E a resposta é…

… vácuo!

ônibus adaptado em Vila Velha Pois é… Quem quer que tenha dito que a ouvidoria da prefeitura do Rio de Janeiro funciona muito bem, deve ter tido sorte maior que a nossa. Lembram-se do email que enviamos para a prefeitura logo que soubemos da tal licitação de ônibus que o prefeito Cesar Maia abriu no finalzinho do seu mandato? Pois é. Caprichei no texto, esperando que pelo menos uma resposta automática chegasse à minha caixa postal e nada… Ficamos no vácuo!

Mas como o assunto aqui é transporte adaptado, vamos falar sobre mais duas outras cidades no país que acabam de entrar para o rol das cidades que possuem algum tipo de transporte para pessoas com deficiência física: Recife e Vila Velha.

Na primeira, um novo sistema de bilhetagem eletrônica permitirá, a partir do primeiro semestre de 2009, que pessoas com deficiência tenham acesso ao transporte público para quaisquer assentos. Além disso, 50 ônibus da Região Metropolitana do Recife já estão adaptados com elevadores na porta central. Há ainda a previsão de que mais 50 ônibus recebam esse mesmo equipamento até o final deste ano.

Já em Vila Velha, 20 novos ônibus também equipados com elevador já foram emplacados pelo Detran e aguardam a vistoria da prefeitura. Eles possuem ainda espaços reservados para cadeirantes e deficientes visuais acompanhados por cão-guia.

Vejam bem, Recife terá 100 ônibus adaptados e Vila Velha possuirá 20. Ok, são poucos, mas já é um pirmeiro passo. E se compararmos o tamanho dessas duas cidades com o Rio de Janeiro, percebemos que estamos mal na fita. A cidade maravilhosa é muito maior que as outras duas e continua com sua parca frota de 47 ônibus com acesso para pessoas com deficiência. E nenhuma notícia que nos diga que esse número deve aumentar. Nem mesmo a tal da licitação…

E então, candidatos à prefeitura do Rio, será que esse assunto está na pauta de governo de vocês?

. . .

Fontes:
http://jc.uol.com.br/2008/07/25/not_174878.php
http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/local/materia.php&cd_matia=6383

6 thoughts on “E a resposta é…

  • 28 de julho de 2008 em 12:51
    Permalink

    Valeu o esforço ! Mas acredite, é tudo cobra criada !

    Resposta
    • 28 de julho de 2008 em 12:51
      Permalink

      Tem razão, Marcelo. Por que será que a gente ainda acredita… bjos, Bianca

  • 4 de agosto de 2008 em 18:32
    Permalink

    A pergunta que eu faço é quanto a Fetranspor vai doar aos candidatos com chance de vencer. Candidato nanico bater pezinho e dizer que não aceita grana deles não adianta nada, pois eles sequer vão investir.

    Resposta
    • 4 de agosto de 2008 em 18:32
      Permalink

      Pois é, Murilo. A gente sabe que não basta discursar que vai mudar isso ou aquilo. Quando o candidato chega a ser eleito, já está com o rabo tão preso que mesmo que a mãe dele pedisse de joelhos, alguma coisa seria feita no sentido de melhorar as condições de transporte por aqui. Mas quem sabe, se a gente falar bastante e bater muito nessa tecla, a coisa não vira moda e fica bonito pro pessoal das empresas de ônibus adaptá-los? Assim como aconteceu com a tão falada Responsabilidade Social empresarial. Quando as empresas perceberam que ficavam bem na fita, cuidando do meio ambiente, começaram a mudar algumas atitudes. A gente vai tentando… bjos, Bianca

  • 4 de setembro de 2008 em 17:58
    Permalink

    Sou paraplégica, moro em João Pessoa, quero informar que aqui tem alguns ônibus com elevador e espaço para cadeirantes. Não sei dizer quantos. Esta conquista foi fruto de muitas reivindicações das entidades formadas por pessoas com deficiências. Mas ainda falta muito para nossa cidade ser chamada acessível. Este blog é excelente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *