Equipamentos

Falando sobre rodas

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Existem diversas opções no mercado, as variações são quase infinitas. Mas como escolher a melhor roda na hora da compra? Essa dúvida surgiu quando nossa colega de blog, a Cris, resolveu trocar de cadeira. A troca de email entre os autores foi tão rica, que achamos que seria legal juntar tudo e colocar aqui no blog. Sobrou pra mim, Bianca, que não entendo muito do riscado, mas que já aprendi coisa pra caramba. Espero que ajude a vocês também!

Começaremos falando sobre a tal da roda Spinergy. Aqui no Brasil ela é bem cara, na faixa de R$ 4 mil o par. Lá fora você consegue por preços melhores, entre US$ 550 e US$ 600 o par, mas ainda assim não são baratas. Mas o que elas têm de tão especial? Nossos autores respondem:

Nickolas:
O lance da roda Spinergy é basicamente menor peso e maior resistência, além de poder colocar os raios coloridos para combinar com a cadeira. A foto ilustra um dos modelos mais leves da Spinergy, o Light Extreme:

Repare nos “spokes” (raios), que são flexíveis e aparecem enrolados. Segundo o fabricante, cada um tem metade do peso e o triplo da resistência de um raio comum de aço.

Sinceramente, acho que o peso da roda faz pouca diferença. Acredito que a escolha deva ser feita mais pelo visual, já que a maioria tem resistência adequada. Você consegue reduzir até meio quilo (1 lb) por roda, que você só acaba sentindo na hora de carregá-la pra dentro do carro. Tem gente que diz que o peso da roda tem que ser baixo, porque quanto mais leve, mais fácil de rodar. Por outro lado a propaganda de uma roda com até 4 “marchas” (http://www.magicwheels.com), que custa módicos US$ 4995,00 o par, diz o contrário: roda mais pesada tem mais inércia e por isso você precisa de menos esforço para manter o movimento. Além disso, o peso das rodas representa menos de 2% do peso total do conjunto cadeira+usuário.

Na dúvida, fique com a mais bonita. Já percebi que as pessoas não olham muito para a cadeira (porque quase ninguém conhece as diferenças), o design das rodas é que chama mais a atenção.

Eduardo:
Concordo com o Nickolas. A diferença de peso tocando a cadeira não deve ser perceptível no dia a dia, a não ser quando tiramos e colocamos as rodas dentro do carro. Acho que, para tocar a cadeira, um pneu fino (24″ x 1″) e bem cheio acaba fazendo mais diferença do que a roda em si.

Sobre o peso a mais ajudar a manter o movimento da cadeira, isso *talvez* aconteça em uma determinada situação, mas não é uma certeza e o próprio artigo da Magic Wheels diz isso. Acho que é só uma maneira de justificar o alto peso da roda…

A minha experiência de ciclista e de cadeirante até diz que quanto mais leve, mais fácil de manobrar o equipamento e mais controle você tem dele, mas isso só é relevante quando você tem um estilo mais agressivo/ativo para tocar a cadeira.

Outra coisa que pode ser importante na sua decisão: a distância entre os raios. As rodas com menos raios são mais fáceis de desmontar e colocar no carro, pois nelas o espaço para passar a mão entre os raios é maior.

. . .

Cris:
Mas a roda da Spinergy cabe em qualquer cadeira? Tipo, eu posso comprar essa uma cadeira hoje, com a roda padrão e daqui há 2 anos trocar pela Spinergy?

Eduardo:
A Spinergy fabrica as rodas mais leves e mais resistentes do mercado, mas é claro que não valem R$ 4.500 (preço no Brasil). E você pode sim, comprar a cadeira com as rodas comuns e deixar pra comprar as Spinergy em outra oportunidade, pois elas vão caber na cadeira sim!

Nickolas:
Como o Eduardo falou, as rodas são intercambiáveis, o eixo usado nas cadeiras importadas é padrão (já nas nacionais… tsc, tsc, tsc). Pode trocá-las depois, não precisa comprar tudo de uma vez.

. . .

No próximo post sobre o assunto comentaremos sobre as rodas de alumínio e fibra de carbono. E você, que tipo de roda você acha mais bonita ou mais prática? Deixe seu comentário.

Sobre o autor / 

Mão na Roda

7 Comentários

  1. Christian Matsuy domingo, 19 de abril de 2009 em 14:06 -  Responder

    Na minha opinião a Spinergy apresenta a melhor roda no quesito beleza/resistência/peso. Outra roda que é muito apreciada por aqui é a X-Core que não é raiada, e só tem no tamanho 25" que é um padrão complicado de achar pneus aqui no Brasil, sem falar que essa polegada extra influencia na altura traseira da cadeira, se o quadro não for desenhado pra esse modelo de roda. Outro excelente custo/benefício é a Fusion 16 que custa 350 dolares lá fora.

    abril 19th, 2009 - 14:06
    Mão na Roda respondeu:

    Fala Christian! Também prefiro a Spinergy pelas mesmas qualidades que vc citou, além de ter todos os tamanhos (24, 25 e 26 – bem lembrado!). Uso a Spinergy LX, mas foi comprada durante uma promoção. Hoje eu tb compraria a Sun Fusion pelo custo/benefício. Abração!

  2. Natalia de Sousa quarta-feira, 22 de abril de 2009 em 18:19 -  Responder

    Tenho as rodas Spinergy e adorei! Também não acreditei muito quando fui comprar, ainda mais pelos preços que não são nada interessantes. Mas a cadeira fica mas leve sim, e na hora de guardar no carro que você realmente percebe. Como no dia a gente entra no carro umas duas vezes, pelo menos, são quatro vezes pra carregar as rodas….vale a pena demais! Aprovadas!

    abril 22nd, 2009 - 18:19
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Natalia, a Spinergy é excelente! Além da questão da leveza, a resistência dela é exemplar. Uso a minha pra cima e pra baixo subindo e descendo calçadas e a bichinha não empena de maneira alguma! Abraços, Eduardo.

  3. MônicaFigueiredo sexta-feira, 1 de maio de 2009 em 20:18 -  Responder

    O meu problema era "quanto mais leve, mais fácil de manobrar o equipamento e mais controle você tem dele, mas isso só é relevante quando você tem um estilo mais agressivo/ativo para tocar a cadeira". Estou em "lua de mel" com a mnha cadeira nova… 🙂

  4. carlso Martins sexta-feira, 24 de setembro de 2010 em 21:10 -  Responder

    Gostaria de saber como adquirir as rodas Spinergy, no exterior.
    Se exixte algul site ou canal que propricie a encomenda?
    Grato
    Carlos martins

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