Ir para conteúdo principal | Acessibilidade do blog

Conteúdo Principal

Hotel Villa Bella – Gramado

Bianca Marotta - terça-feira, 11 de novembro de 2008 - 17:27

Há alguns dias atrás, fui informada pelo pessoal da editoria Viagem, do Globo na Internet, que o Hotel Villa Bella em Gramado tinha investido em obras de acessibilidade. Ficamos interessados e entramos em contato com o pessoal da assessoria do hotel. Se o hotel fosse aqui no Rio, já teríamos batido ponto por lá. Mas como ele fica um pouquinho longe e acabamos de voltar de férias, tivemos que contar com o material que nos foi enviado, que, aliás, nos surpreendeu um bocado.

banheiro adaptado da suíte

Segundo informações que recebemos, atualmente, o Hotel conta com 10% dos seus apartamentos adaptados. O que consideramos um bom número! As portas e corredores são mais largos, os banheiros têm barras de segurança, piso antiderrapante, cadeira especial no chuveiro, pias e vaso sanitário de fácil acesso. As áreas sociais do hotel possuem rampas e banheiros com adaptação.

Recepção do hotel

piscina com adaptaçãoUm ponto que nos chamou a atenção foi a preocupação com a área das piscinas e com a recepção. Na primeira, o piso é antiderrapante, uma cadeira-elevador facilita o acesso do hóspede à piscina e há barras de apoio dentro dela. Já na recepção do hotel não vemos o tradicional balcão. No lugar dele, temos mesas de atendimento que eliminam barreiras e permitem que todos os clientes tenham um atendimento personalizado.

Há também cadeiras de rodas à disposição no hotel e o braile está presente no cardápio do restaurante, guias de serviços dos apartamentos e nas sinalizações dos elevadores.

painel de elevador e cardápio em brailleAinda segundo a assessoria de imprensa do Villa Bella, seu Bistrô e o Salão do Café da Manhã têm mesas acessíveis e espaço para circulação. Além disso, a equipe do hotel participa periodicamente de cursos de preparação para atender pessoas com deficiência.

Para completar nosso post, resolvemos tirar algumas últimas dúvidas. Quem nos respondeu foi o assessor de imprensa, Tiago Costa, da Due Company que atende o hotel:

Mão na Roda: Como surgiu a iniciativa de adaptar o hotel?
Tiago Costa - No período de desenvolvimento do projeto do Hotel Villa Bella, 1987/88, em busca das exigências da Embratur, o diretor do hotel, Roger Baqui, conheceu a diretora de Planejamento de Acessibilidade da cidade do Rio de Janeiro, na época, Marlene de Azevedo, que é cadeirante. O Diretor Roger foi, então, ao encontro da Sra. Marlene de Azevedo e teve a oportunidade de presenciar as dificuldades que uma pessoa com limitações físicas tem na sua estada em um hotel, observando como eram seus passos desde a chegada, passando pelo café da manhã, até o uso das dependências sociais (elevador, piscinas e área de lazer).
“Me sensibilizei e planejei a acessibilidade do Villa Bella”- Diretor Roger Baqui.

MnR – O hotel emprega alguma pessoa com algum tipo de deficiência?
TC - Sim, um funcionário com deficiência mental. E o hotel está aberto a mais colaboradores com este perfil. Atualmente são 40 colaboradores no total.

MnR – O hotel já recebeu hóspedes com deficiência?
TC - Sim. Temos uma ocupação regular desses hóspedes.

MnR – As tarifas dos quartos adaptados são semelhantes às dos demais quartos?
TC - As tarifas são de igual valor para todos os quartos adaptados ou não, os valores se diferenciam com relação ao tipo de categoria: Standard (sem vista para o Vale), Super Luxo (vista parcial para o Vale) e Super Luxo Especial (vista Frontal do Vale).

MnR – O traslado de POA para Gramado e o city tour em Gramado, que o hotel oferece como serviço à parte, são acessíveis para pessoas em cadeira de rodas?
TC - Até onde se tem conhecimento a agência Turistur, de Gramado, oferece transporte com alguma adaptação.

Pra finalizar, o diretor do hotel antecipa que o próximo passo será criar um destino com roteiro 100% acessível. “Em Gramado já existem restaurantes, cafés coloniais, lojas, além do centro da cidade, que está totalmente adaptado para este público”.

. . .

Hotel Villa Bella – Gramado – RS
Tel: (54) 3286-2688
E-Mail: hotel@hotelvillabella.com.br
Site: http://www.hotelvillabella.com.br/

Share

404

Lateral Direita

Buscar

Banner da loja virtual Cavenaghi