Exclusivo? Banheiros públicos, qual é o melhor?

Banheiros públicos. Qual o melhor? Os individuais separados com apenas uma cabine para homem ou mulher ou aqueles coletivos, onde no mesmo ambiente existe uma cabine diferenciada e exclusiva?

Sempre achei que os que ficavam no mesmo ambiente eram melhores, pois além de serem "inclusivos", em caso de qualquer emergência teria sempre alguém por perto. Mas isso foi até eu mudar do prédio onde trabalhava, e no novo passei a usar um banheiro separado só para deficientes.

Pois é, mudei muito minha forma de pensar. Apesar de ser mais complicado conseguir ajuda caso algo aconteça, os banheiros separados são menos utilizados por quem não precisa, algo que as vezes me aborrecia no outro banheiro. Nada contra usarem o banheiro se necessário, afinal a cabine é preferencial, não exclusiva. Mas cansei de entrar no banheiro vazio e encontrar ocupada a única cabine que poderia usar. E a pessoa ainda sai dizendo que é melhor de ser usada pois a cabine é maior.

Pior: confesso que antes de usar cadeira de rodas pensava da mesma forma. E não entendia muito bem porque as cabines destinadas a deficientes eram tão maiores que as outras. Não me orgulho disso, mas até virar uma, não conhecia nenhum cadeirante.

Enfim, ainda tento entender porque uma inibe as pessoas a usá-las e a outra não. Mas isso vai ficar sem explicação. Só sei que cada vez mais prezo pelas cabines separadas. E que sim, as opiniões podem mudar!

       

Facebook Comments

6 comentários em “Exclusivo? Banheiros públicos, qual é o melhor?

  • segunda-feira, 15 de setembro de 2008 em 18:01
    Permalink

    Moro no Rio de Janeiro. Certa vez visitei São Paulo e fui levado a um determinadoshopping center (não me pergunte onde era), e lá, pela primeira (e única) vez, usei (e adorei) um banheiro adaptado do tipo individual. Para mim, que preciso de minha esposa para auxiliar, o banheiro comunitário é completamente inútil. Para usa-los precisamos primeiro que um homem se disponha a examina-lo e garantir que esteja vazio. Depois alguém precisa fazer guarda na porta e impedir que alguém entre (atitude chata para quem faz a guarda e para quem é impedido de entrar). Banheiros públicos só servem (quando servem) para deficientes físicos completamente independentes.

    Abraos
    Marcelo

    setembro 15th, 2008 - 18:01
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Marcelo, muito bem colocado. Aqui no Rio conheço dois Shoppings que tem cabine individual: o Barra Shopping e o Shopping Leblon. E o banheiro dos cinemas em ambos também é individual. Bjs, Cris.

    Resposta
  • quinta-feira, 18 de setembro de 2008 em 12:09
    Permalink

    Você provavelmente é paraplégico e faz seu cateterismo sem necessidade da ajuda de outra pessoa. Sou "tetra" e quando vou ao banheiro com minha mãe ou namorada para fazer meu cateterismo num banheiro coletivo é extremamente constrangedor eu, homem, entrar num banheiro feminino ou elas entrarem num masculino comigo. O banheiro para deficiente deve ser sempre individual e, pode ser até unisex.

    Resposta
  • quinta-feira, 18 de setembro de 2008 em 19:08
    Permalink

    Oi Cris! Prefiro o banheiro separado. É MUITO melhor por todos esses pontos que vc colocou no texto e mais os que o pessoal colocou nos comentários. E o problema da ajuda, pode ser facilmente resolvido colocando-se um interfone dentro do banheiro. Pelo que estou vendo aqui na Europa, isso é bastante comum e uma solução bem fácil de executar. Beijos, Eduardo.

    Resposta
  • sábado, 25 de outubro de 2014 em 15:07
    Permalink

    Oi, não conhecia o blog, mas estou fazendo um projeto de um prédio multifuncional, e fui pesquisar sobre os banheiros para PNE. O post foi muito esclarecedor! Nunca mais coloco banheiro coletivo! é sempre bom ouvir o usuário do projeto. Obrigada pelas dicas, gente!

    Resposta
  • quarta-feira, 21 de setembro de 2016 em 13:16
    Permalink

    Parabéns pelo blog, muito satisfatorio ouvir de fato quem usa os banheiros PNE , sou estudante de arquitetura e me esclareceu bastante minhas dívidas sobre projetos de banheiro.
    Bjs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest