Sistema de Cotas

Tem horas que é f… Esta semana a Bianca nos enviou uma reportagem falando sobre um projeto do Sarney que eliminaria quase 200 mil vagas para as pessoas com deficiência. Vocês devem estar fazendo a mesma pergunta que eu: “Como assim???”. Bem, a intenção do projeto é fazer com que todas as empresas tenham pelo menos 3% de deficientes contratados, independente de serem de pequeno, médio ou grande porte. Atualmente essa porcentagem varia entre 2% e 5% dependendo da quantidade de funcionários que a empresa possui. O que me parece bem mais razoável. Acredito que para as pequenas empresas esse aumento da cota seja bem mais complicado, enquanto que para as grandes, que vai diminuir, um provável alívio.

Além disso esse projeto ainda cria a possibilidade de terceirização das cotas, ou seja, o número de pessoas com deficiência contratadas por empresas prestadoras de serviço poderá ser contabilizado como preenchimento da cota por parte da contratante. Aí eu pergunto, mas e a cota dessa empresa prestadora de serviço? Também fica na mesma conta da empresa que contrata? Afinal, estão defendendo os direitos de quem? Complicado…

Nunca fui muito a favor de cotas, acho que no final elas acabam discriminando da mesma forma. Penso que as oportunidades de emprego deveriam ser oferecidas às pessoas pelo seu potencial, independente de sua condição física, ou qualquer outra coisa. Mas já que ainda não existe esse mundo perfeito a questão das cotas pode ajudar de alguma forma.

E você? O que acha?

 

Facebook Comments

4 comentários em “Sistema de Cotas

  • quarta-feira, 29 de julho de 2009 em 08:54
    Permalink

    Meu Deus, como pode ainda ter gente por aqui dizendo que esse projeto pode fazer com que "a inclusão seja feita de fato"?? Eu sinceramente não consigo visualizar que a "terceirização" de cotas pode melhorar a inclusão! Como?? Se ao invés de termos 2 empresas fazendo a inclusão teremos uma só fazendo pelas duas???
    Cris, eu concordo muito com você pq tb não sou completamente a favor das cotas para um mundo ideal, mas nesse país totalmente imperfeito em que vivemos as coisas tem que ser dessa maneira, senão ninguém respeita. E se formos pensar em exemplos, as cotas acabam beneficiando muita gente sim, e não prejudicam os outros, como o Sr. Marcus Vinicius falou. Se o cara é bom mesmo, vai conseguir o emprego de qq forma, mesmo com menos vagas, e a gente não pode pensar só no nosso umbigo. É pq o povo só pensa no seu umbigo que esse país não vai pra frente!!! E quem disse que pessoas com deficiencia não tem capacidade e vão prejudicar as empresas??????

    julho 29th, 2009 - 08:54
    Mão na Roda respondeu:
    Resposta
  • quarta-feira, 29 de julho de 2009 em 11:26
    Permalink

    Gostaria de saber na realidade quais os Portadores de Deficiência Física que realmente entram na Lei de Cotas.
    Obrigado

    julho 29th, 2009 - 11:26
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Carlos, a lei diz que deficientes auditivos, visuais, mentais e físcos que tenham deficiência permanente (irreversível) estão incluidos na cota. Bjs, Cris.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest