Ir para conteúdo principal | Acessibilidade do blog

Conteúdo Principal

Hotel Villa Bella – Gramado

Bianca Marotta - terça-feira, 11 de novembro de 2008 - 17:27

Há alguns dias atrás, fui informada pelo pessoal da editoria Viagem, do Globo na Internet, que o Hotel Villa Bella em Gramado tinha investido em obras de acessibilidade. Ficamos interessados e entramos em contato com o pessoal da assessoria do hotel. Se o hotel fosse aqui no Rio, já teríamos batido ponto por lá. Mas como ele fica um pouquinho longe e acabamos de voltar de férias, tivemos que contar com o material que nos foi enviado, que, aliás, nos surpreendeu um bocado.

banheiro adaptado da suíte

Segundo informações que recebemos, atualmente, o Hotel conta com 10% dos seus apartamentos adaptados. O que consideramos um bom número! As portas e corredores são mais largos, os banheiros têm barras de segurança, piso antiderrapante, cadeira especial no chuveiro, pias e vaso sanitário de fácil acesso. As áreas sociais do hotel possuem rampas e banheiros com adaptação.

Recepção do hotel

piscina com adaptaçãoUm ponto que nos chamou a atenção foi a preocupação com a área das piscinas e com a recepção. Na primeira, o piso é antiderrapante, uma cadeira-elevador facilita o acesso do hóspede à piscina e há barras de apoio dentro dela. Já na recepção do hotel não vemos o tradicional balcão. No lugar dele, temos mesas de atendimento que eliminam barreiras e permitem que todos os clientes tenham um atendimento personalizado.

Há também cadeiras de rodas à disposição no hotel e o braile está presente no cardápio do restaurante, guias de serviços dos apartamentos e nas sinalizações dos elevadores.

painel de elevador e cardápio em brailleAinda segundo a assessoria de imprensa do Villa Bella, seu Bistrô e o Salão do Café da Manhã têm mesas acessíveis e espaço para circulação. Além disso, a equipe do hotel participa periodicamente de cursos de preparação para atender pessoas com deficiência.

Para completar nosso post, resolvemos tirar algumas últimas dúvidas. Quem nos respondeu foi o assessor de imprensa, Tiago Costa, da Due Company que atende o hotel:

Mão na Roda: Como surgiu a iniciativa de adaptar o hotel?
Tiago Costa - No período de desenvolvimento do projeto do Hotel Villa Bella, 1987/88, em busca das exigências da Embratur, o diretor do hotel, Roger Baqui, conheceu a diretora de Planejamento de Acessibilidade da cidade do Rio de Janeiro, na época, Marlene de Azevedo, que é cadeirante. O Diretor Roger foi, então, ao encontro da Sra. Marlene de Azevedo e teve a oportunidade de presenciar as dificuldades que uma pessoa com limitações físicas tem na sua estada em um hotel, observando como eram seus passos desde a chegada, passando pelo café da manhã, até o uso das dependências sociais (elevador, piscinas e área de lazer).
“Me sensibilizei e planejei a acessibilidade do Villa Bella”- Diretor Roger Baqui.

MnR – O hotel emprega alguma pessoa com algum tipo de deficiência?
TC - Sim, um funcionário com deficiência mental. E o hotel está aberto a mais colaboradores com este perfil. Atualmente são 40 colaboradores no total.

MnR – O hotel já recebeu hóspedes com deficiência?
TC - Sim. Temos uma ocupação regular desses hóspedes.

MnR – As tarifas dos quartos adaptados são semelhantes às dos demais quartos?
TC - As tarifas são de igual valor para todos os quartos adaptados ou não, os valores se diferenciam com relação ao tipo de categoria: Standard (sem vista para o Vale), Super Luxo (vista parcial para o Vale) e Super Luxo Especial (vista Frontal do Vale).

MnR – O traslado de POA para Gramado e o city tour em Gramado, que o hotel oferece como serviço à parte, são acessíveis para pessoas em cadeira de rodas?
TC - Até onde se tem conhecimento a agência Turistur, de Gramado, oferece transporte com alguma adaptação.

Pra finalizar, o diretor do hotel antecipa que o próximo passo será criar um destino com roteiro 100% acessível. “Em Gramado já existem restaurantes, cafés coloniais, lojas, além do centro da cidade, que está totalmente adaptado para este público”.

. . .

Hotel Villa Bella – Gramado – RS
Tel: (54) 3286-2688
E-Mail: hotel@hotelvillabella.com.br
Site: http://www.hotelvillabella.com.br/

Share

12 Comentários »

  1. 12/11/2008 - 09:45
    Comentário feito por Evandro Bonocchi

    Bianca, na minha opinião, hotéis, pousadas e restaurantes adaptados, deveriam receber uma estrela a mais e BEM GRANDE!
    SHOW DE BOLA!!!

    12/11/2008 - 09:45
    Mão na Roda respondeu:

    A gente só não fez uma avaliação completa do hotel, com cadeirinhas e tal, porque não estivemos lá pra conferir. Mas pelas fotos e pela descrição, ele seria avaliado como ótimo! Com certeza! Abs, Bianca

  2. 12/11/2008 - 19:47
    Comentário feito por julio pecly

    DEVIDO A TRABALHAR COM CINEMA, SEMPRE ESTOU EM HOTEIS E A MAIORIA NAO TEM ADAPTAÇOES, A PIOR HORA É A HORA DE TOMAR BANHO, POIS NUM BANHEIRO SEM ADAPTAÇOES, A PESSOA PODE CAIR E AS VEZES PODEM CAIR DUAS PESSOAS, O PORTADOR DE DEFICIENCIA E QUEM O ESTA AJUDANDO. ESSE HOTEL ESTA DE PARABENS, PELA FOTO DO BANHEIRO, VI QUE A ACESSIBILIDADE ALI É OTIMA, E AQUELA CADEIRA QUE AUDA A ENTRAR NA PISCINA, SHOW DE BOLA!! TOMARA QUE OPUTROS HOETIS SE ESPELHEM NESSE!!!!

    GOSTEI!!!!!!!!

    12/11/2008 - 19:47
    Mão na Roda respondeu:

    Também adoraríamos que todos os hotéis e estabelecimentos de um modo geral seguissem esse exemplo. Mas isso, só com lei obrigando e fiscalização em cima. Infelizmente…

  3. 19/11/2008 - 19:55
    Comentário feito por Valéria Aliprandi

    Estive na cidade de Gramado em fev deste ano e me informei ao máximo sobre a acessibilidade da cidade e proximidades. Na ocasião, encontrei esta matéria online:

    http://gramadosite.com.br/noticias/autor:redacao2/id:13810/xcoluna:1/xautor:1

    que já falava do Villa Bella, contudo não pude me hospedar lá, pois a empresa de turismo q fechei meu pcte não trabalhava c/ este hotel. Fiquei no Serrano Resort q diria ser "semi-adaptado". O qto e banheiro eram considerados adaptados, mas tinham uns defeitos, eles não tiveram aquela sacada do balcão da recpção, por exemplo, mas o hotel Serrano tem mais acertos do q falhas qto a acessibilidade. È uma opção tb! Já a cidade de Gramado é nota 10! um cadeirante circula sozinho tranquilamente!! Falhei em não registrar tudo nas fotos, mas estava tão deslumbrada com a beleza da Serra Gaúcha q acabei esquecendo!!! Vale a viagem… abraços
    Valéria

    19/11/2008 - 19:55
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Valéria, já conheço Gramado e é mesmo uma cidade belíssima. Mas estive lá há séculos atrás, então nem me lembro de como era a acessibilidade da cidade. Só consigo imaginar que seja excelente mesmo, pois lembro de ter ficado bastante impressionada com a organização dos gaúchos. Valeu pelo comentário! beijos, Bianca

  4. 22/05/2009 - 14:27
    Comentário feito por Alexandre Dias de Castro

    Olá
    Eu estive semana passada em gramado e só fui pra lá pq descobri esse hotel. Eu recomendo. Acessibilidade total, incluindo o que mais me é necessário: cadeira de banho com rodas. Aliás eles possuem uma meia dúzia pelo menos.
    Além disso eles tem uma kombi adaptada para levar o pessoal cadeirante até o centro da cidade. E os funcionários são extremamente atenciosos e preparados.
    Vale a pena conhecer.

  5. 13/02/2010 - 00:51
    Comentário feito por Gustavo

    Eu estive no Vovó Carolina em gramado. Não tenho problemas de mobilidade (não gosto de falar deficiente, acho errado), mas me hospedei num quarto exclusivo para pessoas assim, e posso dizer que é todo equipado, tinha coisas que eu nunca tinha visto. Abraços.

    18/02/2010 - 13:06
    Cris Costa respondeu:

    Oi Gustavo! Há uns 4 anos fui pra Gramado e fiquei hospedada nessa pousada (Vovó Carolina) e gostei muito do quarto adaptado. Só fiquei surpresa de encontrar a entrada do hotel com escadas e sem rampas. Ou já mudaram isso? No mais, a pousada é 10! Bjs, Cris.

  6. 18/02/2010 - 16:19
    Comentário feito por Gustavo

    ae tu me pegou…não lembro..acho que não tem rampa. Acho que é a única deficiência (isso sim) da pousada. E botar um elevador não sei aonde eles poderiam pôr. Mas o interessante, apesar de eu achar a pousada a melhor de gramado. Os apartamentos com as adaptações ficam no andar de cima,enquanto nos apartamentos do térreo acho que não têm.(já fiquei em um). O que deveria ser ao contrário. Vá saber.

  7. 21/03/2011 - 21:06
    Comentário feito por Geovani RIbeiro

    Geovani Rosa Ribeiro, aqui na Pousada de charme Villa do Comendador estamos melhorando a todo momento nossa estrutura visando adaptar a área dos quartos e áreas comuns.
    Geovani Ribeiro

    21/03/2011 - 21:50
    Bianca Marotta respondeu:

    Oi Geovani,
    Ficamos muito felizes em saber dessa preocupação de vocês. Se puderem listar algumas das melhorias (fotos seriam muito bem-vindas), a gente pode publicar por aqui. Mande um email para maonarodablog@gmail.com
    Abraços!

RSS dos comentários desse post TrackBack URL

Deixar seu comentário




Lateral Direita

Buscar

Banner da loja virtual Cavenaghi