Reatech 2009 – Um resumo sobre a feira

No último final de semana, em São Paulo, rolou mais uma Reatech. Fomos até lá e vamos fazer alguns posts sobre as novidades que vimos durante a feira.

Infelizmente, não vi TANTA coisa nova e esperava mais um pouco, mas a feira valeu (e muito!) pela chance de conhecer pessoalmente um bocado de gente que só conhecíamos através do blog ou por e-mails.

Os pontos negativos ficaram por conta do estacionamento a R$ 20 (ui!!!) e os problemas de acessibilidade em uma feira voltada para pessoas com deficiência, como banheiros químicos inclinados, carpetes e falta de piso tátil. Também foi surreal ver pessoas sem deficiência e com camisa da campanha “Acessibilidade, Siga Essa Idéia” usando os banheiros adaptados. Simplesmente ridículo.  

Um breve resumo sobre o que vimos de interessante está logo abaixo. Entraremos em detalhes nos próximos posts.

– A cada ano mais e mais gente visita a feira. Em alguns momentos, a quantidade de pessoas incomodou e atrapalhou muito a circulação…

– Muitas empresas estavam à procura de profissionais com deficiência!

– Mais alguns carros automáticos e com isenção de IPI e ICMS estão sendo lançados. É uma excelente notícia e o Nickolas vai falar tudo com mais detalhes em um outro post. 

A Tokleve se juntou à Ortobrás e lançou uma nova cadeira de rodas monobloco, a M3. Parece a melhor cadeira nacional em produção, mas isso eu só vou confirmar quando receber a minha, em menos de 2 meses (segundo o proprietário da Tokleve, Paulinho). As duas empresas também lançaram um handcycle (aqueles triciclos pedalados com a mão) voltado para o lazer.

– Além da Tokleve/Ortobrás, já existem duas pessoas fabricando handcycles aqui no Brasil. Um deles estava na feira!

– O Governo do Estado de São Paulo mostrou um projeto interessante de casas populares e acessíveis. Bem que os outros estados podiam copiar a idéia… 

– O Movimento Superação foi premiado (merecidamente) pela sua atuação a favor da acessibilidade. Algumas iniciativas conjuntas deles com a Novo Ser devem ser feitas em breve aqui no Rio. Gosto muito da maneira como o Superação toca as suas atividades… Não tem blá-blá-blá, só ação

– A oferta de acessórios como barras de apoio e bancos de banheiro aumentou! Havia mais de um stand oferecendo esses produtos e com preços mais baixos. Viva a concorrência!

– 4 meninas estudantes de moda e muito empreendedoras lançaram uma marca de acessórios para cadeirantes pra lá de coloridos e de ótimo gosto

– Encontrar com antigos amigos e trocar idéias “ao vivo e a cores” com pessoas como o Evandro (e suas camisetas legais), Jairo, Billy, Tabata e muitos outros não tem preço! Só o encontro com toda essa galera já vale a ida à SP.

Ano que vem, estarei lá outra vez!

Comentários

Comentários

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

12 comentários em “Reatech 2009 – Um resumo sobre a feira

  • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 21:49
    Permalink

    a Tok Leve e a Ortobrás ,é uma empresa só agora?Ou se juntaram só nesse modelito de cadeira?Quando a sua chegar põe uma foto aí pra gente ver tb,hehehe.
    Precisamos transformar a Reatech numa feira intinerante.
    beijos

    Resposta
    • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 21:49
      Permalink

      Oi Tania! Continuam empresas separadas, mas iniciaram uma parceria para o desenvolvimento de produtos. Parece que a maior parte do projeto da M3 foi da Tokleve, mas elas foram fabricadas pela Ortobras. E pode deixar que vou colocar fotos da M3 antes da minha chegar! Tirei um monte de fotos dela na Reatech e vou colocar por aqui… Ah, já tentaram fazer uma feira itinerante, a Reacess, mas parece que não deu certo. Uma pena… Beijos!

  • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 18:22
    Permalink

    realmente, percebi um número maior de visitantes, e sendo o espaço grande, a organização poderia rever o lay-out da feira deixando corredores mais largos. percebi também que tinha MUITA GENTE comprando cadeira… apesar de eu achar meio "loucura" comprar uma cadeira sob medida em uma feira lotada, não é um ambiente propício, mas enfim, entendo que teve gente que veio de longe só pra esse fim. Ano passado isso deu muitas reclamações (cadeiras entregues fora de prazo, medidas erradas, entre outros detalhes). Vamos ver se esse ano melhora essa situação!

    abraço!

    Resposta
    • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 18:22
      Permalink

      Fala Christian! Acho que alguns corredores ficaram muito apertados mesmo, principalmente os que tinham stands menores. E esse lance das cadeiras é fogo… As empresas fazem promoções e muita gente fica tentada a comprar. Vamos ver se as fábricas vão cumprir os prazos, né? E foi muito bom te encontrar por lá, mesmo que para um papo rápido! Abração!

  • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 18:48
    Permalink

    Eduardo, eu tambem estive lá na capital do meu Estado, vê as novidades da Reatech e mais uma vez, achei as coisas muito caras, mas o que valeu realmente a pena foi conhecer as pessoas que voce citou no post, gente muito bacana, que até então eu só conhecia pela internet, foi um prazer muito grande ter contato com eles. Pena que não consegui conhecer o pessoal do Mão na Roda, mas não faltará oportunidade. Alração

    Luis Daniel
    http://www.reflexaosobrerodas.com.br

    Resposta
    • quarta-feira, 8 de abril de 2009 em 18:48
      Permalink

      Opa Luis! Também achei a maior parte das coisas bem cara, principalmente se levarmos em conta a (má) qualidade dos produtos. Por isso que torço pra ter mais e mais concorrência, pois só assim os preços ficam mais baixos. E foi uma pena mesmo não nos conhecermos, mas espero que seja em breve. Abração!

  • quinta-feira, 9 de abril de 2009 em 09:25
    Permalink

    Valeu, meu velho!!
    Quem sabe o próximo encontro será acompanhado de muito "chops"?

    Resposta
  • domingo, 12 de abril de 2009 em 11:28
    Permalink

    A feira valeu pra rever e conhecer algumas pessoas,pq como sempre tudo mto caro,a única coisa q comprei foi a camisa produzida pelo Evandro.
    abraços a todos!!

    Resposta
    • domingo, 12 de abril de 2009 em 11:28
      Permalink

      Também achei… 🙁 Tomara que a concorrência aumente e os preços diminuam! Abração!

  • terça-feira, 14 de abril de 2009 em 00:43
    Permalink

    Tô meio atrasado, mas eu num gostaria de deixar passar em branco que foi um grande prazer (ai delícia ahahahha) ter te conhecido juntamente com a Bianca, meu velho. Sei que foi na correria, que faltou choppe, mas a gente ainda se tromba por ai. Um grande abraço procê e força na reforma ahahaahha (passei lá no outro blog… surreal!!!)

    Resposta
    • terça-feira, 14 de abril de 2009 em 00:43
      Permalink

      Atrasado estou eu nessa resposta! 🙂 Depois te mando a foto que o Diego tirou e onde eu estou dando um beijo na sua testa, eheheh! Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest