Reatech 2009 – os carros
A Reatech desse ano não foi das melhores. Parece que a crise abalou os expositores, sobretudo da área de máquinas e equipamentos, que é meu maior interesse. A parte social e das ONGs eu deixo para o Eduardo e a Bianca… 😉
Não havia, por exemplo, nenhum expositor de elevadores de plataforma ou cabine. Apenas a Ortobras mostrava seus equipamentos para adaptação de veículos e as esteiras que carregam as cadeiras nas escadas.
Assim, vamos direto para os carros. Todos os preços são aproximados, válidos para venda em SP e já incluem todas as insenções possíveis. As opiniões que escrevo são pessoais e abertas à discussão de todos.
O stand da Chevrolet destacava o Meriva 1.8 com câmbio Easytronic por R$ 42 mil e o Vectra Expression 2.0 automático Next Edtion, por R$ 47 mil. Bem equipado, é o modelo que tem maior espaço interno, mais potência que o Corolla e um porta-malas que só perde para o Peugeot 307 Sedã.
A Fiat fez o lançamento na feira do Palio e Siena com câmbio Dualogic. Ambos estavam em exposição. Esse esse câmbio só vai equipar as versões com motor 1.8 e deve sair tamém para o Palio Weekend Adventure e o Idea Adventure. Nada de câmbio automatizado em versão popular. Os preços de Palio e Siena HLX começam em R$ 33 mil e R$ 36 mil, mas vários equipamentos são opcionais e pagos a parte, como o ar-condicionado. Achei os dois carros pequenos: mesmo com o banco recuado, foi apertado para entrar e quase não consegui sair, não tinha espaço para passar meu 1,25 m de perna embaixo do volante sem bater o quadril na coluna latural do carro. De qualquer forma, a iniciativa da Fiat é louvável, pois são atualmente os carros mais baratos que dispensam a embreagem. Também estavam presentes o Stilo e o Linea, esse último na versão 1.9 por R$ 54 mil.
O Peugeot 307 Sedã era a estrela no seu stand, com o lançamento de uma versão exclusiva para venda especial com os mesmos euipamentos da versão Privilege 1.6, mas nesse lançamento ele vem com motor 2.0 e câmbio automático, além de um latifúndio no porta-malas. Tudo por módicos R$ 44 mil. É uma estratégia semelhante à do Corolla XLi 1.6 automático, também exclusivo para venda especial com preço a partir de R$ 46 mil, mas em termos de mecânica e equipamentos o Peugeot 307 Sedã dá um banho no Corolla. E é mais barato.
Outros destaques eram o Civic, que dispensa comentários, o preço do modelo LXS automático começava em R$ 65 mil e o Fit, também muito procurado, modelo LX 1.4 automático a partir de R$ 44 mil.
No stand da Ford chamava a atenção o novo Focus Sedã GLX 2.0 automático, muito bem equipado por R$ 56 mil. O mais procurado para test-drive era o EcoSport automático.
A Volkswagen mostrava o Golf automático já velho de guerra. Também estavam expostos os novos Gol e Voyage, custando R$ 30 mil e R$ 33 mil nas versões Confortline 1.6 com ar e direção. Ainda não estavam disponíveis com o esperado câmbio automatizado, previsto para o final do ano e que deve chegar também para o Polo.
No test-drive andei com vários: Civic (ótima mistura de conforto com pegada esportiva), novo Focus sedã (ótimo carro, muito macio e confortável), Linea (não gostei do carro e estava com uma adaptação horrível), Corolla 1.6 (bom carro, mas falta motor), o Peugeot 207 SW (bom câmbio, mas a direção é muito pesada) e Gol 1.6 (motor muito elástico e direção macia). De todos, só o Gol não era automático. Eu achei o câmbio dualogic do Linea meio "bobo", hesitava na redução da marcha e deixava um "buraco" até engrenar. Penso que seja uma impressão inicial, talvez se andasse mais com o carro pegaria o jeito.
A auto-escola Javarotti, de São Paulo, disponibilizava para test-drive uma scooter adaptada com 2 rodas na frente. Foi uma sensação ótima relembrar meus tempos de motoqueiro. Para quem mora em São Paulo, a auto-escola oferece o curso e a moto para tirar a habilitação categoria A para motos adaptadas.
Nota do Eduardo: o blogueiro Alessandro, do Blog do Cadeirante, também fez um post sobre os carros da feira e colocou algumas fotos. Vale conferir!
Olá Nickolas, muito boa sua avaliação, eu queria ter tido tempo de fazer todos os test drives, mas como só fui no domingo, após o primeiro test drive (do Corolla) desabou uma chuva daquelas, frustrando meus planos. Quanto ao Corolla concordo, é um carro grande com um motor pequeno, mas quanto ao câmbio dualogic, realmente é uma questão de costume, tenho um Stilo dualogic e acho mais macio e preciso do que câmbio automático.
Realmente acho que pode ser só impressão. Um dia o Eduardo vai me emprestar o carro dele para eu andar na estrada e ter uma 2a. opinião… ehehehe. Um abraço, Nickolas.
eu estou louco pra sair do Fit pra voltar pra um carro com mala decente…achei esse Vectra uma excelente opção.
Fernando, tenho um Vectra do modelo novo há 3 anos e gosto muito do carro pelo espaço, desempenho e conforto. Em viagens, dá para colocar no porta-malas a minha cadeira e a bagagem de 4 pessoas. Um abraço, Nickolas.
Gostei muito de saber que vai ter Dualogic na linha Palio! Mesmo colocando ar-condicionado, vai ser o automático mais barato do Brasil. Pena que eu não vi esses carros por lá… E sobre o Dualogic (tenho um), acho que ele só hesita em ladeiras muito íngremes. Tirando isso, pelo menos para mim, funciona muito bem. E o 307 hatch, não vai ter isenção? Porque o sedã é muito feio… Abraços!
Eduardo, na feira eu fiz essa mesma pergunta sobre o 307 Hatch ao vendedor da Peugeot. Segundo ele, não há previsão de uma versão do 307 Hatch com câmbio automático e isenção de impostos, uma vez que modelos Hatch tem pouca procura nesse mercado de vendas especiais. Abraço, Nickolas.
Pois é, eu saí do Civic para o Fit porque o Civic depois do modelo novo ultrapassou os 60 mil, teto para insenção de um dos impostos, e ficou mto caro.
Me arrependi de não ter optado pelo Corolla. Optei pelo fit pela tecnologia mas a mala é sofrível, principalmente para quem não quer perder lugares rebatendo os bancos para colocar a cadeira deitada. Ela tem q ir na mala, presa por um esticador pra não ficar batendo no vidro traseiro e nem todo mundo que te ajuda colocando a cadeira na mala sabe prender, enfim, um inferno…rs
O lance do Vectra é o consumo, né? parece que bebe mto. Este Peugeot me parece uma opção interessante,mas dizem que é um carro com qualidade ruim se comparado a Honda e Toyota, q depois de 1 ano tá tudo batendo, fazendo barulho, será verdade?
Oi Fernando! Não conheço ninguém que tenha 307, mas mais de um qum amigo próximo teve 206 e reclamava de barulhos. Além disso, dizia que o pós-venda e as concessionárias da marca são uma porcaria. Ele levava o carro com um problema e voltava com dois. Mas tenta entrar nos fórums da Internet e comunidades do orkut que você pode conseguir mais informações. A manutenção foi um dos principais motivos de eu ter desistido do C3, por exemplo. Entrei na comunidade dele e a quantidade de problemas era enorme! O Nickolas tem um vectra desses e faz 5 Km/l com álcool e 8Km/l com gasolina na cidade. Fiquei sabendo que o New Civic não é muito diferente disso. Se quiser, continuamos esse papo no orkut e mais gente participa. Abração, Eduardo.
ótima idéia, Eduardo. se quiser abrir um tópico sobre o assunto lá, eu participo e acho que é de interesse geral.