Guia de estabelecimentos acessíveis no Rio de Janeiro

Capa do guia IBDD do Rio AcessívelEle já foi lançado há algum tempo, mas ainda é uma boa referência para quem procura se hospedar, comer ou se divertir em um local acessível aqui no Rio de Janeiro. O Guia IBDD do Rio Acessível foi realizado pelo Instituto Brasileiro dos Direitos dos Deficientes (IBDD), que visitou e avaliou praticamente todos os estabelecimentos acessíveis do Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca.

O IBDD definiu critérios simples para classificar os estabelecimentos em relação à sua acessibilidade. Por um lado isso é bom, pois facilita o trabalho de classificação. Por outro, às vezes faltam informações essenciais.

Um dos exemplos é o cinema Estação de Cinema, em Botafogo. Segundo o guia,  a sala é "adaptada com restrições". Mas o que isso significa? Bem, para quem nunca foi lá, o único local acessível para cadeira de rodas nessa sala fica em uma posição terrível,  próximo à tela, e pode tornar a ida ao cinema bem frustrante. A recomendação que dou, quando o guia indicar que o local é "adaptado com restrições", é telefonar para o estabelecimento e pedir mais informações sobre como é o acesso. Torço para que, em uma próxima versão do guia, coloquem mais detalhes sobre a acessibilidade de cada lugar.

A publicação, que também teve  apoio do Globo e da Michelin, pode ser baixada pela própria Internet, em formato PDF. Basta clicar no endereço logo abaixo! 

Site: Guia IBDD do Rio Acessível

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

4 thoughts on “Guia de estabelecimentos acessíveis no Rio de Janeiro

  • 25 de julho de 2008 em 21:28
    Permalink

    Oi, Dado e Bianca! Tudo beleza?
    Tô aqui para divulgar a ong de uma amiga que trata de acessibilidade e que talvez valha uma divulgaçao aqui no blog. Chama-se ADAPTSURF e é uma Instituição que tem como objetivo promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiencia ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza. O site deles é http://www.adaptsurf.org.br e tem até página no orkut http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=49887409. Bom, é isso! Grande beijo aos dois!
    Lud

    Resposta
    • 25 de julho de 2008 em 21:28
      Permalink

      Oi Lud, muito obrigado pela dica! Não conhecia essa ONG e vou tentar falar com eles. Beijão pra vc! Dado

  • 26 de julho de 2008 em 20:55
    Permalink

    Oi Eduardo,
    "Coleciono" esse tipo de guia. Qq informação a mais é sempre bem-vinda! Pode continuar divulgando…
    Abraços
    Valéria

    Resposta
    • 26 de julho de 2008 em 20:55
      Permalink

      Oi Valéria, pode deixar! Ainda não existem muitos guias aqui no Brasil, mas além desse também sei de um elaborado pelo CVI e prefeitura do Rio, falando sobre o Centro, e um outro da cidade São Paulo, chamado "Guia São Paulo Adaptada". Acho que esses aí só estão disponíveis em papel, mas vou tentar encontrar um meio de divulgar aqui. Abraços, Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *