Viagens e Turismo

Mão na Roda em Santiago 6 – Los Dominicos: artesanato típico chileno

6

Como você já deve ter percebido, Santiago esconde uma porção de ruas e locais charmosos e agradáveis. Los Dominicos não foge à regra. Situado em Las Condes, o centro artesanal Pueblito de Los Dominicos surpreende não apenas pelas peças à venda, mas também pela simpatia e charme do local em si.

Colado à Paróquia San Vicente Ferrer, à primeira vista o mercado não aparenta o tamanho que tem. Formado por casinhas de adobe e palha, o local, que a princípio se assemelha a uma vila, desdobra-se em ruazinhas e pequenas vias, ocupando uma área de 27.000 m2. O espaço, além de divulgar o artesanato de todas as regiões do Chile através de peças de tecelagem, madeira, cerâmica, couro, palha, ourivesaria, pedras preciosas entre zilhões de outras, também é palco de eventos gastronômicos, culturais e aulas de artesanato.

Pátio interno de Los Dominicos

Para chegar lá, é bem simples. Los Dominicos fica no final da Avenida Apoquindo, nº 9085, quase chegando no Camino El Alba, pertinho do Observatório Astronômico Cerro Calan. Basta seguir a Avenida Apoquindo até o fim, pois ela termina na praça onde a Paróquia e o mercado se encontram.

Rua dentro de Los Dominicos

Mas, apesar de toda sua simpatia e beleza, o local tem problemas de acesso. Formado por pequenas alamedas de terra batida, o piso apresenta algumas irregularidades. Banheiros adaptados não estão presentes no mercado, mas encontramos um bem próximo, no posto “On The Run”, na Av. Apoquindo esquina com Camino El Alba.

Restaurante em Los DominicosSim, eu sei. Esse último parágrafo não pareceu muito animador. Mas Los Dominicos é tão bacana, que vale à pena o esforço. Além disso, há rampas (ainda que íngremes) em praticamente todos os trechos e você certamente passará uma tarde muito agradável por lá, seja conhecendo o artesanato chileno, apreciando deliciosas empanadas de queijo ao forno ou comprando presentes. Se você curte artesanato, visitar o Pueblito Los Dominicos é um passeio obrigatório em Santiago.

. . .

Veja também:

Mão na Roda em Santiago – parte 1
Mão na Roda em Santiago – parte 2
Mão na Roda em Santiago – parte 3
Mão na Roda em Santiago – parte 4
Mão na Roda em Santiago – parte 5
Mão na Roda em Santiago – parte 7

Sobre o autor / 

Bianca Marotta

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Jônatas Lima quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 em 21:11 -  Responder

    Boa noite. Não consegui localizar no blog sua indicação de hotel em Santiago. Pode ajudar? Obrigado.

    fevereiro 27th, 2012 - 19:26
    Eduardo Camara respondeu:

    Fiquei no Regal Pacific, mas não recomendo pois o hotel é longe dos lugares mais legais de Santiago. Abraços!

  2. Jônatas Lima terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 em 00:12 -  Responder

    Valeu. Reservei o IBIS.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook