Acessórios uteis

Sempre fiquei impressionada com a capacidade que os americanos tem de inventar bugigangas e vendê-las como se fossem da maior utilidade. Mas algumas vezes eles acertam e fazem coisas que realmente ajudam, principalmente quando se trata de acessórios para ajudar pessoas com alguma limitação. Já aqui no Brasil… Nem comento. Já acho uma benção termos cadeiras de rodas produzidas aqui.

Mas enfim, logo que sofri o acidente tinha muito pouco movimento, e alguns desses apetrechos foram extremamente úteis. Outro dia, navegando na internet achei alguns deles que são produzidos lá fora. Os meus foram carinhosamente desenvolvido por amigos e terapeutas ocupacionais, alguns são mesmo fáceis de serem feitos. Olhem os que achei, quem sabe alguém não copia?

Transfer Board – Tábua de Transferência
Tábua de transferência com as extremidades apoiadas sobre uma cadeira e uma camaEssa tábua foi literalmente minha salvação. Como tinha pouco equilíbrio de tronco e pouca força nos braços, entrar e sair do carro e passar para a cama ou cadeira de banho era um suplício, e precisava de duas pessoas para me ajudarem. Com essa tábua, carinhosamente apelidada de “skibunda” pelos meus amigos, ganhei uma independência bem maior. Ela é bem fácil de usar e não fica caro mandar fazer uma. Ela não precisa ter mais que uns 45 cm de comprimento, 20 cm de largura e 1,5 cm de espessura. Pra quem precisa de ajuda pra fazer a passagem, pode ser bem útil.

Porta Copos
Porta copos para cadeira de rodasTá ai um acessório que eu já deveria ter há muito tempo. Ao invés de ficar carregando copo de água ou café no pedal da cadeira, ou mesmo colocá-lo no espaço lateral entre o bumbum e o protetor de roupa, o apoiaria no meu porta copos e ficaria tudo bem. Não sei se é fabricado aqui no Brasil, mas deveria. Alguém aí interessado em produzir essa engenhoca? Pelo menos um comprador já existe: euzona!

Espuma para talheres
Talher com cabo envolto em espuma para facilitar a pegaEssa espuminha também me foi muito útil. Como não conseguia segurar nada, o pessoal da TO pegou um pedaço de isopor em forma de tubo e fez um buraquinho no meio onde se encaixava o talher. Simples assim. Mas foi uma ajuda e tanto na hora de comer.

Adaptação para digitar
Adaptação utilizada nas mãos para facilitar a digitaçãoMais um acessório que me salvou durante um período: a adaptação para facilitar a digitação. A minha era na versão tupiniquim, mas funcionava do mesmo jeito. Assim que pude voltar pra casa, uma das formas de comunicação com o mundo que eu mais usava era o computador. Como tinha pouca mobilidade dos dedos, sem essa adaptação não teria sido possível digitar nada por um bom tempo.

 

Reacher
Esse acessório é outro que preciso ter! Sabem pra que serve esse “trequinho”? Para pegar objetos que normalmente não alcançamos por estarem em locais muito altos. Exemplo bom: produtos nas prateleiras de supermercado. Acredito que já tenha no Brasil algo parecido, pelo menos nos anos 80 tinha um brinquedo chamado “mão biônica” que funcionava de forma parecida. O reacher (algo como alcançador, em inglês) possui uma garra numa das extremidades e na outra você tem uma alavanca que aciona essa garra. Assim que puder, vou comprar um!

E você? Já inventou algo que facilitasse seu dia-a-dia?

13 thoughts on “Acessórios uteis

  • 16 de junho de 2009 em 16:11
    Permalink

    Olá Cris, gostei dessa ideia do copo. É uma merda tentar tocar a cadeira com um nas mãos….
    Eu tenho esse Reacher, ganhei de uma amiga que me mandou dos EUA. Entre no site da COMO IR, eles estavam vendendo na Reatech. Uso muito!!

    Beijos

    Resposta
    • 16 de junho de 2009 em 16:11
      Permalink

      Além de ser ruim tocar a cadeira com uma mão só, volta e meia me queimo com o café quente, rs. E o reacher parece ser bem útil mesmo, assim que achar, compro! Bjs, Cris.

  • 18 de junho de 2009 em 13:56
    Permalink

    Já estou procurando o porta-copos e o Reacher… Mas vou comprar 2… Já imaginou a gente poder passear bebendo ao mesmo tempo??? Mas quem vai inaugurar sou eu, hein?!?!?!
    Beijinho!!!

    Resposta
    • 18 de junho de 2009 em 13:56
      Permalink

      Pois é, tô vendo se acho algum desses fabricado aqui no Brasil. Se achar me avisa! Bjs, Cris.

  • 29 de janeiro de 2010 em 07:52
    Permalink

    Ola gostaria de saber onde comprar engrossadores de talheres, poderiam me ajudar indicando algun lugar. Obrigada!

    Resposta
    • 29 de janeiro de 2010 em 13:59
      Permalink

      Oi Ericka,

      Esses que coloquei no post achei em um site americano, o http://www.sportaid.com . Eles fazem entrega internacional, mas não sei o preço. Mas quando eu tava num centro de reabilitação, o pessoal da Terapia Ocupacional fez uma adaptação pra mim bem legal, com uma espuminha (ou isopor, não lembro) que tinha o mesmo formato e me ajudou bastante. Elas disseram que não é difícil de achar nesse formato (redondo), parece que em lojas que vende isopor e tal vc acha. Ai é só fazer um buraco, e a adaptação tá pronta! Qql dúvida, avisa! Bjs, Cris.

  • 11 de maio de 2010 em 21:00
    Permalink

    Realmente é bem complicado não termos nossas propias bugingangas!
    No eixo Centro Sul já é bem complicado,agora voce imagine para quem está no Amazonas?A carencia de TO é muito grande,à 8 anos pós minha Lesão Medular,venho garimpando informações sobre essas maravilhas de bugingagas que nos facilita no nosso dia a dia.
    Parabens pela matéria!

    Resposta
    • 11 de maio de 2010 em 22:07
      Permalink

      Oi Zhe Pedro, que bom que gostou. Dizem que a necessidae é mãe da criatividade, e é verdade. Tive muita ajuda das TO’s, que desenvolveram excelentes adaptações pra mim. Mas em alguns momentos tbm consegui fazer adaptações improvisadas que me ajudaram bastante. Realmente, sem essas bigigangas as coisas ficariam mais complicadas. Abçs, Cris.

  • 23 de agosto de 2013 em 17:28
    Permalink

    Não pude deixar de observar que muito se interessaram pelo porta copos para cadeira de rodas, trabalho em uma distribuidora de produtos do segmento médico e linha de reabilitação e tenho um porta copos muito parecido com o da imagem, além de outros acessórios para cadeira de rodas, inclusive para cadeirantes que fumam, respeitando a escolha e o estilo de vida de todos, No entanto, nós da HDI do Brasil buscando melhorar e facilitar a vida dos usuários de cadeiras de rodas, resolvemos comercializar esses produtos que muitas das vezes fazem falta no dia-a-dia de um cadeirante, então quem se interessar, basta entrar em contato pelo e-mail, que terei o maior prazer em ajudar.

    Resposta
  • 12 de julho de 2015 em 18:39
    Permalink

    O difícil é encontrar esses acessórios o do copo e a tábua de transferência esta sendo difícil achar ..Minha vida é quebrar copos rsrsr ou me queimas já tenho duas cicatrizes

    Resposta
  • 5 de junho de 2016 em 23:51
    Permalink

    Boa noite!
    Procuro um acessório que vi há algumas semanas e não estou conseguindo achar. É uma espécie de braço quw se prende no teto do carro, se prende à uma espécie de colchonete pequeno +do tamanho da almofada de uma cadeira de rodas. Com esse equipamento, se levanta a pessoa da cadeira e, facilmente é levada ao banco do carro e vice-versa. será que podem me ajudar?
    Desde já, agradeço muito.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *