Transporte Público em NY

Se locomover em Manhattan é bem simples. Pelo menos eu achei. Funciona assim: são 12 avenidas que cruzam com 72 ruas. Quase todas elas tem números ao invés de nomes. Difícil se perder por ali. Pelo menos eu achei. O sistema de transportes lá também é bem simples e eficaz. Vamos às opções:

Ônibus: São todos adaptados, tendo entrada acessível pela frente ou pela lateral. É bem tranqüilo circular de ônibus, e é uma boa opção para ir a lugares que não tem estação de metrô adaptada. Os ônibus circulam todos os dias da semana, 24 horas por dia, e normalmente passam num intervalo de 5 a 15 minutos dependendo do trânsito.

Entrada do metrô em NYMetrô: Nem todas as estações são adaptadas. As acessíveis possuem o símbolo internacional do lado de fora. Tem que ter atenção, pois algumas estações possuem acesso apenas de um lado, e pode acontecer de você não encontrar acesso na estação que vai saltar. Vale dar uma conferida antes pra não ter erro.

Dica: Se você pretende ir a lugares distantes do seu Hotel, vale comprar o Metrocard. É tipo um vale transporte, que facilita o pagamento, pois você não vai ficar precisar ficar catando dinheiro ou moeda, e vale tanto para o metrô quanto para o ônibus. Você paga um valor X que vale por Y viagens. E ainda pode conseguir bons descontos. Para maiores informações sobre o Metrocard, o link para o site é: http://www.mta.info/metrocard/

Taxi em NYTaxi: Ah, os taxistas… Bom, como aqui no Brasil, nem todos são solícitos. E olha que as malas dos taxis de Nova York são enoooooormes, comportam qualquer cadeira junto com as malas, então espaço não é o problema. Mas enfim, você pode tentar pegar um taxi “normal” ou ligar para 311 ou (212) 639-9675, que eles enviam um taxi adaptado para o local onde você está. Parece que eles já possuem mais de 300 carros adaptados e não tem nenhum custo adicional. É a mesma taxa dos demais. Mas é bom rezar pela boa vontade do motorista.

Terminais de trem e ônibus: Também são adaptados. Vale uma visita à Grand Central Station mesmo que você não vá usar o trem. É uma construção antiga e muito bonita, com restaurantes e lojas também. As rampas lá dentro são um pouco “puxadas”, mas nada que uma ajudazinha não resolva.

Ferries: Os Ferries (espécie de barca) servem mais para circular entre Manhattan e New Jersey. São bem adaptados e possuem conexão grátis para o ônibus. Há também os passeios turísticos nos Ferries, como o que vai até a Estátua da Liberdade.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest