Mapa de Locais Acessíveis do Rio de Janeiro

A idéia de fazer um guia de locais acessíveis do Rio surgiu faz tempo, antes mesmo do início do blog.

O único guia existente sobre a Cidade Maravilhosa, feito pelo CVI-RIO em conjunto com a prefeitura do Rio, possuía simplesmente TODAS as informações sobre acessibilidade dos locais avaliados, mas cobria apenas o Centro da cidade. E como era em papel, rapidamente ficou desatualizado.

Em 2007 veio o guia do IBDD, com informações resumidas sobre acessibilidade, mas bem mais abrangente quanto à área coberta e estabelecimentos listados. Consulto esse guia até hoje, mas sinto falta de alguns detalhes a mais e ele sofre do mesmo problema do seu antecessor: a falta de atualização.

Quando começamos o blog, um dos principais objetivos era divulgar locais acessíveis da cidade e fizemos várias avaliações de cinemas, restaurantes e outros lugares que visitamos. Agora, com uma quantidade razoável de locais visitados e avaliados, além de mais alguns catados em guias e conhecidos por nós, resolvemos que era hora de lançar um MAPA DE LOCAIS ACESSÍVEIS DO RIO DE JANEIRO.

imagem ilustrativa do mapa de locais acessíveis do Rio de Janeiro

A idéia é bem simples: um mapa no Google Maps onde marcamos cada estabelecimento e informamos seu endereço, contatos, site e informações importantes sobre sua acessibilidade. Os ícones, pra lá de lindos, foram feitos pela não menos linda (:-***) Bianca Marotta. Mas atenção para uma informação importante: só entra no mapa o local que tiver, PELO MENOS, banheiro adaptado e rampa na entrada. Desse jeito sabemos que, se está no mapa, é acessível.

E, assim como temos o nosso Espaço do Leitor, também procuramos colaboradores para participar da construção desse MAPA DE LOCAIS ACESSÍVEIS, com os devidos créditos, é claro. Dessa forma, teremos mais lugares no mapa e manteremos ele sempre atualizado. Vamos começar assim, pequenininhos, mas já temos um monte de idéias para depois. E aí, vai querer participar? Então mande um e-mail para gente!

Ainda está em dúvida e quer ver outras iniciativas semelhantes? Então dá uma olhada no Wired on Wheels e no Direct Enquiries. Um dia a gente chega lá. Principalmente, se todo mundo participar! 

PS: Já ia me esquecendo… Para ajudar nossos amigos gringos e cadeirudos, as informações do mapa estão em português e inglês!

Clique aqui e visite o mapa!

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

7 thoughts on “Mapa de Locais Acessíveis do Rio de Janeiro

  • 27 de março de 2009 em 18:36
    Permalink

    super hiper iniciativa! pretendo colaborar, viu?
    Vocês são ótimos!
    Beijo grande!

    Resposta
  • 29 de março de 2009 em 23:10
    Permalink

    Edu, mais uma vez, o "Mão na Roda" faz algo visionário, inédito e genial. Tiro o meu chapéu pra vcs, cara. Esse serviço vai ajudar muita gente de uma forma simples e eficiente. Parabéns, brother… motivo de orgulho. Abraço

    Resposta
    • 29 de março de 2009 em 23:10
      Permalink

      Valeu, Jairo! Rumo ao domínio do mundo, ehehe… Abraços!

  • 30 de março de 2009 em 16:37
    Permalink

    Opa, entrei aqui para procurar alguma dica de hotel bacana ai do Rio, acessível pra cadeirante, e gostei demais do mapa. Precisa também de um mapa com uns bares bacanas pros turistas!! Vou aproveitar pra passar no Posto 6 do Leblon, isso, né? Parabéns! Beijos

    Resposta
    • 30 de março de 2009 em 16:37
      Permalink

      Oi Natalia, Que bom que você gostou! No mapa tem um ou outro bar, e colocaremos mais. O Posto 6 é em Copacabana… Se você está falando da praia acessível, é no posto 11, no Leblon! Beijos, Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *