Degraus

Sempre achei que fosse uma pessoa observadora. Ledo engano… Posso ser crítica, mas tenho percebido que sou bastante distraída. Sou do tipo que só percebe alguma coisa, quando ela grita na sua frente. E assim foi com os degraus.

Nunca tinha reparado que quase toda a edificação carioca tem degraus na portaria. Muitos arquitetos, inclusive, não contentes com apenas um degrau, colocam verdadeiras escadas na entrada do prédio. Por que será? Existe algum motivo pra isso?

Montagem com fotos de várias fachadas de prédios com escadas na entrada

Desde que comecei a conviver com cadeirantes, passei a perceber o quanto um pequeno degrau, pode ser um calinho chato na independência de pessoas com deficiência física. Elas acabam sempre na dependência de alguém para dar uma mãozinha. Aí você pensa: “Ah, que orgulho bobo! Qual o problema de pedir ajuda para entrar ou sair de algum lugar?”. Problema nenhum quando você faz isso uma vez na vida, outra na morte, mas muito chato se para sair e entrar da própria casa, você depende de terceiros. Já pensou nisso?

Imagem de duas portarias com degrau na entrada, nas quais existe espaço suficiente para colocação de uma rampa.Solução? Ah! Existem várias! Em muitos casos, como na foto ao lado, percebemos nitidamente que a entrada do prédio tem espaço de sobra para uma rampa. Caso o prédio possua algum morador com deficiência física, o condomínio é obrigado por lei a encontrar uma solução para que o seu acesso se torne possível. Mas e se você está a procura de um apartamento para alugar? Você acha que vai conseguir convencer os outros moradores a fazerem uma reforma na portaria, para um condômino que nem dono do apartamento é?

O que acho mais triste é constatar que ainda existem arquitetos que projetam novas edificações e estabelecimentos, sem a preocupação com acessibilidade. Noutro dia mesmo, fui a um restaurante, que acabou de passar por uma reforma, mas que nem se lembrou de colocar uma rampa numa de suas entradas. Seria tão simples…

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

X

Pin It on Pinterest

X