da feirinha. E as rampa das calçadas ao redor da praça são bloqueadas por carros estacionados em frente a elas.
    Já chegamos ao absurdo de precisar dar meia volta em um quarteirão inteiro até conseguir um espaço entre os carros estacionados onde passasse a cadeira dela.
    Da última vez até usamos nossos celulares para bater fotos das rampas obstruídas e com as placas do carro aparecendo.
    Em nenhum momento avistamos um policial ou guarda municipal para solicitar alguma providencia: reboque!
    Reparei neste post que você comentou que quase anotou a placa do carro que ocupava indevidamente a vaga para deficientes.
    Existe algo que possa ser feito? Algum lugar onde possamos denunciar este tipo de acontecimento freqüente ou até mesmo enviar as fotos dos carros que infringem a lei?

    novembro 16th, 2007 - 10:17
    Mão na Roda respondeu:

    Olá Luis Felipe! Eu encontro o mesmo problema quase que diariamente… É fogo! Se o carro estiver estacionado em frente à uma rampa, um guarda pode multá-lo. Se não me engano, a Guarda Municipal que está responsável por isso agora, e não mais a PM. Você também pode chamar um reboque, mas às vezes demora e, se o sujeito chegar antes do carro ser guinchado, não adianta nada. Muitas pessoas comentaram sobre esse problema dos carros estacionados ilegalmente em vagas reservadas ou em frente à rampas, por isso estamos fazendo um panfleto educativo que colocaremos aqui no blog. Sobre as fotos, a Rede Saci (http://www.saci.org.br/) tem um espaço exclusivo para denúcias desse tipo, e você pode mandar as suas imagens para lá. Por fim, acredito que vamos resolver esses problemas educando, melhorando a sinalização de vagas e rampas e é claro, fiscalizando e multando. Muito obrigado pela visita! Abraços, Eduardo.

  8. Ludmilac quinta-feira, 15 de novembro de 2007 em 20:49 -  Responder

    Dado!!!! Que iradoooo!!!!!!!!
    Parabéns, cara, minha admiração por vc é cada vez maior! Adorei!!!!
    Uhuuuu!!!!!!!
    Bjs,
    Lud

  9. regina barrozo netto quarta-feira, 28 de novembro de 2007 em 16:13 -  Responder

    E se nós (a família da namorada) tivéssemos que avaliar a sua companhia, com certeza daríamos a nota máxima.
    Bj. Tia Regina

  10. Sônia Oliveira sábado, 20 de agosto de 2011 em 21:14 -  Responder

    Adorei ter encontrado o blog de vocês, parabéns pela iniciativa. Postei em meu site uma foto que peguei do blog do restaurente Siri e mencionei o Mão na roda, afinal a net é isso, divulgarmos os bons uns aos outros…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook