Atrações turísticas, Viagens e Turismo

A experiência no sambódromo – Setor Especial

8

Carnaval acabou, Salgueiro campeão! E viemos aqui relatar a experiência de ter ido ao Sambódromo! Na segunda-feira de carnaval resolvi aceitar o convite feito pelo irmão cadeirante de ir ao Sambódromo assistir à batucada das escolas de samba. Usando a dica que colocamos em outro post, ele conseguiu dois ingressos para o setor especial, um para ele e outro para um acompanhante (que não era eu).

Com vontade de ir, mas com receio de não conseguir ingresso (e sem muita vontade de me aventurar com os cambistas), resolvi encarar o desafio. Havia até ligado para algumas empresas, mas o inve$timento estava fora das minhas expectativas. Fui então, de gaiata, tentar descolar um jeito de adentrar a festa! Chegando lá, nos dirgimos até a área do estacionamento reservado, que fica praticamente ao lado da entrada do Setor Especial. O pessoal responsável pelo setor ofereceu um atendimento exemplar. Havia banheiros adaptados e rampas de acesso.

Consegui, então, ingressos para o Setor 13, na arquibancada, que fica bem atrás desse setor. O acesso a ela é feito por rampas, mas só é possível ficar na primeira fila. Não sei como é nas outras arquibancadas. Garrafa d’água e letra dos sambas na mão, fomos para lá. Lá de cima dava para ver todo o setor especial, ele fica situado no final da avenida, praticamente no fim do desfile. O mais estranho foi descobrir que o Setor para pessoas com deficiência mais parecia um setor de acompanhantes do que de cadeirantes! Intrigante ver os acompanhantes desesperados para assistir às escolas passando, eles lotavam a frente do setor sem se incomodar em tampar toda a visão dos cadeirantes! Gente, como assim?! Que doidera!

Enfim, foi uma bagunça boa! Vale à pena a experiência! Abaixo uma foto que indica onde fica o setor 13, pois sabem como é, né? Achei melhor deixar minha máquina fotográfica em casa!

Fotos aéreas do Sambódromo, mostrando onde fica o setor especial

Mapa do Sambódromo

Sobre o autor / 

Gabriella Savine

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. A_Comentadora terça-feira, 3 de março de 2009 em 11:06 -  Responder

    Por falar em samba, me lembrei de uma coisa que estou para comentar desde antes do carnaval e acabei me esquecendo.
    A Prefeitura do Rio montou, na Av. Rio Branco, os palanques para os desfiles. Porém, esse spalanques foram montados com quase uma semana de antecedência. Acho que a Prefeitura não estava levando muito a sério isso de as pessoas terem que trabalhar e circular pela cidade antes do Carnaval. POis é, mas nós, pobres mortais, trabalhamos.
    O que acontece é que, com os palanques montados com uma semana de antecedência, os pedestres tinham que se virar para atravessar a Rio Branco porque os palanques foram montados exatamente em cima das faixas de pedestres!!!! Na esquina da Rua da Assembléia com a Av. Rio Branco, ele não só foi montado em cima da faixa de pedestres como também em cima da rampa de acesso à calçada! Uma pena eu não ter nenhuma foto para mostrar tamanho desrespeito ao pedestre e aos cadeirantes que eram obrigados a contornar o palanque pelo meio da rua para chegar à calçada!!!!

  2. Valéria Aliprandi sexta-feira, 6 de março de 2009 em 21:22 -  Responder

    Estive na Sapucaí em 3 dias dos desfiles. Sou cadeirante e não tive qq problema em assisitir a passagem das escolas. O primeiro patamar no setor reservado p/ as pessoas com deficiência era realmente restrito à cadeirantes. Havia mtas pessoas sem a deficiência aparente ou pouco aparente q ficavam nos andares superiores. qto aos acompanhantes, os organizadores foram bastante rígidos, com poucas e necessárias exceções! Parabéns pela organização! Tenho bastante material fotográfico q demonstra isso e está a disposição. Abraço a todos.
    Valéria

  3. Ana Cláudia Monteiro sexta-feira, 6 de março de 2009 em 17:36 -  Responder

    Cara Gabriella, acho que você não conseguiu visualizar direito a frisa do setor 13 (Setor Especial). Na frente do setor existe uma área reservada somente para usuários de cadeira de rodas, onde é proibida a permanência de qualquer outra pessoa.
    As vagas do setor 13 não são somente para cadeirantes, são divididas entre todas as áreas de atuação do Comdef-Rio – Conselho Municipal de Defersa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (física, mental, auditiva, visual e renal crônico) e nem todas as deficiências são visíveis, por isso você pode ter tido a impressão de que havia um número maior de acompanhantes do que de pessoas com deficiência.

    março 6th, 2009 - 17:36
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Ana Claudia, obrigado pelo seu comentário e visita ao blog. Reconheço seu trabalho com a Comdef e IBDD, além de seu trabalho na fiscalização no sambódromo, procurando fazer com que os deficientes tenham seu espaço respeitado nos desfiles. E a organização e fiscalização do setor foi muito elogiada.Você tem razão, minha descrição não ficou clara. Não falei sobre esse primeiro patamar, foi um erro. Atrás desse setor reservado é que os acompanhantes ficavam amontoados, impossibilitando a visão dos que desejavam ficar com seus acompanhantes nos patamares seguintes. Nosso intuito no blog, em nenhum momento, é o de denegrir algum orgão ou serviço, pois também trabalhamos a favor das melhorias do setor.Mais uma vez obrigada pelo comentário. Abs, Gabriella.

  4. CID FAYÃO domingo, 13 de fevereiro de 2011 em 22:02 -  Responder

    BEM, ESTOU CADEIRANTE HÁ 7 MESES E ESTOU DISPOSTO A IR AO SAMBÓDROMO, MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS ; ONDE COMPRAR INGRESSOS PARA O GRUPO DE ACESSO ? NO SETOR ESPECIAL EXISTEM BANHEIROS PREPARADOS PARA NÓS ? QUAL O MELHOR PERCURSO PARA O LOCAL…AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE O AUXÍLIO.

  5. Bruno domingo, 20 de fevereiro de 2011 em 09:22 -  Responder

    Também gostaria de saber essas informações…Quero ir mas não tenho nem idéia de como mas é assim q td dá certo rs

  6. Elizabeth Marge sábado, 5 de março de 2011 em 15:50 -  Responder

    Oi amigos que querem ir ao Sambódromo este ano de 2011. O COMDEF-RJ, distribuiu convites antecipadamente(fomos avisados por e-mails) para as frisas do setor 13, lá onde ficamos nós. Vi num mapa que o mehor lugar para chegarmos é pela Rua Frei Caneca. Esta será 1.ª vez que eu irei, portanto tb estou procurando a melhor maneira de i r. Vim olhar pela net a localização Todos que foram anteriormente, disseram ser melhor ir de taxi, fica difícil estacionar. Sei que há um estacionamento, mas não sei se há vagas para todos e se é facil para chegarmos com nossas cadeiras. Sabemos omo ficam as ruas e o estado das calçadas. espero ter ajudado , pelo menos um pouquinho… Vamos que vamos nos encontrar lá e nos divertir bastante… Ahhhhhhhhhh e torcer para o SALGUEIRÃO fazer nem que seja 0,1 mais bonito que as outras escolas.. e ganhar, mas ACHO QUE NÓS SAIREMOS GANHANDO.. Bjks, amigos! Encontro vocês lá!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook