Será que desta vez teremos ônibus adaptados no Rio?

Ônibus carioca adaptadoUma das notícias da semana passada nos pegou de surpresa e nos deixou um bocado esperançosos. Falava sobre a abertura de uma nova licitação das linhas de ônibus do Rio de Janeiro. Na mesma hora pensamos: “Finalmente! Vão colocar um fim nesse cartel maldito!” e o pensamento que se seguiu, veio em forma de pergunta: “Será que desta vez vão aproveitar para exigir que TODOS os novos ônibus sejam adaptados?”.

Mais que depressa, corremos atrás de informações a respeito. Só pra ficarmos decepcionados com a falta de qualquer resposta a essa questão. O máximo que conseguimos encontrar foram frases muito vagas como: “todas as linhas devem ter porcentagem para cadeirantes” ou “todas as linhas deverão ter veículos para cadeirantes”. Mas e aí? Como serão as adaptações? Que porcentagem é essa? Quantos veículos? Todos? Ou continuaremos com a vergonhosa lei que obriga cada empresa a escolher apenas um ônibus de uma linha para ser adaptado?

Nos restou recorrer à Ouvidoria da Prefeitura do Rio, através do seu site. Passamos por lá e deixamos nosso recado, o qual publicamos abaixo. Quem sabe assim, não conseguimos nos fazer ouvir?

Quando e caso recebamos alguma resposta da Ouvidoria do Rio, também a publicaremos mais que depressa no nosso blog! É promessa!

Vamos aguardar… 

. . .

"Caro Prefeito César Maia, caros membros da ouvidoria do Rio de Janeiro,

Como cidadãos cariocas, interessados sempre na melhoria da infra-estrutura da cidade, ficamos bastante surpresos e felizes com a decisão da prefeitura de abrir nova licitação para as linhas de ônibus da cidade.

E como autores do blog Mão na Roda, publicado no Globo Online, onde tratamos de assuntos como acessibilidade e adaptações para pessoas com deficiência motora, tentamos encontrar nas regras da nova licitação, alguma referência à adaptação dos ônibus, para que esses sejam acessíveis a pessoas com deficiência, como usuários de cadeiras de rodas. Infelizmente, não encontramos o edital da licitação e nas notícias a que tivemos acesso, as informações referentes ao assunto eram muito vagas.

Gostaríamos, como cidadãos, pagadores de impostos, cientes do nossos direitos, pedir aos senhores, que aproveitem essa nova oportunidade, para, de uma vez por todas, adaptarem todas as linhas de ônibus da cidade. Sim, sabemos que a lei diz que cada empresa tem obrigação de adaptar um ônibus de uma linha escolhida. Mas convenhamos, o total de ônibus adaptados no Rio é quase igual a nada. Pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de qualquer outro cidadão ao transporte público e é muito triste e errado, fazer com que esses cidadãos tenham que esperar horas até que o único ônibus adaptado chegue ao ponto. Isso quando a linha que ele utiliza possui esse ônibus.

Entendemos que a hora de fazer a diferença é agora. Se a licitação será posta em prática, que seja feita, de uma vez por todas, da forma mais correta possível. Se a prefeitura teve a coragem de tomar essa iniciativa, que ela seja completa.

Agradecemos desde já sua atenção e esperamos, em nome de todos os cidadãos cariocas, que nosso pedido seja levado em consideração. Pretendemos, inclusive, publicar no nosso blog uma cópia deste email e a resposta que vamos receber de vocês.

Atenciosamente,

Bianca Marotta e Eduardo Camara"

8 thoughts on “Será que desta vez teremos ônibus adaptados no Rio?

  • 19 de junho de 2008 em 07:28
    Permalink

    Caro Cadeirante,
    vou escrever em português claro para tu entenderes. O prefeito César Maia quer que tu ( e todo o povo carioca) se danem. Entendeu ? Ficou claro agora ?

    Resposta
  • 19 de junho de 2008 em 07:58
    Permalink

    Bianca e Eduardo, parabéns pela iniciativa. Como diz o ditado conhecido por todos, "A esperança é a última que morre", vamos torcer.
    Beijos

    Resposta
  • 19 de junho de 2008 em 12:38
    Permalink

    Vencer os lobistas das empresas de ônibus é brabo. Mas é claro que temos que manter esperanças. E ir fazendo as pequenas coisas que estão em nossas mãos já é um passo.
    Pensei agora que poderíamos fazer uma carta como essa com várias pessoas assinando…
    beijos!

    Resposta
    • 19 de junho de 2008 em 12:38
      Permalink

      Também pensei nisso, tici. Existem aqueles abaixo-assinados online, que poderíamos usar. Vou ver se me informo sobre a validade deles. bjos, Bianca

  • 19 de junho de 2008 em 12:40
    Permalink

    Ah, vocês conhecem uma frota de táxis adaptados aqui do Rio? É a mesma tarifa de um táxi comum.

    Resposta
    • 19 de junho de 2008 em 12:40
      Permalink

      Oi Tici, conhecemos, sim. Fizemos um post sobre ela (http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/post.asp?cod_Post=96894&a=362). É bem bacana, o único problema é o número pequeno de carros. É preciso ligar com antecedência e parece que as tarifas vão aumentar, por conta do altos gastos com adaptação e manutenção desses taxis. O jeito é usarmos e abusarmos deles, para que valha à pena para seus donos. Bjos, Bianca

  • 18 de junho de 2008 em 19:13
    Permalink

    Torço pela gente, mas a verdade é que não sabemos nem se a licitação ocorrerá de verdade. Os empresários já entraram na justiça tentando embargar…

    Resposta
    • 18 de junho de 2008 em 19:13
      Permalink

      Pois é, Anna. Alguns dias depois que escrevemos esta carta, ficamos sabendo que o cartelzinho conseguiu uma liminar contra a licitação. Quero nem comentar isso… bjos, Bianca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *