Acessibilidade no Metrô Rio

Recentemente, o Metrô Rio criou a seção "Acessibilidade" em seu site. Agora, as estações acessíveis para cadeirantes estão indicadas no endereço http://www.metrorio.com.br/acessibilidade.asp. O pessoal do Metrô é também treinado para receber pessoas com deficiência, e mesmo quando a estação não é acessível, se dispõem a carregar cadeira de rodas escada acima ou escada abaixo. Também já os observei diversas vezes ajudando deficientes visuais no embarque e desembarque. Parece que só os surdos ainda não tiveram atenção: como citou um leitor aqui do blog, o João, eles bem que poderiam colocar avisos luminosos na abertura e fechamento das portas.Página do Metrô Rio mostrando mapa com estações acessíveis

Sobre as informações do site, elas poderiam estar mais completas. Falta, por exemplo, dizer se o acesso é feito por elevador comum ou do tipo plataforma, instalado nas escadas – aqueles que demoram séculos para subir e descer! Também poderiam indicar quais as entradas de cada estação são acessíveis, pois geralmente apenas uma possui rampa ou elevador. Se alguém tiver essas informações e quiser colaborar com o blog, escreva nos comentários ou nos envie um email, que publicamos aqui.

Outra informação importante que não está no site: existe agora um ônibus com elevador de entrada para cadeira de rodas que faz a integração SIQUEIRA CAMPOS – GÁVEA. Vou tentar tirar uma foto, descobrir seus os horários e se tem mais alguma linha da integração com elevador.

Abaixo está uma lista com as estações acessíveis. Com exceção de três estações, todas as da linha 1 possuem acesso por elevador do tipo plataforma. Se alguém souber como é o elevador nas estações da linha 2 e quiser colaborar com o blog, mande um e-mail ou comentário!

Linha 1 Linha 2
Cantagalo* Estácio
Siqueira Campos* Thomaz Coelho
Cardeal Arcoverde Irajá
Botafogo** Colégio
Carioca Pavuna
Central  
Estácio  
Saens Peña  

* estação com elevador comum
** estação com "elevador móvel" (ler texto logo abaixo)

Atualização em 22/03/2008
Nosso leitor Sérgio Castelo trouxe mais informações sobre a estação Botafogo do Metrô. Obrigado, Sérgio!

"Uso com frequencia a estação Botafogo. Lá há dois elevadores, um que dá acesso à área da bilheteria (elevador comum, fácil acesso pela rua Nelson Mandela e funcionando ) e outro que dá acesso à area da plataforma a partir da área de bilheteria. Este último não está funcionando (segundo os guardas me disseram) por erro de instalação e terá de ser trocado. Existe um ‘transporte alternativo’ que é um elevador móvel que dá acesso à plataforma. Este tem o inconveniente de precisar ser operado pelo segurança. E tem a velocidade de um camelo artrítico. Mas atende bem."

 

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

10 thoughts on “Acessibilidade no Metrô Rio

  • 17 de março de 2008 em 09:37
    Permalink

    O problema é o espaço para uma cadeira de rodas no sentido Zona Norte as 18 horas. Só dá para viajar nos trens extras.

    Resposta
    • 17 de março de 2008 em 09:37
      Permalink

      É verdade, Bento! No Metrô de São Paulo, os horários de maior movimento têm vagões reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. É uma idéia que poderia ser seguida por aqui… Abraços, Eduardo.

  • 19 de março de 2008 em 13:30
    Permalink

    Eduardo

    Uso com frequencia a estação Botafogo. Lá há dois elevadores, um que dá acesso à área da bilheteria ( elevador comum, fácil acesso pela rua Nelson Mandela e funcionando ) e outro que dá acesso à area da plataforma a partir da área de bilheteria. Este último não está funcionando ( segundo os guardas me disseram ) por erro de instalação e terá de ser trocado. Existe um ‘transporte alternativo’ que é um elevador móvel que dá acesso à plataforma. Este tem o inconveniente de precisar ser operado pelo segurança. E tem a velocidade de um camelo artrítico. Mas atende bem.

    Resposta
    • 19 de março de 2008 em 13:30
      Permalink

      Oi Sergio, muito obrigado! Vou atualizar o post com essa informação. Agora, bem que podiam colocar um elevador comum da bilheteria para plataforma, não? Seria muito melhor! Abraços, Eduardo.

  • 3 de abril de 2008 em 12:29
    Permalink

    Na Cardeal Arcoverde o elevador tinha aquele apito irritante, pelo que eu me lembre, e ela horrivelmente lento. Já vi um cadeirante pedindo para ser descido na mão para não usar o elevador, perfeitamente compreensível, eu também faria o mesmo se precisasse.

    Resposta
    • 3 de abril de 2008 em 12:29
      Permalink

      Oi Renata! Só peguei aquele elevador uma vez na vida, e sofri com a lentidão e a sirene, que chamava a atenção de todos. Foi bom para tomar coragem e encarar a escada rolante. Agora, é por ela que subo e desço das estações! Aquele elevador só deveria ser colocado em estações sem outra alternativa de acessibilidade. Abraços, Eduardo.

  • 28 de novembro de 2010 em 16:57
    Permalink

    Olá, há pouco tempo vi na Estação Pça Sanes Peña um segurança descendo um cadeirante pelas escadas com uma cadeira especial – não era a que desliza junto a parede. Como meu pai tem dificuldade de locomoção, embora não seja cadeirante, as escadas são um grande impecilho inclusive para sair do prédio onde mora. Pergunto: qual a marca dessa cadeira, telefone do fornecedor,e tc. Grt, abs.

    Resposta
    • 1 de dezembro de 2010 em 13:52
      Permalink

      Oi Mario,

      Não sei sobre o modelo específico usado no Metrô, mas aqui no Rio existe um representante de uma empresa italiana que fabrica essas cadeiras. O e-mail deles é performanceme@gmail.com

      Abraços e boa sorte,
      Eduardo

  • 22 de setembro de 2016 em 11:26
    Permalink

    Moro em Botafogo há anos e ainda não identifiquei elevador para descer na Nelsonandela.Eu mão sou deficiente e nem cadeirante,e quando preciso descer ,com bolsa pesada é muito difícil.Ps funcionários não ajudam.Pedi ajuda a um ele se negou ajudar
    Disse Sr eu sabia que não tinha escadas rolantes para descer não era para pegar o metrô.Reclei na companhia eles apenas pediram desculpas.Ontem vi muitos idosos com dificuldades descendo as escadas.Um Senhor com a perna quebrada estava descendo com muitas dificuldades,e ele disse que os funcionários não ajudam.Para pedir elevador eles abrem com muita vontade.Eu lhe pergunto qual a finalidade do seu blog é só para reclamar? Você atua em favor a essas reclamações?Que finalidade tem seu blog?

    Resposta
  • 22 de setembro de 2016 em 11:58
    Permalink

    @Cecilia, o elevador fica na esquina da São Clemente com Nelson mandela, no lado que é continuação da Muniz Barreto. Nunca tive problemas com os funcionários do Metrô, que comigo sempre foram muito solícitos. Quanto ao blog, o objetivo é difundir informações.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *