Cinema Roxy – Um exemplo de acessibilidade em Copacabana

Entrada do cinema Roxy

Desde que começamos a fazer avaliações de lugares acessíveis pro blog, queríamos escrever um post sobre o Roxy. Como precisávamos de uma autorização do Grupo Severiano Ribeiro para tal, a coisa acabou sendo esquecida e adiada, até que finalmente resolvemos tomar vergonha na cara e marcamos uma visitinha ao último cinema de rua de Copacabana, para mostrar a vocês um excelente exemplo de local acessível. 

Hall do térreo e escadaVale lembrar que o cinema Roxy é tombado, o que poderia ter sido usado como justificativa para se modificar pouca coisa na sua estrutura. Pelo visto, essa questão foi contornada com primor e não foram poupados esforços para melhorar a acessibilidade do local, que consideramos uma das melhores dos cinemas aqui do Rio. Nem mesmo as salas novas, que foram construídas do zero, tiveram tamanha preocupação.

Já começa na entrada do cinema, que fica no nível da rua, sem um degrauzinho sequer. Lá dentro, tudo no mesmo nível, espaços amplos, ótimo pra rodar com a cadeira, andar de muletas, de qualquer jeito. Maravilha! No térreo você também encontra o famoso balcão de pipoca que, acreditem, é mais baixo que o normal, facilitando o uso do mesmo por cadeirantes, e um quiosque onde vendem café, pão de queijo e afins, que infelizmente não seguiu o exemplo do seu colega balcão de pipoca. 

Elevador e bilheteria mais baixa

Fila pra comprar ingresso? Se você for cadeirante, pode se esquecer dela. O Roxy possui uma bilheteria exclusiva para pessoas com deficiência, que é também rebaixada. Ela fica na lateral dos outros guichês, bem ao lado do elevador.

Elevador? Sim, sim. O Roxy é um cinema antigo, que foi dividido em três salas. Seu segundo andar foi transformado em uma delas. Uma linda escadaria leva até lá, mas se você tem alguma dificuldade para subí-la, pode pegar o elevador de plataforma que foi montado logo ao lado da bilheteria. 

Sala 1 - tela vista do espaço reservado para cadeira de rodasComo disse acima, o cinema Roxy possui 3 salas de exibição: duas no térreo e uma no segundo andar. Todas elas possuem espaços reservados para cadeira de rodas em locais com boa visibilidade. Nas duas salas do térreo (salas 1 e 2) você entra por cima, ou seja, a tela fica láaaaa na frente e os espaços reservados pra cadeira ficam no fundo do ambiente bem afastados da tela. Já na sala 3, que fica no segundo andar, você entra na altura da quarta fileira. Mas como o espaço entre a tela e os assentos é grande, você não fica com a cara grudada no filme nem com dor no pescoço por olhar pra cima. O local fica apenas um pouco de lado demais, na minha opinião. Mas pode ir tranqüilo. Se você preferir passar para a poltrona do cinema, dá para assistir bem no centro da sala. E para não ter confusão, o Roxy possui assentos numerados. Você escolhe onde quer se sentar no ato da compra!

Sala 2 - espeças reservados para cadeira de rodas e sua visão da tela

Sala 3 - espaço reservado para cadeira de rodas

Banheiro adaptadoFora isso, o cinema também possui banheiros adaptados no térreo. Bem espaçosos, com barras de apoio, assento vazado na frente, até espelho inclinado o banheiro tem, mas… a lixeira é do tipo que se abre com o pé. Ai, ai, ai, quando é que os decoradores e arquitetos vão aprender?

Resumindo, o Roxy pode ser tomado como REFER&Eirc;NCIA de lugar bem adaptado. Diversão garantida para TODOS!

E se eu já gostava do Roxy por ser o único cinema de rua que restou em Copacabana e por lembrar muito minha infância, agora então…

  O que gostamos   O que poderia melhorar

• Entrada no nível da calçada 
• Espaço para circulação amplo 
e sem desníveis
• Banheiros adaptados
• Bilheteria mais baixa
• Elevador de plataforma para sala 3
• Espaços reservados para cadeira de rodas 
em todas as salas e com boa visibilidade

 • Os espaços reservados da sala 3 poderiam ficar em posição mais central

Clique aqui para ver sua localização no mapa.

 . . .

Cinema Roxy
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 945 A
Bairro: Copacabana
Telefone: (21) 2461-2461
www.kinoplex.com.br/ 

 

Facebook Comments

5 comentários em “Cinema Roxy – Um exemplo de acessibilidade em Copacabana

  • quinta-feira, 2 de abril de 2009 em 12:31
    Permalink

    Ai que delícia de cinema! Nunca fui ao Roxy, mas acho q vale a pena sair da Barra e dar umas voltas por Copacabana. O que mais gostei foi a posição dos espaços reservados. Não são colados na tela. Vc não se sente dvorado pelo filme! O elevador e os espaços mais amplos tb contam muito para deixar a pessoa cadeirante mais a vontade. Ponto para os banheiros! Mas tem uma coisa no texto que me chamou atenção: Pq os cadeirantes n podem entrar em filas? Acho que deveria existir uma espécie de bilheteria universal, que pudesse atender a todos.

    abril 2nd, 2009 - 12:31
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Jaqueline, A visita vale mesmo à pena, pq o Roxy é um cinema lindo tb. Lembra muito os cinemas antigos de rua, da época áurea da Cinelândia, por exemplo. E sobre a bilheteria separada, não vejo muito problema, até pq a pessoa com deficiência sempre tem preferência nas filas, lembra? Então por que não simplificar logo, com uma bilheteria à parte? Acho que só facilita, não?bjos, Bianca

    Resposta
  • quinta-feira, 2 de abril de 2009 em 15:47
    Permalink

    Não é nada, não é nada , já é alguma coisa. Todos os novos ônibus que estão entrando em circulação neste mês no Rio, já tem acesso para deficientes. O Rio civiliza-se, pouco a pouco.

    abril 2nd, 2009 - 15:47
    Mão na Roda respondeu:

    Opa! Dessa novidade eu não sabia? Todos daqui pra frente, sem exceção? Bom saber! Abs, Bianca

    Resposta
  • terça-feira, 23 de março de 2010 em 10:24
    Permalink

    Oi! Sou a graci, cadeirante (AEP), tenho 26 anos e sou estudante de Psicologia, a pesar ser cadeirante ha bastante tempo, apenas agora vejo o quanto eh importante a acessibilidade e que ela nao eh `solidariedade` e sim um DIREITO. Gostei mUito do blog e principalmente da ideia de catalogar os lugares que sao acessiveis, assim que puder vou fazer isso aqui na minha cidade, sou de Joao Pessoa (PB), come;ando pelos cinemas, fui em dois cinemas daqui e, se me permite dizer, os locais reservados paracadeirantes sao RIDICULOS, entao se vierem aqui em Joao Pessoa, um conselho nao vao ao cinema, a nao ser qua algume possa coloca-lona poltrona do cinema, se nao vc pode ficar no lugar reservado `sozinho` ja que o local eh mais baixo que o nivel das poltronas, e ainda, de brinde, voce pode ficar com dor no pesco;o…
    Obrigada pela iniciativa!!!

    Ainda vou postar muitos comentarios em outros post do blog…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

X

Pin It on Pinterest

X