Programa Cidadania sobre Rodas – não é que funciona?

Carrinho com playmobilHá alguns posts atrás, falamos rapidamente sobre o programa “Cidadania Sobre Rodas”. Mas como diz o ditado: quando a esmola é muita, o santo desconfia. Resolvemos,então, ligar para lá e conferir o seu funcionamento. E não é que nos surpreendemos?!

Entramos em contato pelos telefones oficiais e depois de muito liga pra lá, telefona pra cá (essa foi a parte chata), encontramos a simpaticíssima e muito solícita Dra. Helga Nabinger (21 – 2332-0221), que nos explicou o passo-a-passo para que pessoas de baixa renda com deficiência possam tirar sua primeira habilitação. Segundo ela, o programa começou a funcionar pra valer no início deste ano e vai muito bem, obrigado. Cada nova habilitação conquistada é comemorada com muita festa e no final do processo os funcionários pedem encarecidamente para que os aprovados mandem um email para o presidente do DETRAN, elogiando a iniciativa. Quem sabe assim, o programa não vira lei de vez?!

Então, vamos entender como o programa funciona:

O interessado inicia o processo dando entrada no requerimento de 1ª habilitação e isenção do pagamento do DUDA. Para isso, ele deve se dirigir à Av. Presidente Vargas, 817 acesso 5, que é o acesso adaptado e tem seus funcionários treinados para atender pessoas com deficiência e idosos. Segundo a Dra. Helga, o atendimento lá é VIP. A pessoa deve levar ainda original e cópia dos seguintes documentos:

– CPF
– carteira de identidade
– comprovante de rendimentos
– comprovante de residência
– laudo médico, que não precisa ser do SUS, mas deve ter sido assinado há, no máximo, 3 meses antes da data de entrada no requerimento.

Depois, é voltar pra casa e aguardar, pois o DETRAN entra em contato e informa os horários disponíveis para os exames psicotécnico, clínico e de vista.

Em seguida, o interessado passará por uma perícia na unidade da Gávea, onde será avaliado que tipo de veículo e de adaptações que o aluno vai precisar.

O próximo passo é entrar em contato com a auto-escola mais próxima da sua residência e agendar 30 horas de aula de legislação. ATENÇÃO: a auto-escola não pode cobrar um centavo da pessoa isenta do DUDA. Muitas delas tentam faze-lo e, infelizmente, os desavisados caem no golpe. Se isso acontecer com você, denuncie ao DETRAN. Ah, sim! A prova teórica é marcada, então, pela auto-escola.

Depois de aprovada na prova teórica, a pessoa deve ligar para o DETRAN e agendar as aulas de direção. Leve a documentação (caderneta de exames) com você. Eles farão uma cópia sem custos. Mais uma vez, você não põe a mão no bolso.

A lei obriga a pessoa a fazer 15 horas de treino. Logicamente ela pode fazer mais se quiser, nunca menos. Para facilitar o deslocamento e aumentar o rendimento, o pessoal do acesso 5 sugere que as horas de treino sejam feitas todas numa mesma semana, 3 horas por dia, durante 5 dias. Feito isso, você pode agendar a prova de direção, que é realizada à parte, apenas para os alunos com deficiência.

Como o programa ainda está começando, ainda são poucos os motoristas que tiraram habilitação através dele (até mês passado, tinham sido cerca de 20). Mas é muito importante que ele seja usado, abusado e elogiado, para que a iniciativa continue e não morra na praia.

26 thoughts on “Programa Cidadania sobre Rodas – não é que funciona?

  • 15 de maio de 2008 em 15:11
    Permalink

    Confesso que tenho um medo enorme de dirigir depois da lesão. Acho que pelos meus movimentos é até possível, mas vou indo de carona até amadurecer a idéia!

    Resposta
    • 15 de maio de 2008 em 15:11
      Permalink

      Tente conversar com o pessoal lá do Detran. A Dra Helga é um amor e tenho certeza de que vai te ajudar a perder o medo. Abraços, Bianca

  • 17 de maio de 2008 em 00:34
    Permalink

    sabe q eu tb tenho medo…no meu caso, eu passei tanto tempo ouvindo desincentivos por parte dos meus familiares q, agora que não dependo de mais ninguém pra decidir, me bate insegurança. Até já entrei com a papelada solicitando a isenção de impostos pra comprar o carro, mas pus minha filha como condutora.

    Resposta
    • 17 de maio de 2008 em 00:34
      Permalink

      Oi Rose, repito a você o que respondi abaixo. Converse com a Dra Helga do Detran. Ela é puro incentivo. Abraços, Bianca

  • 18 de maio de 2008 em 03:26
    Permalink

    só uma pergunta: qd um carro é adptado, ele perde a função dos controles normais ou uma pessoa q não tem deficiência pode dirigi-lo?

    Resposta
    • 18 de maio de 2008 em 03:26
      Permalink

      Rose, perde não! E repito o que já conversei com você antes: dirigir carro adaptado é facílimo. Vá em frente e tire logo a carteira! Beijos, Dado.

  • 4 de março de 2010 em 20:26
    Permalink

    Estou fazendo parte do programa e é muito bom saber que pessoas com deficiencias, ropem barreiras e faz coisas que muitos que se dizem normais não fazem. Parabens para todos que tem e tiveram a iniciativa a este programa.

    Resposta
    • 5 de março de 2010 em 13:47
      Permalink

      Oi Daniela,
      Que bom que vc está se dando bem no programa. E que bom que ele está funcionando!
      Parabéns a todos mesmo!

  • 3 de novembro de 2010 em 14:04
    Permalink

    Já tenho isenção de impostos sobre meu carro, gostaria de saber se na hora de fazer a vistoria anual continuo tendo isenção dos dudas, inclusive para tirar 2ª via do CRLV?
    Para renovação da carteira tambem tenho isenção do duda?

    Resposta
  • 27 de julho de 2011 em 12:30
    Permalink

    quero tirar cnh ja fiz todo procedimento menos aulas teoricas e praticas, pois moro em volta redonda e aki nao tem auot escola preparada para me atender deficiencia superior alguem pode me indicar alguma no rio

    Resposta
    • 23 de agosto de 2011 em 14:02
      Permalink

      Oi Vagner,

      Procura a Auto Escola Floresta, que fica na Tijuca. Pelo que sei, ela tem carro adaptado. Abraços!

  • 24 de novembro de 2011 em 11:10
    Permalink

    Eduardo, a Auto escola floresta não possui mais carros adaptados, as únicas do Rio agora são Aleixo (Vila da Penha) e Quenia (Coelho Neto). Eu estou fazendo pelo próprio cidadania

    Resposta
  • 9 de junho de 2012 em 19:06
    Permalink

    oi sou deficiênte auditivo , moro em barra do pirai será que conseguiria fazer todo o processo para tirar a cnh , em volta redonda , ou tenho que ir no rio ! abraços

    Resposta
  • 15 de julho de 2012 em 14:46
    Permalink

    Por que esse programa não é no Brasil todo?Ou é?
    Fiquei sabendo dele por meio de uma moça que mora no RJ.
    Moro em Curitiba e nao sabia que havia esse programa.
    Agradeço se puderem dar mais explicações e se aqui em Curitiba tem.
    Obrigado

    Resposta
  • 30 de agosto de 2012 em 17:32
    Permalink

    SOU PAI DE FERNADO VIANA DE FRITAS RANGEL. PARAPREGICO
    EU E O MEU FILHO FERNANDO ESTAMOS MUINTO ALEGRE PORQUE NO INICIO EM QUE COMEÇAMOS A AGIR PARA TIRAR A SUA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NO MOMENTO NOS PENSAMOS QUE IRIA SER MUINTO DIFICIL. MAIS GRAÇAS A DEUS FOI TUDO UMA BENÇA EM TODOS OS SETORES DO DETRAN EM QUE FOMOS ATENDIDO FOMOS SUPREEDIDO PELO ALTO ATENDIMENTO FOMOS TRATADO COMO OS VERDADEIRO SER HUMANOS OS NOSSOS ATENDIMENTO TODOS ELES FORAM VIP.
    MUINTO OBRIGADO MEUS PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

    Resposta
  • 26 de novembro de 2012 em 06:20
    Permalink

    No Dia 23/11 Passei pela perícia na unidade da Gávea,fui informado pelo atendente que aula de legislação e gratuita ,mas as de direção terei que pagar.Se é Gartuito ?!

    Resposta
  • 26 de novembro de 2012 em 06:34
    Permalink

    No Dia 23/11 Passei pela perícia na unidade da Gávea,fui informado pelo atendente que, eu teria que procura uma auto escola para dar inicio as aulas teoricas.Até ai tudo bem!so que as aulas preticas de volante eu teria que pagar do meu proprio bolso.
    Agora pergunto,cade os dois carros adaptados?um Peugeot 206 automático 0km e um Ford Fiesta?

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2013 em 19:14
    Permalink

    Oi pessoal,

    Vocês poderiam me ajudar ? Moro em São Cristovão/RJ quais
    as escolas + próximas ao meu bairro ?Venho procurando e me informaram que na Auto Escola da Fazenda Botafogo em em Coelho Neto q iria ter os carros adaptados, porem liguei para la e me informaram q o preço da aulas Praticas eram mais caro do que uma auto escola normal…. agora to esperando a aprovação do meu renach pra fazer as aulas gratuitas em Guadalupe… alguem poderia me informar quais auto escolas tem carro automatico para poder ja agilizar, pois meu prazo esta acabando?

    Resposta
  • 8 de abril de 2013 em 15:56
    Permalink

    QUERO MT PARTICIPAR DO PROGRAMA…+ JÁ LIGUEI VARIAS VEZES E DIZEM Q ACABOU O PROGRAMA..ENTÃO DESISTI..TENHO UM SONHO DE DIRIGIR + Ñ TENHO OPORTUNIDADE…SE VCS PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO MT…BJUUUUUU OBRIGADA..

    Resposta
  • 10 de setembro de 2013 em 21:49
    Permalink

    Em 27/9/2012, fui ao DETRAN-Central e me escrevi no programa Cidadania sobre Rodas (RJ190938293). Fiz tudo como foi solicitado, em janeiro fiz a prova teórica e obtive sucesso, assim, muito fui novamente (pela 4ªvez, ou mais) ao prédio do DETRAN-Central apenas para levar a Xerox do RENACH e iniciou-se a espera, só esse mês (faltando dias para o vencimento do meu processo) fui chamada para iniciar as aulas práticas.
    Pedi licença do meu trabalho (inclusive perdendo aulas do curso oferecido para melhorar meu desempenho na área que atuo), fiz as malas e às 4 horas da manhã saímos (minha sogra, meu marido e eu) rumo ao Quartel dos Bombeiros em Guadalupe onde as aulas são feitas. Na minha 5ª aula todo óleo da direção hidráulica vazou e o volante ficou pesado ao ponto de estalar meu braço.
    O instrutor ligou para o DETRAN/Cidadania sobre Rodas, e relatou: – Colocaram uma tampa sem respirador no recipiente de óleo da direção hidráulica e por isso deu pressão e a mangueira estourou.
    Depois, o instrutor ligou sorrindo para o mecânico e disse: – O carro quebrou, estourou a mangueira da direção hidráulica, deu pressão porque estava com uma tampa sem respirador. Você não vem buscar o carro hoje não né? Só amanhã ou depois?
    Nesse momento ficou claro para mim que esperei todo esse tempo para ser chamada por descaso (alegavam que o carro estava quebrado), pois o DETRAN/RJ trabalha com um veículo engatilhado/ consertos forjados. Em momento algum houve qualquer tentativa de acelerar o conserto para dar continuidade a minha aula, ou as próximas.
    Abaixei minha cabeça e chorei, desabafei. Relatei todo percurso para eu estar alí naquele dia, todas as dificuldades e esforço vivido. O instrutor me disse para parar de chorar, pois a vida continua, e ele até tem razão, afinal de contas o DETRAN não é responsável pela saúde do povo brasileiro, apesar de ter algo em comum com o SUS que é a falta de organização e eficiência.
    Se eu tivesse alternativa eu buscaria, se eu quisesse a carteira apenas por vaidade eu desistiria, mas…
    Não posso andar nas ruas por não existir acesso, no ônibus não sou bem vinda, e tirar a carteira é impossível. O que fazer? Voltar ao passado e me isolar dentro de casa?

    Resposta
  • 26 de setembro de 2013 em 15:16
    Permalink

    Eu,ao contrário fui muito feliz com esse programa Cidadania sobre rodas.O problema que tive em 2011 é que o carro quebrou e o Renach venceu mais isso eu já sabia que poderia acontecer,independente de ser certo ou errado.Não desisti e fui muito bem recebida,o atendimento das funcionárias no Detran é de muita educação,e carinho.A própria Diretora esteve no local das aulas de direção conversando com os candidatos .Problemas teremos sempre,em qualquer lugar,eu torço para que todos tenha o sentimento que tenho, de agradecimento,e reconhecimento,os que estão com sua carteira estão muito felizes.Para quem diz que não acredita no programa,eu sinto, muito e peço a Deus que consiga realizar seu sonho,nunca desistir.E para aqueles que também foram felizes,sejam gratos por isso e ajude aos outros a continuarem acraditando…Um abraço
    Reply · Like · 2 seconds ago

    Resposta
  • 16 de setembro de 2014 em 20:01
    Permalink

    Ola me chamo regiana moro em realengo gostaria de saber como faço para me inscrever no programa cidadãos sobre rodas,pois já tentei inúmeras vezes, já fui no posto do Detran la do centro do rio e não consigo nada, preciso muito da ajuda de vocês por favor se algum de vocês puderem me dar as informações corretas eu serei grata.

    Resposta
  • 28 de março de 2015 em 15:33
    Permalink

    Sou muito grata ao Detran.
    Pois sempre que fui ao detran ,fui bem recebida,..
    Estou com a minha habilitação em maos, tirei em 2013, Não tive nenhum problema,fiz todo o processo, e nem demorou muitooo.. Parabéns Detran sou muito grata..

    Resposta
  • 13 de novembro de 2015 em 07:45
    Permalink

    Sou Angela tenho nanismo.Como faço p conseguir o laudo p isenção?

    Resposta
  • 8 de junho de 2016 em 23:37
    Permalink

    Boa noite, quero saber se neste programa inclui carros para portadores de nanismo, pois não consigo encontrar uma auto escola para este tipo de deficiência, pois no momento não tenho condições de comprar o carro e adaptá-lo mas quero tirar minha CNH.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *