Outros estabelecimentos

Posto BR – Av. Ayrton Senna

6

Logo do Projeto Cidadão CapazAndar pela cidade do Rio e precisar de um banheiro é um fato comum. Logo vem a idéia de dar uma paradinha num posto de gasolina, mas quando pensamos em banheiros acessíveis a situação é um pouco mais restrita! Resolvemos incluir a análise de postos de gasolina em nosso blog, pois achamos que eles são um interessante ponto de referência na hora daquele aperto!

Fomos ao Posto BR na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca. Ele é um dos integrantes do Projeto Cidadão Capaz, que visa à adequação de postos de gasolina da rede Petrobrás-BR às questões de acessibilidade, permitindo que usuários de cadeira de rodas sejam integrados ao mercado de trabalho. A iniciativa do Projeto é bem interessante, ela mostra que o uso da cadeira de rodas não está associado a uma deficiência profissional.

Atualmente, segundo informações coletadas no site ‘Portal BR’, apenas 10 postos em todo Brasil estão incluídos nesse programa, sendo apenas um em todo o Rio de Janeiro. É uma pena que um projeto tão interessante como esse seja tão pouco implementado nos dias de hoje e me pergunto o porquê disso?

Logo no início da visita, quando fui tirar as fotografias, uma pessoa estacionou na vaga reservada. Adivinhem se ela precisava usar esta vaga? Provavelmente deve ter pensado: “é rapidinho!”

O posto possui bombas de gasolina rebaixadas onde os funcionários cadeirantes têm livre acesso. O piso possui faixas sinalizadoras de segurança que demarcam a área de circulação destes usuários.

Os banheiros são adaptados e de fácil acesso, apenas as portas de entrada estão difíceis de abrir por falta de manutenção.

Para acessar a Loja de conveniências existe uma rampa com inclinação adequada localizada ao lado da vaga reservada. Já no interior desta alguns corredores são estreitos e não permitem o acesso a todas as prateleiras. Será que o projeto ficou pela metade?

Classificamos o posto como Bom. Poderia ser ótimo, não fosse a dificuldade de livre circulação dentro da loja de conveniência.

Mas na hora do aperto, ele é uma boa referência!

Vaga reservada logo na entrada da loja e interior da loja presente no posto BR onde funciona o projeto Cidadão Capaz

• • •

Posto Petrobrás BR – Bravo Sociedade Técnica Comercial Ltda
Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Projeto Cidadão Capaz (Mais Informações)

Veja localização no mapa

Sobre o autor / 

Gabriella Savine

6 Comentários

  1. ticipoubel quarta-feira, 28 de novembro de 2007 em 14:11 -  Responder

    Bacana o projeto!
    Essa análise da inclinação correta da rampa é fundamental. Porque está cheio de rampas por aí que são impossíveis de subir sozinho e outras que são até perigosas, mesmo com ajuda. As pessoas acham que acesso é só uma rampa qualquer…

    novembro 28th, 2007 - 14:11
    Mão na Roda respondeu:

    Olá Tici,Obrigada por nos visitar mais uma vez e dar sua contribuição!Um abraço, Gabriella

  2. JAQUELINE MORAES quarta-feira, 28 de novembro de 2007 em 15:23 -  Responder

    Eu sempre passo por este posto, lugar aliás, que já foi etstemunha de alguns apertos na hora de achar um banheiro adaptado. Mas na minha sã ingenuidade, pensei que tivéssemos mais algum posto deste no Rio, nunca imaginei que seriam apenas 10… no Brasil!
    Quero quer que a BR, como uma grande empresa, vai implantar mais destes postos. Pq afinal, poderiam simplesmente "adaptar por inteiro" pontos já existentes. Fica a dica BR!!!
    Sobre q vaga ocupada… que ódio!!!

  3. helio carneiro de moraes junior sexta-feira, 7 de dezembro de 2007 em 17:57 -  Responder

    Posso colocar mais um ponto positivo em relação ao posto demonstrado? Eles tem um frentista cadeirante. Acho que é uma forma bastante produtiva de mostrar para as pessoas que deficientes são pessoas tão normais quanto qualquer um.
    Abraço

    dezembro 7th, 2007 - 17:57
    Mão na Roda respondeu:

    É verdade, Helio, esse é um ponto bastante positivo neste projeto. Uma pena ser apenas um no Rio de Janeiro inteiro. Abs e volte sempre, Bianca

  4. helio Carneiro de Moraes terça-feira, 28 de setembro de 2010 em 11:04 -  Responder

    Gostaria de lembrar aos colegas usuários ou não de cadeira de rodas, que estamos as vésperas de votação para diversos níveis de mandatários em nosso país, que tal cobrar por e-mails, promessas quanto a providências que facilitem os cadeirantes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook