Ir para conteúdo principal | Acessibilidade do blog

Conteúdo Principal

Os elevadores do metrô…

Nickolas Marcon - sábado, 31 de janeiro de 2009 - 10:27

Depois do post em que se falava sobre as adaptações que seriam feitas nas estações do Metro Rio, algumas pessoas me perguntaram: por que não colocar elevadores verticais (plataforma vertical ou cabine) ao invés de elevadores na escada de plataforma inclinada?

A principal vantagem dos verticais é que são bem mais rápidos do que os inclinados, que sobem e descem a passo de cágado estressado. Mas não é só isso: o custo é semelhante e a plataforma vertical costuma dar menos problemas de operação do que a plataforma inclinada.

O motivo da colocação dos elevadores nas escadas é sua facilidade de instalação, pois não muda a arquitetura do ambiente nem precisa de alterações na estrutura.

Explicando melhor: as estações tem uma estrutura de concreto que segura a rocha subterrânea. Se essa estrutura for alterada, mesmo que seja só uma abertura numa laje para passagem do elevador, pode ser perigoso para toda a estrutura. Além disso, as estações subterrâneas ficam embaixo de ruas: para colocação de um elevador vertical, em muitos casos seria necessário construir sua entrada bem no meio da rua.

Em poucos casos é possível colocar-se um elevador vertical. Em Botafogo, a posição da estação sob a calçada permitiu que se fizesse uma abertura para colocação do elevador. Ficou ótimo, a porta do elevador abre direto na calçada. Isso também acontece na estação Siqueira Campos: por ser mais nova, já foi projetada com elevadores.

A estação Carioca permitiria a colocação de um elevador, mas foram colocadas plataformas inclinadas que não dão conta do grande fluxo de pessoas. Nos horários de pico forma-se fila para usar o elevador.Mesmo assim, é muito melhor usar as plataformas inclinadas, com toda a independência que a nossa cidadania merece, do que correr os riscos de ser carregado por outras pessoas nas escadas.

E você, usa o metrô diariamente? Deixe um comentário contando sua experiência.

Share

404

Lateral Direita

Buscar

Banner da loja virtual Cavenaghi