Acessibilidade

Projetando seu banheiro: bancadas e cubas

2

O banheiro é um dos cômodos da casa ou escritório que precisa de bastante atenção.  A maioria dos banheiros das construções atuais possuem dimensões pequenas, o que dificulta muitas vezes o acesso. Dentre muitas questões que precisam ser observadas, resolvemos abordar aos poucos cada detalhe, procurando dar soluções e opções para os leitores. Neste post mostraremos diferentes tipos de pias e bancadas.

Para começar, as seguintes questões devem ser observadas: o tipo da pia, o tipo da torneira e as alturas. Existem quatro tipos de pia: as de embutir (mais antigas), as de apoio (desenho 1), as de semi encaixe (desenho 2) e as de sobrepor (desenho 3).

Segundo a NBR9050 (norma da ABNT sobre questões de acessibilidade), a largura ideal da bancada da pia é de no máximo 50cm e a altura é de 80cm na parte superior. Alguns arquitetos que não buscam essa norma usam 90cm. Para as torneiras, a altura máxima para um alcance confortável é de aproximadamente 93cm. Fizemos alguns desenhos esquemáticos para exemplificarmos melhor essas diferenças.

No desenho 1 temos uma cuba redonda de apoio com torneira de parede. Respeitando as medidas padronizadas, vemos que é uma solução muito desconfortável para o cadeirante. A torneira na parede fica alta e distante, de difícil acesso. Além disso, a altura do conjunto bancada + cuba não permitem o que o cadeirante tenha acesso de frente com a cadeira. Esta então seria uma opção descartada.

No desenho 2 temos uma cuba de semi encaixe, onde a altura da bancada permite o acesso de frente com uma margem de folga muito pequena entre a perna e início da bancada. Mas já que a altura do assento das cadeiras é variável, esta pode ser uma opção a ser escolhida. As torneiras instaladas na própria cuba e a bancada com largura de 40cm facilitam o acesso.

O desenho 3 foi feito com uma cuba de sobrepor, aquela que apenas uma pequena borda da cuba fica sobre a pia. Esta opção também é válida para as cubas de embutir. Neste caso a distância entre a perna e a bancada fica bem melhor que nas outras opções. As torneiras podem ser instaladas na própria bancada, da maneira padrão, ou como a sugestão do desenho, na parte lateral da cuba.

Nesse último desenho, mostramos também um sifão que pode ser deslocado do eixo. Ele pode ser instalado em qualquer tipo de cuba e pode ser relocado para qualquer direção, nesse caso, colocamos ele pra perto da parede, o que pode ser uma dica interessante para deixar livre toda a área abaixo da bancada.

Sobre o autor / 

Gabriella Savine

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. manuel sábado, 2 de abril de 2011 em 20:42 -  Responder

    penso em construir um banheiro pra cadeirante em casa mas nao tenho medidas e nem fotos meu espaço é pequeno voçê tem ??? manda ai pra mim.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook