Atrações turísticas, Viagens e Turismo

Pão de Açúcar

10

Vista panorâmica da Baía de Guanabara


Elevador tipo plataforma na estação do bondinho do Pão de AçúcarSe depender da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa responsável pela administração de um dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, pessoas com deficiência são muito bem-vindas ao Pão de Açúcar. Há um mês atrás fomos informados pela assessoria de imprensa da companhia, sobre a aquisição de um novo equipamento – uma plataforma móvel – que facilita o acesso de cadeiras de rodas ao Pão de Açúcar e aceitamos de pronto o convite para uma visita ao local.

Fomos recebidos pela Suzana, assessora de imprensa do Pão de Açúcar e pelo Coronel Rui Siqueira, consultor de segurança da companhia, que nos acompanharam e tiraram nossas dúvidas. As facilidades criadas para os usuários de cadeiras de rodas podem ser vistas logo que se chega à Praia Vermelha. Ao lado das escadas que levam à bilheteria, damos de cara com um elevador do tipo plataforma, bem sinalizado. Primeiro obstáculo superado sem problemas.

Plataforma móvelMais à frente, um lance de escadas leva à plataforma de embarque no bondinho. Calma, ninguém precisará ser carregado. Outro elevador do tipo plataforma foi instalado no local. Mas como nosso objetivo era conhecer todas as formas de acesso que a atração oferece, testamos a tal plataforma móvel, fabricada pela empresa TGR. Funciona de forma simples: a cadeira de rodas é encaixada nela que, com suas esteiras estilo tanque de guerra, sobe escadas facilmente. O equipamento foi adquirido para ser usado caso algum dos elevadores esteja em manutenção ou então para acessar lugares que ainda precisam de adaptação. Mais detalhes sobre a plataforma móvel serão descritos num próximo post.

Fomos informados ainda que o Pão de Açúcar possui todos os dias, em cada turno, três funcionários treinados e capacitados a acompanhar os cadeirantes durante toda a visita. No nosso caso, fomos acompanhados pelo Sergio, muito gentil e pronto para ajudar. Na hora de embarcar e desembarcar do bondinho, por exemplo, quando os cadeirantes precisam de alguma ajuda para vencer o desnível da plataforma, ele já estava lá.

Banheiro adaptado do Morro da Urca

rampa de acesso ao Espaço Baía de GuanabaraO passeio de bondinho é indescritível! Sim, o Rio de Janeiro continua lindo e o dia estava belíssimo, o que só contribuiu com o nosso deslumbramento. Na primeira parada, no Morro da Urca, mais surpresas agradáveis. Além da lanchonete, das lojinhas de souvenirs e das maravilhosas vistas da Baía de Guanabara, Copacabana, Praia Vermelha etc e tal, encontramos banheiros muito bem adaptados e rampas por todos os cantos. No anfiteatro, que pode ser alugado para eventos, estava rolando um vídeo, contando os 95 anos de história dos bondinhos. Para assistí-lo o visitante cadeirante precisa pedir ao funcionário que fica na sua entrada, para abrir a porta lateral do anfiteatro, onde existe uma rampa. Ainda nessa mesma parada temos o espaço Baía de Guanabara, onde acontecem alguns eventos. Esse possui uma enorme rampa de acesso logo de cara.

Elevador do tipo plataforma no morro do Pão de AçúcarBanheiro adaptado no morro do Pão de Açúcar

Seguimos, sem problemas, para a plataforma do segundo bondinho. E nosso passeio até o Pão de Açúcar (morro mais alto) correu de forma super tranqüila. Lá em cima, mais uma vez, encontramos banheiros adaptados, rampas e dois elevadores do tipo plataforma, que levam aos diferentes mirantes do local. O mais legal foi que não pouparam recursos para fazer as adaptações, e isso possibilita que os cadeirantes façam exatamente o mesmo passeio clássico feito diariamente por todas as pessoas. Não fica aquela frustração de pagar a visita a uma atração e não poder usufruí-la por completo.

Segundo o coronel Siqueira, algumas novidades ainda estão por vir. Existem projetos em andamento, que prevêem a colocação de mais bilheterias e banheiros adaptados no térreo e a criação de um museu a céu aberto, contando a história do Pão de Açúcar. Novos bondinhos, que contarão com música ambiente e refrigeração interna também já foram adquiridos e serão instalados em breve.

Diante da preocupação com acessibilidade que encontramos no Pão de Açúcar nossa avaliação do local é ótima.

• • •

O que gostamos:

  • Rampas e elevadores para todos os mirantes
  • Funcionários bem treinados e sempre à disposição
  • Banheiros acessíveis no Morro da Urca e no Pão de Açúcar

O que pode melhorar:

  • Ausência de banheiro acessível no nível da bilheteria

• • •

Bondinho do Pão de Açúcar
Avenida Pasteur 520 – Urca – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2461-270
Informações sobre horários e preços:
www.bondinho.com.br

Veja localização no mapa

• • •

Você pode ver mais fotos do Pão de Açúcar em nosso álbum de fotos.

Sobre o autor / 

Bianca Marotta

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Evandro Bonocchi segunda-feira, 19 de maio de 2008 em 10:27 -  Responder

    Beleza, avisa o Eduardo que tá combinado. Quando voltar ao Rio, vai ser no pão de açucar que vamos nos conhecer….Um dos lugares mais lindos que já visitei. Saudades.

    maio 19th, 2008 - 10:27
    Mão na Roda respondeu:

    Tá certo, Evandro! Muito boa escolha. O Pão de Açúcar é mesmo um belo lugar pra se visitar sempre. Abraços, Bianca

  2. ticipoubel segunda-feira, 19 de maio de 2008 em 11:28 -  Responder

    Beleza! Exemplo a ser seguido! Eu adoro esses acessos cheio de plataformas! As criançs ficam morrendo de inveja, com vontade de usar também! hehehe
    Tenho umas sugestões pro blogue: uma é o acesso no teatro municipal, no caso "acesso". A única coisa legal é que a gente tem que passar quase que pelo palco, literalmente. Quase eu fui lá dar um pax de deux! 😛
    Outra é o shopping Rio Plaza (agora não sei se é esse o nome, é aquele em frente ao Rio Sul). O elevador que dá acesso à garagem está quebrado a meses!
    Outro lugar que fez um acesso meio mandrake é o Museu Histórico Nacional. Mais auxílio que acesso. Vale conferir.
    Beijo!

    maio 19th, 2008 - 11:28
    Mão na Roda respondeu:

    Crianças e cadeirantes. Isso é assunto pra post. é muito legal ver a reação delas. Quase sempre é bem positiva. Sobre as suas sugestões, estão anotadas, lembrando que a gente costuma visitar os locais em que o acesso à cadeirantes ao menos exista. Preferimos mostrar sempre onde a coisa funciona! É muito mais positivo, né? Sobre o Museu, o representante da plataforma móvel nos falou que ela foi adquirida tb por lá. Já estava na nossa lista! bjos, Bianca

  3. MarciaSDCorrea segunda-feira, 19 de maio de 2008 em 16:09 -  Responder

    curiosidade: o Bondinho garante acessibilidade também para pessoas cegas ou surdas?

    maio 19th, 2008 - 16:09
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Marcia, sua pergunta é boa. Passamos a bola para o pessoal da assessoria de imprensa do pão de Açúcar e a resposta foi: "Ainda não temos nada completamente adaptado para esse público. Mas está nos planos da Companhia, junto com a próxima renovação que será feita, com a adaptação do banheiro térreo." Mas eles lembram também, que é permitida a entrada de cães guias! Abraços, Bianca

  4. JAQUELINE MORAES segunda-feira, 19 de maio de 2008 em 17:31 -  Responder

    Gostei da dica!!! A gente que é carioca quase não vai a estes lugares – de turista. Mas sabendo q têm acesso, dá um up a mais nas opções de passeio.
    Abs

    maio 19th, 2008 - 17:31
    Mão na Roda respondeu:

    A gente não vai de bobo que é. O Pão de Açúcar é uma visita e tanto e ficamos felizes em saber que agora tb recebe tranquilamente cadeirantes! Dêem um pulo por lá. Vale à pena. Ah! E vai começar (se é que já não começou) o programa Carioquinha, no qual o carioca paga menos em alguns pontos turísticos. Agora é a hora! Abs, Bianca

  5. Antonio Bordallo terça-feira, 20 de maio de 2008 em 00:33 -  Responder

    mto bom saber que o Pão de açucar está adaptado… agpra é só cantar a letra pro pessoal do metrô abrir uma rmaificação pr alá, e colocando um onibus adaptado , ja que pr a chegar lá so de carro ou taxi,né?
    falando em ramificação, voces podiam dps dar uma investigada na "linha de conexão" que o metrô fez até a rodoviaria… nenhum onibus adaptafo, me ferrei legal quando fui tentar aproveitar o meu direito de passagem gratuita dos onibus interestaduais…

    legal saber que vc mora perto. Eu to sempr e por aí , voando com minha cadeira. Quando vc ver por essas bandas um cara branco, meio grande, voando com a cadeira no asfalto mais proximo ao meio fio, pode até me saudar,pq deve ser eu mesmo,ehe

    bjus e felicidades
    =)

    maio 20th, 2008 - 00:33
    Mão na Roda respondeu:

    Pois é, Antonio, os ônibus do metrô que foram adaptados são apenas de duas linhas, uma que sai de Copacabana e vai pra Gávea e outra que sai de Botafogo (não sei qual o destino). Ridículo, não? Abraços, Bianca

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook