Fazendo M… 1 – como fazer

Além da limitação dos movimentos (óbvio), o que mais causa transtornos na vida de um cadeirante são as necessidades fisiológicas, pelo menos no caso de quem sofreu lesão neurológica.

Essa dica vai para o pessoal que sofre com o intestino preguiçoso: tomar laxantes é péssimo e deve ser evitado, pois desregula totalmente o funcionamento do corpo. A melhor forma para regular o funcionamento do intestino é melhorar a alimentação. Eu sei, eu sei, todo mundo já ouviu isso um zilhão de vezes, muita gente trabalha fora e não consegue seguir uma dieta equilibrada, mas há formas saudáveis para contornar o problema.

Aumentar o teor de fibras na alimentação é o melhor caminho, pois elas aumentam o volume e fazem o bolo fecal circular mais facilmente no intestino. Para isso há medicamentos fitoterápicos (naturais) à venda em todas as farmácias. É importante a orientação médica para avaliar a utilização e a dosagem adequada para cada pessoa. Normalmente vem em forma de pó para ser dissolvido em água, mas tem que ser tomado logo, senão acaba virando uma pasta. De quebra, reduzem a absorção de gordura e o nível de colesterol no sangue.

Outra dica são os alimentos funcionais, como leites fermentados e iogurtes com lactobacilos. Lembram daquela propaganda que dizia "Activia funciona"? Pois é… eu experimentei e, acreditem, funciona mesmo.

Tomando as duas coisas juntas, o "suco de fibras" e um copinho de iogurte todo dia, o resultado aparece depois de uma semana. Mas atenção: nos dois casos, para conseguir o efeito desejado a pessoa tem que ser muito disciplinada, tomar todo santo dia. Não pode esquecer no fim-de-semana nem deixar faltar em casa, senão atrapalha tudo. Também não pode parar a rotina, senão o intestino pode "entupir" novamente. É muito importante tomar bastante água, pois a hidratação evita o ressecamento das fezes, mas é melhor que seja água=água mesmo, nada de refrigerantes pois eles ressecam.

E você, qual é a sua dica para disciplinar o intestino?

Comentários

Comentários

10 comentários em “Fazendo M… 1 – como fazer

  • segunda-feira, 29 de junho de 2009 em 21:39
    Permalink

    Realmente, pra quem trabalha fora é complicado, tem que controlar direitinho pra não sofrer "acidentes"…Eu tomo Naturetti.

    Resposta
    • segunda-feira, 29 de junho de 2009 em 21:39
      Permalink

      Bem lembrado, Heitor, não tem coisa mais desagradável do que ter que sair no meio de uma reunião por causa de uma "emergência". Pior ainda se vc estiver em um lugar sem banheiro acessível. O Naturetti é uma boa opção. Eu gosto do Metamucil. Um abraço, Nickolas.

  • segunda-feira, 29 de junho de 2009 em 13:48
    Permalink

    Excelente tópico!
    Não sou cadeirante, uso bengala (paraparesia), mas sofro com a questão intestinal.. agradeço muito a dica.

    Resposta
    • segunda-feira, 29 de junho de 2009 em 13:48
      Permalink

      Ricardo, esse "problema" é muito mais comum do que parece, até entre pessoas sem nenhuma deficiência, essa dica serve para todos. Um abraço, Nickolas.

  • quinta-feira, 2 de julho de 2009 em 14:58
    Permalink

    muito boa idéia falar sobre isso, nickolas… não sou cadeirante, mas meu intestino é beeeeeeeem preguiçoso… vou usar suas dicas…
    um beijo!

    Resposta
  • sexta-feira, 3 de julho de 2009 em 13:00
    Permalink

    Eu uso Tamarine dia sim, dia não. Quando a coisa endurece de vez, uso todo dia. E lógico, quando me alimento bem (com frutas, verdura e legumes) e bebo bastante água, melhora pra caramba!

    Resposta
  • domingo, 3 de outubro de 2010 em 21:30
    Permalink

    O suco de fibras que vc disse tem algum nome especifico?
    Gostei da dica gostaria de esperimentar!!!

    Resposta
    • domingo, 10 de outubro de 2010 em 23:39
      Permalink

      Sebastião, existem vários desses fitoterápicos nas farmácias. Pergunte para o farmacêutico que ele saberá te indicar. Eu costumo tomar o Metamucil, um pacotinho por dia junto com alguma refeição. Mas atenção: esses compostos de fibras só funcionam se você beber muita água durante o dia. Se não tiver uma ótima hidratação, as fibras fazem o efeito inverso e sua constipação pode se agravar, ok?

  • sábado, 16 de outubro de 2010 em 21:09
    Permalink

    Obrigado pela dica Nickolas,vou esperimentar!! e deixo um post sobre!!

    Resposta
  • quarta-feira, 17 de novembro de 2010 em 09:52
    Permalink

    estou cadeirante a pouco tempo. e sofro muito com constipação e agradeço pelas dicas,mas o motivo e outra por ta falando com vc. é por que não tenho ninguem pra me aconselhar sobre a situação: me add no msn

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest