Ônibus cariocas adaptados

Sim, eu sei. Estamos ficando um pouco repetitivos. Volta e meia escrevemos sobre o transporte público carioca "semi-adaptado". Mas como promessa é dívida e, em alguns posts abaixo, prometemos listar as linhas de ônibus adaptados na cidade do Rio de Janeiro, vamos nessa.

Antes, porém acho legal explicarmos, o que foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes. A Rede Básica de Transporte por Ônibus com Veículos Adaptados (como é chamada. Ufa! Nome enorme!) é composta por 46 ônibus especiais (um por empresa operadora). Os ônibus têm o Símbolo Internacional de Acesso estampado na frente, lateral e traseira do veículo, para serem facilmente identificados.

ônibus adaptado da linha 779E como a pessoa com deficiência entra no ônibus?
No centro da carroceria, encontra-se um elevador hidráulico, que, quando acionado, desce até o nível do meio-fio. Motoristas e cobradores foram também treinados para manusear esses equipamentos e auxiliar os usuários com dificuldades de locomoção.

E quais foram os critérios de definição da malha viária? 
(Essa é a parte que mais me intriga… e irrita). Através do sistema de bilhetagem dos ônibus, foram colhidas informações sobre as regiões onde existe maior número de pessoas com deficiência físico-motora. Essas informações foram então cruzadas com o mapeamento dos locais onde se encontram instituições e centros de atendimento a pessoa com deficiência. Levou-se também em consideração, as regiões onde a cidade oferece espaços de lazer adaptados.

Hmmmm… Sei. Aí eu me pergunto: E se o cadeirante se mudar para um local onde o tal sistema de bilhetagem não acusou presença de pessoa com deficiência? E se um novo centro de reabilitação for aberto, numa região por onde o ônibus não passa? E o mais importante: se o cadeirante precisar se deslocar de casa para o trabalho e não apenas para o centro de reabilitação ou para a área de lazer? Como ele chega até lá? Ou será que as pessoas com deficiência não trabalham? Mais uma vez, uma solução pela metade…

Esclarecidas essas questões, vamos a ela: a lista. Para consultá-la, clique aqui.

E boa viagem!

. . .

Fonte e mais informações: http://www.rio.rj.gov.br/smtr/smtr/onibus_adaptados.htm

Atualização em 12/02/2008
Para informações sobre horários e frequências, há o telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente do Rio ônibus: 0800-5952000  – De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Retificação em 13/02/2008
O telefone citado acima está temporariamente desligado… Tu-tu-tu-tu

Comentários

Comentários

4 comentários em “Ônibus cariocas adaptados

  • terça-feira, 15 de janeiro de 2008 em 15:21
    Permalink

    Adorei esta lista! Acho que mesmo sendo um por empresa, já estamos num caminho de organizar um guia de viagem (digamos assim). Se a lei obriga isso, acho que o papel e sempre obervar se há mesmo estes ônibus nas linhas, seus horários e se aos sábados e domingos, eles estão nas ruas paea dar acesso ás áreas de lazer adaptados. Sempre acredito que cobrar o mínimo pode nos levar a conseguir cada vez mais. Queria muito poder testar a real acessibilidade destas linhas pegando, por exemplo, num domingo um veículo da linha 260 e ir de Vila Valqueire ao CCBB. Ou um 410 e sair da Tijuca para Botafogo no Estação. E mais um 572, indo bordejar da Glória ao Leblon. Mas senti falta de uma integraççao entre Barra e Zona Sul, ou melhor, da Barra com o mundo. Só tem com Sulacap! Não tem cadeirante na Barra?

    Resposta
    • terça-feira, 15 de janeiro de 2008 em 15:21
      Permalink

      Já pensei em fazer um passeio desses também, Jaqueline. Pode ser uma boa idéia. Se por acaso vc fizer o teste, conte-nos como foi, ok? Abs, Bianca

  • quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 em 16:49
    Permalink

    Ué… ficou faltando informar horários e locais de partida desses buses adaptados. Aliás, a prefeitura do rio deveria obrigar as empresas de ônibus a informar todo e qualquer horário de suas linhas. Né, não, mermão?

    Resposta
    • quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 em 16:49
      Permalink

      João, segundo o site da SMTR, o Rio Ônibus fornece informações sobre horários e frequências pelo telefone 0800-5952000. Valeu pelo toque! Vou colocar o telefone no texto… E concordo que esses horários, ou pelo menos a frequência, deveriam estar escritos em cada ponto! Abraços, Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest