Botox na bexiga

Entre os milhares de emails que circulam diariamente entre os autores do blog, a Cris começou uma conversa sobre aplicação de botox na bexiga para reduzir suas contrações e, consequentemente, a perda de urina.

Pois bem. Há 11 anos atrás eu estudei um pouco sobre a toxina botulínica (botox) e seus usos. Ela é indicada como relaxante muscular, pois praticamente paralisa a movimentação do músculo em que é aplicada. Seu uso mais comum é em tratamentos estéticos, paralisando músculos da face que formam dobras na pele quando se contraem. Como são músculos pequenos, seu efeito dura até 8 meses.

Aplicando a toxina em músculos maiores, a duração do efeito se reduz. Já houve experimentos para reduzir a espasticidade das pernas, porém o efeito não durava mais que algumas semanas. A toxina também é utilizada em casos de bexiga neurogênica para reduzir as contrações e consequentes perdas de urina. O efeito dura mais que a aplicação em músculos grandes, mas também é passageiro. Mesmo assim, é um procedimento usado por alguns urologistas com sucesso.

Minha bexiga tinha muitas contrações, e isso me trazia problemas mais sérios que a perda de urina: infecções recorrentes. Na época, o médico urologista não recomendou a toxina para o meu caso, pois seu efeito era muito rápido e provavelmente eu teria que fazer aplicações todo mês.

A opção usada para contornar o problema foi uma cirurgia de aumento da bexiga usando um pedaço do tecido do intestino delgado (minha barriga deve estar uma bagunça por dentro). Hoje consigo reter um volume entre 700 e 900 ml (já tirei mais de 1 litro num dia de aperto). A idéia é fazer o cateterismo antes do enchimento total da bexiga para não haver nenhuma perda. Isso tem funcionado muito bem nos últimos 10 anos. Com movimentação diária na cadeira, a capacidade da bexiga dura de 5 a 8 horas dependendo da quantidade de líquido ingerido. Dormindo, tenho 8 horas de autonomia de sono sem precisar ir no banheiro.

Imagino que o efeito conseguido pelo botox seja um pouco menor, pois ele paralisa as contrações da bexiga mas não aumenta o seu volume.

Se alguém já tiver usado o botox na bexiga, deixe um comentário contando sua história, ok?

 

——- Atualização em 18/05/2011 ——-

Pessoal, lembro a todos que nossa intenção é apenas compartilhar informações e relatar experiências. Em nenhum momento as opiniões escritas no texto principal ou nos comentários devem substituir o diagnóstico e a orientação médica. Somente um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso. Nunca inicie ou interrompa um tratamento sem o acompanhamento do seu médico.

Facebook Comments

109 comentários em “Botox na bexiga

  • terça-feira, 4 de agosto de 2009 em 23:57
    Permalink

    Oi Nickolas,
    Bem legal a história do botox, minha mãe fez, depois de um AVC e não adiantou muita coisa, já vi uma reportagem do Diogo Maynard falando que o filho dele tb fez pra espasticidade e não resolveu.
    Não lembro do nome da médica que fez em minha mãe aí no Rio, sei que ela é neurologista em Niterói, o irmão dela é chefe da neurologia do Quintas D’Or, a família dela é toda de neurologistas,acredito que será fácil de achá-los.Boa sorte na procura.

    Resposta
  • terça-feira, 4 de agosto de 2009 em 23:58
    Permalink

    O fato d enão ter funcionado com minha mãe, não quer dizer que os médicos sejam, ruins, quero deixar isso claro, recomendo eles, vou tentar lembrar o nome,mas com as dicas que dei, será mais fácil achar.abraços a todos

    agosto 4th, 2009 - 23:58
    Mão na Roda respondeu:

    Tania, concordo contigo. Nem todo tratamento funciona bem em todo mundo. Se você lembrar de alguma referência da equipe médica, escreva neste espaço para todos, ok? Um abraço, Nickolas.

    Resposta
  • terça-feira, 4 de agosto de 2009 em 08:13
    Permalink

    parabéns pelo tema, além de muito atual, é bem necessário, Eu mesmo gostaria de fazer esta aplicação o quanto antes, mas ainda busco mais informações e profissionais capacitados.
    Aguardo mais comentários
    Abraço
    Roger – Volta Redonda – RJ

    agosto 4th, 2009 - 08:13
    Mão na Roda respondeu:

    Roger, infelizmente não tenho nenhuma recomendação de profissionais que usam essa técnica aqui no RJ pois fiz todo o tratamento em Curitiba. Talvez outros leitores conheçam profissionais atuantes nessa área. Um abraço, Nickolas.

    Resposta
  • quarta-feira, 19 de agosto de 2009 em 17:40
    Permalink

    Olá,
    Parabéns pela matéria e pelo o blog!
    Sou tetraplégica há mais de 10 anos e fiz a aplicação de botox com um urologista do RJ. Minha vida mudou completamente! Eu tomava retemic 3x ao dia e mesmo assim perdia urina. Em apenas 1 aplicação (feita em janeiro) não perco mais nada. Talvez já esteja na hora de reaplicar (afinal já passaram mais de 6 meses…), pois agora tenho usado 2x o retemic, mas mesmo assim não estou extravasando.
    Bom, eu recomendo… 😉
    Abraços,
    Camila

    agosto 19th, 2009 - 17:40
    Mão na Roda respondeu:

    Camila, obrigado pela colaboração. Todo mundo aprende compartilhando suas experiências, é para isso que o blog está aqui. 🙂 Um abraço, Nickolas.

    Resposta
  • sábado, 30 de janeiro de 2010 em 22:24
    Permalink

    Não usei a toxina na bexiga, continuo com o cateterismo intermitente. Mas fiz algumas aplicações na muscultura dos membros inferiores e tenho obitido bons resultados no controle da espasticidade.
    Após a primeira aplicação a durabilidade foi de 3 meses, praticamente sem precisar de baclofeno. E agora, após a segunda, já há 6 meses, a espasticidade está controlada com doses baixas de baclofeno e sem uso de benzodiazepínico, o que era raro eu conseguir antes da toxina.

    abril 30th, 2010 - 16:48
    Nickolas Marcon respondeu:

    Rodrigo, não tinha notícias sobre utilização do botox na espasticidade. Obrigado por compartilhar a informação com todos.

    Resposta
  • quarta-feira, 10 de março de 2010 em 20:26
    Permalink

    oiii… meu filho é cadeirante e tem tbm a bexiga neurogênica,ele nasceu com hidrocefalia e a 10 anos faço cateterismo nele varias vezes por dia, o medico dele deu essa opção do botox, só que ainda tenho mtas dúvidas sobre esse procedimento. Mas essa materia do blog vai ajudar mta gente decidir se faz ou não a aplicação.eu mesma tenho que tomar uma decisão, mas confio plenamente do médico do meu filho que é do Rio,trata o Lucas desde os 6 anos de idade,hoje ele tem 13.Boa sorte a todos nessa nova descoberta.
    Bjo….Sonia – Barra mansa- RJ

    abril 30th, 2010 - 16:50
    Nickolas Marcon respondeu:

    Sonia, nosso objetivo aqui é apenas mostrar as possibilidades e tratamentos disponíveis. A orientação adequada deve sempre vir do médico que acompanha cada um. Um abraço.

    Resposta
  • terça-feira, 23 de março de 2010 em 12:30
    Permalink

    Então, a minha bexiga é neurogênica e fiz a aplicação de botox a 8 meses e só tive perda porque estava com infecção urinária, depois de acabar com a infecção, não perdi mais, achei ótimo não ter que usar fralda, pra mim valeu muito a pena, bjos.

    abril 30th, 2010 - 16:52
    Nickolas Marcon respondeu:

    Rose, poder se livrar das fraldas e coletores faz toda a diferença. Um abraço.

    Resposta
  • terça-feira, 27 de abril de 2010 em 09:57
    Permalink

    Ola… adorei a materia. Estou aqui na maior duvidas a respeito da aplicaçao de BOTOX na bexiga. Sou paraplegica a 17 anos e ja tomo alguns medicamentos para relaxar os musculos da bexiga, pois a lesao que tenho na medula, faz com que a minha bexiga seja neurogenica ne… dai ontem fui ao SARAH de Brasilia, onde faço acompanhamento todos os anos la… e eles me recomendaram fazer a aplicaçao de BOTOX, ja que os medicamentos associados que ja tomo nao tem feito o efeito necessario e tenho perdido urina entre os cateterismos… gostaria de saber mais sobre o assunto e principalmente de mais relatos de quem ja fez esta aplicaçao de BOTOX. Obrigada e parabens pelo blog.

    abril 30th, 2010 - 16:53
    Nickolas Marcon respondeu:

    Kenia, como já respondi a outros colegas, o seu médico urologista é a pessoa mais recomendada para indicar o melhor tratamento. Espero que traga bons resultados a você também. Um abraço.

    Resposta
  • sexta-feira, 30 de abril de 2010 em 17:03
    Permalink

    Obrigada Nickolas. Mas me diga uma coisa, voce ja fez esse procedimento?? E ha quanto tempo fez? E quanto tempo durou?? Se puder me responder, ficarei agradecida! Abraços!

    abril 30th, 2010 - 17:13
    Nickolas Marcon respondeu:

    Kenia, conforme escrevi no texto, eu nunca usei a toxina botulínica (botox). A solução para o meu caso foi cirúrgica. A cirurgia é muito mais complicada e a recuperação demora alguns meses, mas o resultado é permanente. O botox é uma boa opção para tratar a bexiga neurogênica, mas depende de aplicações regulares.

    Resposta
  • domingo, 2 de maio de 2010 em 11:07
    Permalink

    “30/04/2010 – 16:48
    Nickolas Marcon respondeu:
    Rodrigo, não tinha notícias sobre utilização do botox na espasticidade. Obrigado por compartilhar a informação com todos.”

    Pois é Nikolas, tem tido bastante indicação no controle de espasticidade, encurtamento de fibras musculares, recuperação de funcionalidade. Sou médico em Marília-SP, e aqui temos um ambulatório do SUS de neurologia (sub-especialidade neuromuscular) onde tem sido bem aplicado o uso da toxina.
    Abraço.

    Resposta
  • domingo, 30 de maio de 2010 em 21:26
    Permalink

    Olá Nicolas, fiz botox em novembro/2008 duração foi de 10 meses, a capacidade ficou de 900 ml estou aguardando a ser chamado para efetuar um novo procedimento desde outubro/2009 hoje a capacidade 75ml,gostaria de fazer perguntas segue:

    Nicolas vc é de SP pois eu sou?
    Onde vc fez o procedimento
    Vc conhece algum médico particular,e o custo?
    Grato
    robson-(53 anos sou cadeirante)-

    maio 31st, 2010 - 14:21
    Nickolas Marcon respondeu:

    Robson, como expliquei no texto, eu
    NÃO fiz aplicação de botox. A solução para o meu caso foi cirúrgica. A cirurgia é muito mais complicada e a recuperação demora alguns meses, mas o resultado é permanente. Isso foi há 12 anos atrás e não tive mais problemas com perda de urina (700~800 ml de retenção) ou infecções após a cirurgia. Na época eu morava em Curitiba e quem me atendeu foi o Dr. Luiz Carlos de Almeida Rocha. Não tenho mais o endereço do seu consultório, mas ele também atendia no Hospital de Clínicas e na Santa Casa de Curitiba. Um abraço.

    Resposta
  • quinta-feira, 3 de junho de 2010 em 13:09
    Permalink

    ola, Nickolas, agradeço a sua disposição em nos orientar, fico grato por sua gentilesa, abraços robson

    Resposta
  • Pingback: Do outro lado… (7) Experiências « Blog Mão na Roda – Guia de Sobrevivência do cadeirante cidadão

  • quarta-feira, 29 de setembro de 2010 em 10:59
    Permalink

    Ola pessoal… eu resolvi fazer as aplicaçoes de botox na bexiga… o hospital Sarah me ligou semana passada e ja está marcado o procedimento para o dia 19 de outubro. Espero que de tudo certo ne!! Depois que eu fizer, volto aqui pra relatar como foi e se deu certo pra mim também… fiquem com Deus e ate lá!!!

    outubro 10th, 2010 - 23:45
    Nickolas Marcon respondeu:

    Kênia, assim que vc fizer a aplicação, escreva aqui relatando como foi o procedimento, ok? Um abraço.

    Resposta
  • domingo, 3 de outubro de 2010 em 21:15
    Permalink

    Olá pessoal,fiz a aplicação do botox,comigo deu certo não tenho perda de urina, já chegei tirar 800 ml depois de 8 horas se passar sonda.Mais como o Nickolas disse depende do caso!!!!!!
    Nickolas muito legal ter abordado este tema.

    outubro 10th, 2010 - 23:47
    Nickolas Marcon respondeu:

    Sebastião, mesmo com a retenção da bexiga, é perigoso ficar tanto tempo sem esvaziá-la ou passar a sonda, pois o cateterismo é muito importante para evitar infecções urinárias. Um abraço.

    Resposta
  • sábado, 16 de outubro de 2010 em 20:35
    Permalink

    Nickolas em questão da equipe médica,fiz com o Dr.Francisco no RJ,pois moro aki Rio.A clinica fica na Tijuca se alguem estiver interesado depois posso postar o endereço.
    Ah!! o tempo q fiquei sem passar a sonda,foi porque vacilei,sai e esqueci de levar sonda!!! dei mole!!!
    Abraço.

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 12:58
    Permalink

    Mianha filha nasceu com mielomeningocele e tem bexiga neurogenica, já fez cirurgia de apliação da bexiga e esvazia varias vezes ao dia por sonda.
    Agora ela tem pequenos calculos na bexiga e precisa fazer nova cirurgia. Gostaria saber se alguem tem o mesmo problema, e quem indica em Curitiba especializado nesta área.
    Grata
    Sueli – mãe da Marina

    novembro 24th, 2010 - 14:26
    Nickolas Marcon respondeu:

    Sueli, quem fez minha cirurgia em Curitiba foi o Dr. Luis Carlos de Almeida Rocha, reconhecido especialista em urologia. Não tenho mais o telefone do seu consultório, mas sei que ele continua atendendo na Santa Casa de Misericórdia, na praça Rui Barbosa. Um abraço.

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 13:21
    Permalink

    Oi pessoal, demorei mas vim postar aqui como foi meu procedimento da aplicaçao do botox na bexiga! Ja tem 1 mes que fiz o procedimento e depois disso nao perdi mais urina e meu cateterismo é feito de 6 em 6 horas e esta dando tudo muito certo, graças a Deus. O procedimento é simples… tomei uma anestesia geral leve e o procedimento é feito via endoscopio (pela uretra)… e num demorou nem 50 minutos… foi um sucesso. Agora é torcer pra que dure muitos meses ne!!! Eu to muito feliz e aconselho quem tem bexiga neurogenica a fazer essas aplicaçoes de botox porque os resultados sao otimos! Qualquer duvida é so me perguntar que venho aqui responder ok!!! Beijos e fiquem com Deus!!!

    Resposta
  • sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 em 01:19
    Permalink

    O medido me deu 2 meses para escolher trocar a medicação [oxibutinina] por outra ai que custa 200 conto[n sei o nome]

    Pra depois ver seria necesario o uso de botox.

    fica a duvida

    1-botox na bexiga perde a sensibilida de sintir que está cheia?
    2- Vale a pena botox ou cirugia?
    3- Aumenta a capacidade dela num futuro? [ a minha só cabe 250ml] pressão de 60 [n sei o nome]

    Resposta
  • segunda-feira, 21 de março de 2011 em 07:25
    Permalink

    Gostaria de saber se quem usa botox na bexiga tem necessariamente que fazer uso de sonda para esvaziar a bexiga. Obrigado.

    março 21st, 2011 - 21:04
    Nickolas Marcon respondeu:

    Marcos, o uso da sonda é indicado em todos os casos de pessoas sem controle da bexiga, pois só assim há a garantia de esvaziamento completo para evitar infecções. Um abraço.

    Resposta
  • segunda-feira, 21 de março de 2011 em 09:10
    Permalink

    Olá, Bom dia! Marcos, respondendo a sua pergunta não sei se é em todos os casos que é assim, mas mesmo depois da aplicaçao de botox, tem que continuar fazendo os cateterismos da mesma forma… o botox apenas paralisa os musculos da bexiga temporariamente e segura a urina para que nao haja perdas, porém para esvazia-la tem que fazer uso da sonda sim ta, mesmo porque nao se pode ficar com urina dentro da bexiga, pois ha riscos de infecçao ne!! Eu fiz a aplicaçao de botox em outubro do ano passado e por 2 meses nao perdi urina e nem tava fazendo uso da oxibutinina, mas depois desses 2 meses, voltou a perder a urina e voltei a usar a oxibutinina de novo e depois disso nao perdi urina mais… hoje, 5 meses depois da aplicaçao, continuo tomando imipramina 25mg 2 vezes ao dia, e injetando 10 ml de oxibutunina nos 4 cateterismos que faço no dia e dessa forma nao perco urina!! E é isso!! Abraços!!

    março 21st, 2011 - 21:04
    Nickolas Marcon respondeu:

    É isso aí Kênia, obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Um abraço.

    Resposta
  • segunda-feira, 11 de abril de 2011 em 17:43
    Permalink

    Olá pessoal, ja fiz a aplicação de botox a quase 2 anos, e nesta quarta feira dia 13/04, irei reaplicar pela segunda vez, da primeira vez, foi ótimo, não tinha perda, fiquei sequinha por muito tempo, adorei, vale a pena viu?
    Depois volto para contar como foi pela segunda vez, bjus.

    Resposta
  • quarta-feira, 13 de abril de 2011 em 12:09
    Permalink

    Qual seria exatamente o motivo de aplicar botox na bexiga?
    Aumentar o tempo entre um cateterismo e outro,
    não perder urina nesse tempo(entre um cateterismo e outro)ou poder armazenar mais urina na bexiga?

    abril 13th, 2011 - 23:02
    Nickolas Marcon respondeu:

    William, a bexiga é um músculo e o botox é usado para promover o relaxamento muscular por um longo tempo que depende do corpo de cada um. Aplicado na bexiga, o botox inibe as contrações involuntárias típicas dos casos de bexiga neurogênica. A expectativa é que aconteçam as três coisas que vc citou ao mesmo tempo enquanto durar o efeito da aplicação. Um abraço.

    Resposta
  • quinta-feira, 21 de abril de 2011 em 21:39
    Permalink

    tiro 200ml no cati e faço d 6 em 6 horas e ñ perco urina nos intervalos, e nunca tenho infecção, e fiz os exames no sarah e meus rins tão zerado sen nenhuma mancha, mas sera q meus rins tao trabalhando forçado sera q na minha velhice eles vão para e eu vou ter q fazer hemodialise? alguen me ajude por favor obrigado

    maio 18th, 2011 - 23:22
    Nickolas Marcon respondeu:

    Renato, 200 ml de urina a cada 6 horas é um volume muito baixo, sinal que você ingere pouco líquido. É muita sorte não ter infecções. Quanto aos rins, é importante que você faça o acompanhamento periódico com um urologista.

    Resposta
  • quinta-feira, 21 de abril de 2011 em 22:00
    Permalink

    quando uso o oxibutinina paso muito mal e comeso a ter infecções fortes tenho todos os efeitos colaterais visão turva sonolencia e fico seco por dentro e por fora gego a fica todo rajado d secura inclusive diarreia e com uns 2meses d uso d 8em 8oras me da uma dor no estomago q falto morrer d dor, axo q ese remedio mais nos prejudica do q nos ajuda axo q ele e pra nos matar, vcs ja ouviram falar d eugenia? o 1° alvo são os deficientes e eu axo q estão fazeno com nois. pensen niso vejam o ,verdade oculta, no youtube

    Resposta
  • quinta-feira, 21 de abril de 2011 em 23:52
    Permalink

    ñ sinto nada nos rins, e so eu toma ese retemic meu rins começa a doer, axo q e pq seca os rins igual seca a boca alias seca o corpo todo, ja perseberam como fica os pés? quando agente e normal andante e nosas maos ou pés ficam secos os medicos ñ fala q e poblema nos rins? poriso q eu axo q ese retemic nos faz mais mal do q bem.

    maio 18th, 2011 - 23:24
    Nickolas Marcon respondeu:

    Renato, seus sintomas parecem mais um quadro de desidratação do que reação à algum remédio. Procure seu médico antes de começar ou interromper qualquer tratamento.

    Resposta
  • sexta-feira, 22 de abril de 2011 em 10:02
    Permalink

    Ola Renato… eu creio que nao se pode generalizar ne… eu uso oxibutitina a muitos anos e so me fez bem ate entao! Mas tem 3 anos que ao inves de tomar o retemic (oxibutinina), estou injetando direto dentro da bexiga. No Sarah acharam que seria melhor o efeito dessa forma. Faço cateterismo 4 vezes ao dia e em todos cats, injeto atraves da sonda (direto na bexiga) 10 ml de soluçao aquosa de oxibutitina, que é manipulado em farmacias de manipulaçao! Tem sido otimo pra mim e o efeito dele injetado é bem mais eficaz. Fiz a aplicaçao de botox em setembro do ano passado e depois disso nao perdi mais urina e esta otimo…!!!

    Resposta
  • sexta-feira, 22 de abril de 2011 em 11:33
    Permalink

    o oxibutinina e so pra pessoa ñ perde urina? no caso d quem ñ tem poblema em perde durante os intervalos do cat pod viver sem o oxibutinina e tira no cat 200ml e viver asim? penso eu q e melhor o modo mais natural posivel q e o coletor, melhor d q toma remedio q e quimica, e q nos dara poblemas na velhice, e claro q pra quem ñ tem refluxo. respondame por favor obrigado

    Resposta
  • sexta-feira, 22 de abril de 2011 em 11:55
    Permalink

    na verdade para q serve o retemic?

    Resposta
  • sexta-feira, 22 de abril de 2011 em 21:50
    Permalink

    Esse oxibutinina em comprimido é uma tremenda ”tortura”’,
    De 10 usuarios dele eu n vejo se quer 4 pessoa dizer que é
    otimo e se da bem só com ele.
    O liquido oral tem menos efeito colateral ma é carinho.
    O liquido via sonda , nem todos se dão bem, eu mesmo fiquei com febre e nunca continuo a usar essa formula…
    Tem o imipramina que só serve pra dexar a pessoa meio ”desorientado”
    Tem um outro remedio que a cartela custa $ 168,00 no qual não lembro o nome pois ao sair do consultorio lembrei que sou Brasileiro e o salario minimo é $540.00 a receita foi pra lata do lixo. (Lembrando que todos os remedios podem ser pegos na secretaria de saúde ,basta se cadastrar)
    Botox tá mais pra quem n suporta mais ficar com efeito colateral da oxutinina ou tá com a grana não muito favoravel.

    Nunca fiz mas conheço quem já fez e reomendo.

    PS. Eu não utilizo por não saber os efeitos daqui a ums 5 anos de uso, pode ser ignorançia minha mas tratamento ”novo” , TOU FORA!

    maio 18th, 2011 - 23:27
    Nickolas Marcon respondeu:

    Léo, a utilização de botox nos tecidos musculares é uma técnica conhecida há algumas décadas. A primeira vez que ouvi falar na sua utilização na bexiga tem mais de 15 anos. De lá pra cá, vejo seu uso cada vez mais difundido, sinal de que tem obtido bons resultados. Consulte seu médico sobre o histórico e indicações dessa técnica.

    Resposta
  • sábado, 23 de abril de 2011 em 19:15
    Permalink

    Léo vc e cadeirante? qual o numero d sua lesão? e asim mesmo irmão temos q ser inteligentes, sei q ñ e a intenção d alguns medicos, mas eses remedios estão causando mais poblemas em nóis do q nós ja temos e acredito eu pelos meus estudos q eses remedios estão matando agente mais rapido do q iriamos morrer.

    Resposta
  • domingo, 24 de abril de 2011 em 23:14
    Permalink

    Sou sim Renato, c5, Tomar remedio desse ai com tanto efeito colateral todo dia(oxibutinina)…. ninguem diz o que pode acontecer daqui a ums 10 anos. Vamus ver daqui a um tempo essa de botox na bexiga… tomara que seja bem os resultados assim tb começarei a usar =)

    Resposta
  • quinta-feira, 5 de maio de 2011 em 07:16
    Permalink

    Bom dia a todos. Gostaria de saber se com a aplicação do botox, o indivíduo não vai sentir mais vontade de urinar? Terá que esvaziar a bexiga sempre através de sonda? Obrigado.

    maio 18th, 2011 - 23:29
    Nickolas Marcon respondeu:

    Marcos, a aplicação de botox na bexiga inibe suas contrações naturais. É especialmente indicada para os casos de bexiga neurogênica, onde a bexiga apresenta contrações tão fortes que podem causar refluxo da urina para os rins, comprometendo o funcionamento desses órgãos. Consulte um urologista para maiores esclarecimentos.

    Resposta
  • sexta-feira, 6 de maio de 2011 em 06:33
    Permalink

    acho excelente essa troca de informações, pois muitas vezes percebo que nem os médicos tem muita certeza do que falam.

    Resposta
  • sexta-feira, 13 de maio de 2011 em 21:38
    Permalink

    Que bom ter encontrado vocês! Minha filha (3 anos) tem bexiga neurogênica, utiliza o Retemic 3 vezes ao dia e faz o cateterismo também. Infelizmente continua perdendo urina e fazendo infecções repetidas. O médico dela recomendou o botóx, mas ainda estou insegura. Quero que ela tenha melhor qualidade de vida e reduza as infecções, mas de preferência sem sofrimentos maiores. Vocês que já aplicaram sentiram dor, como foi após a aplicação?
    Obrigada pelas dicas e um abraço a todos!

    Resposta
  • terça-feira, 17 de maio de 2011 em 17:44
    Permalink

    BOA TARDE GENTE ESTAVA PROCURANDO NA NET PESSOAS QUE FIZERAM ESSE TIPO DE APLICAÇÃO .MEU NOIVO FEZ A 1 SEMANA E AINDA NAO VIU RESULTADO !!!
    ESTA MTO P BAIXO ..DESANIMADO ..POIS ELE FAZ MTO XIXI..ACORDA VARIAS VEZES A NOITE PARA FAZER ;
    POR FAVOR VCS QUE FIZERAM APLICAÇÃO DE BOTOX ..COMO FOI O RESULTADO ?IMEDIATO ???DESDE JA AGRADEÇO BJOS CAROL BH

    maio 18th, 2011 - 23:32
    Nickolas Marcon respondeu:

    Carol, uma semana é um tempo muito pequeno para se tirar conclusões. O alívio das contrações é um processo gradativo que, em alguns casos, pode demorar meses para ter um resultado efetivo. Sugiro que entre em contato com o médico responsável para ter maiores informações.

    Resposta
  • sexta-feira, 27 de maio de 2011 em 00:13
    Permalink

    tenho bexiga neurogenica por conta de doença neurologica na medula “siringomielia’ e mais alguma coisa que tentam descobrir…
    Não tinha essa urgencia de urinar como falam . nem acordava duas vezes a noite para ir ao banheiro… no entano a urodinamica deu ‘bexiga hiperativa’.
    Ja fiz duas aplicações do BOTOX não dura nem seis meses… e ao passar efeito são dores incontrolaveis de grande intensidade que não passam com medicação, tendo que me submeter urgentemente a nova aplicação o que não se consegue facilmente… por varios motivos, e alem disso a cada 30 dias tenho IU DE MUITO DESCONFORTO só neste ano ja foram 4 IU, e ainda continuo fazendo esforço para urinar.
    Antes do botox as IU era a cada seis meses ou 3 ves no ano, portanto não sei se fiz bem em optar pelo Botox em vez de usar ‘cateterismos intermitente’ com uso de anticolinergico o que nem cheguei a fazer…

    maio 27th, 2011 - 10:59
    Nickolas Marcon respondeu:

    Maria, obrigado por compartilhar sua experiência. Seria legal vc mandar outro comentário explicando o significado de “IU” e descrever o que sente quando isso acontece, pois nem todos os leitores estão acostumados com essa sigla. Um abraço.

    Resposta
  • sexta-feira, 10 de junho de 2011 em 00:37
    Permalink

    minha filha tem 10anos e descrobrimos que ela tem bexia neurogenica ela esta tomando uma menicaçao koide iprami e musculare o que ajudou ela segurar o xixi o medico neurologista indicou o traamento com botox mas na minha cidade ainda nao faz o procedimento tenho que ir para bh mg esotu desesperada esse tipo de procedimento e feito pelo sus?e demorado a aplicaçao ?algue me ajude pois estou sem rumo deus nos abençoe

    junho 10th, 2011 - 10:12
    Nickolas Marcon respondeu:

    Andreia, coloque sua dúvida em nossa comunidade do orkut, muitas pessoas lêem e possivelmente alguém poderá te ajudar. Um abraço.

    Resposta
  • quinta-feira, 14 de julho de 2011 em 14:43
    Permalink

    Tenho “CISTITE INTERSTICIAL” OU “SINDROME DA BEXIGA DOLOROSA”, tinha muitas dores, urinava frequentemente, de dia e de noite, e agora dia 06/07/2011 fiz aplicação de BOTOX na bexiga, continuo sentindo pouca dor em relação a dor anterior, mas o médico disse que é normal pois só fazem 8 dias, que a resposta se deu certo ou não só vamos saber em 30 dias mais ou menos.
    Alguem já teve esse problema e foi resolvido com BOTOX pelo menos temporareamento? ou tem outro tratamento melhor?tambem fix aplicação de DMSO 8 vezes, uma vez por mês e não adiantou.

    Moro em Teresina- Piauí, meu celuar é (86)99823159 e meu e-mail é (malucavalcanti2010@hotmail.com),.
    Por favor se alguem tiver algum comentário a fazer me liga ou me passe um e-mail.
    Beijos Malu

    Resposta
  • quinta-feira, 14 de julho de 2011 em 14:47
    Permalink

    Alguem já fez aplicação de BOTOX para cistite intersticial e deu certo?eu fiz dia 06 de julho de 2010 e ainda não deu pra saber se deu resultado positivo, beijos Malu

    Resposta
  • quinta-feira, 1 de setembro de 2011 em 12:24
    Permalink

    adorei ter lido todos os comentarios!! vou fazer aplicação de botox em outubro,pois no momento não tenho qualidade de vida nenhuma,não fico mais doque 2 horas para passar a sonda,tanto de dia quanto a noite,é uma barra!mas acredito que depois de uma demora muito grande vou finalmente fazer a aplicação de botox e espero ter mais qualidade de vida,é o que eu desejo para todos que tenham o mesmo problema de bexiga neurogenica.parabens pelo seu blog abraço….voltarei dando certo ou não!!!

    Resposta
  • sábado, 17 de setembro de 2011 em 08:12
    Permalink

    Bom dia, tenho cistite intersticial e coloquei dia 5 de setembro botox na bexiga. ainda não senti qualquer efeito, continuo com a vontade constante de urinar, é desesperante…
    gostava muito de falar com pessoas que tenham o mesmo problema…
    escrevam-me : asvbss@gmail.com
    Melhoras para todos
    Andreia

    Resposta
  • segunda-feira, 10 de outubro de 2011 em 17:19
    Permalink

    olá!Meu filho está com 5 anos e ao nascer teve uma lesão no cerebro 2 cicatrizes causadas por falta de o2 foi um parto normal muito complicado. ele tem paralisia cerebral espastica. ele conversa normal, engatinha, tem boa memória´, nunca teve desmaios nem algo parecido, só não caminha sozinho nem consegue ficar em pé sem apoio. ele faz fisioterapia desde 1 ano e 3 meses, agora em outubro vai começar a fazer aplicação de Botóx tipo a nas pernas e vai consultar um outro medico para começar a usar algum tipo de “tala”. esse procedimento pode fazer ele andar ou talvez com 10 anos ele vai fazer uma cirúrgia depende dos resultados né?! moro na fazenda na serra da canastra- minas gerais.
    me escreve: pathyewilson@hotmail.com
    ou add no msn.

    Resposta
  • quinta-feira, 3 de novembro de 2011 em 15:36
    Permalink

    ja estou na treceira aplicaçaõ de botox na bexiga p mim foi otimo sair das fraldas aplico de 6 em 6meses no centro cirugico uso uma sonda de um dia p o outro apos a cirugia prei de perder urina e vivo uma vida normal.

    Resposta
  • sexta-feira, 11 de novembro de 2011 em 09:21
    Permalink

    ola ! como prometido estou de volta,agora com a tal sonhada aplicação de botox na bexiga! realmente não é nada confortavel na hora da aplicação, mais o conforto 10 dias após é realmente maravilhoso.lembrando que eu não dormia,fazia o esvasiamento de 1 em 1 hora dia e noite e ainda tinha noites que mesmo com uso de fralda noturna , eu acabava molhando a cama ai, eu ficava pra morrer.agora eu estou fazendo o esvasiamento de 4 em 4 horas e a noite ainda usando fralda,faço as 22 horas e nem molho a fralda e só vou fazer outro esvasiamento pela manhã parece um sonho,eu retirava menos de 100 ml por retirada,agora entorno de 500 a 600 ml realmente pra quem acompanhava o meu triste pesadelo estou vivendo um sonho tranquilo.usei tres vidros de botox em 30 pontos da bexiga.

    Resposta
  • segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 em 08:36
    Permalink

    olá, tenho paraparesia espastica a dez anos atualmente estou com 33 anos comecei percerber que não conseguia segurar a uirna por muito tempo e quando precisava ir ao banheiro só saia um pouquinho tomei varios remedios inclusive o retemix comecei a fazer aplicação de botox há um ano atrás já fiz duas
    ainda estou com algumas duvidas quanto ao resultado
    consigo ficar na maioria das vezes quatro horas se urinar mas se tomar liquido continuo tendo vontade de ir ao banheiro antes do tempo pelo que entendi apos a aplicação não deveria ter vontadfe de ir ao banheiro e sim fazer a retirada da urina com a sonda só quando estivesse cheia.

    Resposta
  • quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 em 16:25
    Permalink

    Boa tarde estou com uma dúvida, quanto que custa para fazer aplicações de botox na bexiga?
    muito obrigada.
    Beijoss

    janeiro 22nd, 2012 - 23:20
    Nickolas Marcon respondeu:

    Dayane, a aplicação é um procedimento clínico realizado em hospitais e clínicas especializadas. Procure seu médico para se informar sobre valores e convênios aceitos. Um abraço.

    Resposta
  • sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 em 14:48
    Permalink

    minha mae tem retençao urinaria,precisa de sondagem 2x ao dia no minimo ,e retir a 700 a800ml tem 83 anos .urina pouco espontaneo .ja fez cirurgia a uns 10 anos ,seria recomendavel o uso de botox?ela nao consegue se sondar. e independente mora sosinha.Poa Rgs.

    janeiro 22nd, 2012 - 23:24
    Nickolas Marcon respondeu:

    Elci, o botox causa justamente a retenção urinária em pessoas que têm incontinência. Pelo seu relato, seu problema é oposto. O médico urologista é a pessoa mais recomendada para indicar o melhor tratamento. Um abraço.

    Resposta
  • terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 em 12:16
    Permalink

    Eu já fiz várias aplicações de botox na bexiga neurogénica e dei-me bem, o único inconveniente é ter de o fazer 3 x no ano.
    Parabéns pelo blog, continuem a deixar aqui as suas experiências.

    Resposta
  • segunda-feira, 30 de abril de 2012 em 18:06
    Permalink

    Por favor, alguém tem o nome e telefone de médico que faça aplicação de botox na bexiga na cidade do Rio de janeiro ?

    Resposta
  • sábado, 12 de maio de 2012 em 11:31
    Permalink

    Nikolas,td bem?

    Estou procurando informaçaoe sobre esfincterotomia.
    Sera que vc ode me ajudar?
    Obrg.

    maio 13th, 2012 - 00:08
    Nickolas Marcon respondeu:

    William, nunca ouvi falar nesse tipo de tratamento, mas bastou fazer uma rápida procura no google encontrei muitas referências ao assunto, inclusive relatos de pessoas que fizeram esse procedimento. Um abraço.

    Resposta
  • sexta-feira, 18 de maio de 2012 em 16:15
    Permalink

    OI SOU MAGALI TIVE DERRAME FIZ BOTOX NA BEXIGA FAÇO A CADA 6 MESES NÃO É FACIL MAS GRAÇAS A DEUS AINDA EXISTE ESSA SOLUÇAO MAS QUEM PRECISA FAÇA COM BOM MEDICO DARA TD CERTO MEU MEDICO E DE CURITIBA ADORO ELE E CONFIO NELE UM ABRAÇO.

    Resposta
  • terça-feira, 13 de novembro de 2012 em 02:03
    Permalink

    Nikolas td tranquilo? faz 10 meses que fikei paraplegico depois de um acidente de carro, estou com dificuldades para controlar o tanto de urina da minha bexiga, ja usei oxibutinina e tolterodina, no começo funcionava beleza tira 500 a 600ml por cat que faço de 6 em 6 hrs, mais agora nao adianta nao consigo mais, tenho perdas fraquentes e nao tenho um volume certo pois tem hrs que perco com 400ml outras vezes 300ml, meu medico falou que pode ser um pouco pisicológico, gostaria de uma ajuda pois eu fico muito irritado quando perco urina e molho a roupa ou tenho que usar coletor, me incomoda muito sair com coletor, o medico falo que nao seria caso de usar botox, o que acha? abraços

    novembro 13th, 2012 - 09:55
    Nickolas Marcon respondeu:

    Vinícius, 10 meses é pouco tempo para seu corpo se “acostumar” com a nova situação, talvez por isso seu médico não queira aplicar botox por enquanto. Você pode procurar a opinião de outro médico urologista. Normalmente o tempo considerado para estabilização do quadro é de 2 anos. Não sei qual é a sua idade, talvez vc tenha sorte e seu corpo reaja bem, mas é normal armazenar cada vez menos e perder mais frequentemente. Diria até que vc teve sorte por conseguir reter tanto e ficar sem perdas no começo. Algumas pessoas contornam isso reduzindo o tempo entre cateterismos, mas por enquanto sugiro que se acostume a usar o coletor.
    Um abraço.

    Resposta
  • segunda-feira, 26 de novembro de 2012 em 10:18
    Permalink

    muito bom os comentarios sou paraplegico ha 28 anos e sempre pro curo por esses tipos de informaçoes,No momento estou procurando por tratamentos sobre a espaticidade(contraçoes) um abraço a todos

    Resposta
  • sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 em 19:34
    Permalink

    sou policial do rj e fui baleado ficando com paraparesia e incontinência urinaria coloquei botox na bexiga no hospital Pedro hernesto e fiquei na cadeira de rodas perdi a força na perna esquerda que era boa e a direita esta ruim tambem

    Resposta
  • sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 em 19:34
    Permalink

    sou policial do rj e fui baleado ficando com paraparesia e incontinência urinaria coloquei botox na bexiga no hospital Pedro hernesto e fiquei na cadeira de rodas perdi a força na perna esquerda que era boa e a direita esta ruim tambem

    Resposta
  • quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 em 00:29
    Permalink

    Olá amigo eu sou paraplégico e estou no momento realizando alguns exames para saber se vou usar Botox, aumento na bexiga, ileovesicostomia ou mitrofanoff , mas tem uma amiga que é tetraplégica que faz uso do Botox e ela me indicou falou que foi bom para ela porque não teve mais perdas de urina e que já chegou a fazer o cateterismo uma única vez no dia que o único mau é que dura em média 6 meses.
    Mas, lembre-se cada um é um caso e que o médico deve ser consultado para saber qual procedimento vai realizar em você.

    Resposta
  • quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 em 01:56
    Permalink

    Alguém tem o nome e telefone de médico/hospital que faça aplicação de botox na bexiga na cidade do Rio de janeiro ?

    Resposta
  • domingo, 10 de fevereiro de 2013 em 01:52
    Permalink

    o nome e francisco coutinho. atende na uropan na tijuca

    Resposta
  • terça-feira, 19 de março de 2013 em 10:47
    Permalink

    olá meu filho tem 7 anos nasceu com um tumor neuroblastoma e ficou com sequelas paralisia na perna esquerda (mas acreditem ele anda normalmente) e de bexiga neurogenica, ja tomou a oxibutinina mas o medico nos deu a escolha de fazer a aplicação do botox, acredito muito nele pois é muito sensato e cuidadoso, vamos decidir e assim q tiver noticias conto.

    Resposta
  • sábado, 27 de julho de 2013 em 12:10
    Permalink

    olá a todos que acedem a este blog, sou paraplégica, sou portuguesa, vivo no Porto e já aplico o botox desde 2010 e me dou bem, o único inconveniente é ter de colocar de seis em seis meses, pois nós queremos sempre mais e melhor. A recuperação leva uma semana ou mais e a capacidade da bexiga vai aumentando, neste momento estou a recuperar duma aplicação e de 100 ml já vou nos 200 ml. Se tiverem possibilidades falem com o vosso urologista e vão em frente. Boa sorte a todos vocês

    Resposta
  • quarta-feira, 31 de julho de 2013 em 15:27
    Permalink

    Alguem saberia me informar qual o custo para colocar botox na bexiga , e se existe algum serviço público no Rio de Janeiro que faz a aplicação gratuitamente? Agradeço.

    Resposta
  • sexta-feira, 9 de agosto de 2013 em 13:46
    Permalink

    Bom eu tenho esse problema, e to quase a ponto de desistir porque já cheguei a tomar 100 mg de imipramina junto com retemix ud 10, nem mesmo essa dosagem é capaz de conter minha bexiga, eu ando normal tudo so que tenho lesão medular, o medico me receitou detrusitol, mais quem disse de eu conseguir achar esse remedio aqui.Hj mesmo to toando um retemic de 5 a 1 da tarde, outro as 7 da noite e antes de dormir to tomando retemic ud 10 1 comp, e um tofranil de 25 mg, ta sendo igual beber agua, só vejo o efeito colateral, costipação garganta trancada secura na boca, to pensando seriamente de por o botox ou fazer a cirurgia para aumentar ao tamanho da bexiga só que aqui em ivaipoã no paraná o sus num cobre, e nem sei qual é o valor

    Resposta
  • segunda-feira, 19 de agosto de 2013 em 03:20
    Permalink

    ola a todos, nasce com mielomeningocele,tenho 27 anos morro em são luis -MA, faço tratamento no sarah, tomo os remedio: retemic, tofranil, unoprost… ate pouco tempo atras eu não tinha perda de urina… mas infelizmente comecei ate perdas. e o medico me sugeriu a aplicação do botox na bexiga, gostaria que me ajudacem com algumas perguntas

    1 quanto tempo fico internado para fazer a cirugia?
    2 por quanto tempo demora a cirugia?
    3 com quantos estavão de alta?

    grato a todos desde já!

    Resposta
  • sexta-feira, 4 de outubro de 2013 em 10:43
    Permalink

    Oi, eu tenho indicação pro BOTOX na bexiga pelo Sarah Brasília mas estou na espera a quase 2 anos, você sabe que algum lugar que faz o botox?? Mesmo se for particular….
    Bjs

    Resposta
  • terça-feira, 15 de outubro de 2013 em 14:02
    Permalink

    Pessoal, alguém sabe de crianças que já fizeram a injeção de botóx recentemente?

    Resposta
  • terça-feira, 15 de outubro de 2013 em 16:59
    Permalink

    Minha mãe fez essa aplicação de Botox no Hospital Escola(HU) em Juiz de Fora, dia 05 de Outubro, ela tinha dores muito forte na região pélvica, usava detrusitol e vivia com bolsa de gelo para aliviar a dor.
    Segundo ela as dores aliviaram muito, e ela está bem feliz, tomara q tenha um efeito prolongado, ela tem 60 anos e convive com essa dor há +/- 7 anos. Assim q tiver notícias comunico.

    obs. este hospital é público, porém com um exelente atendimento.
    e também fiquei sabendo que o hospital federal de ipanema tbm realiza.

    Resposta
  • quarta-feira, 13 de novembro de 2013 em 23:14
    Permalink

    Aplicação de Botox: Hospital Universitário Pedro Ernesto(hospital Publico 0800. PONTO NEGATIVO – Cirurgia assistida por alunos), Endereço: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 77 – Vila Isabel, Rio de Janeiro – (21) 2868-8000/(21) 2587-6100. Porem apenas precisa comprar os frascos do botox (Se não quiser comprar não tem problema. Apenas se prepare p/ esperar 4 anos). 100ml geralmente é a quantidade minima aplicada e custa em media R$1300, 00. E conforme a gravidade do seu caso, mais ml será aplicado. Onde vende botox? No hospital vc será informado.

    Resposta
  • terça-feira, 17 de dezembro de 2013 em 18:22
    Permalink

    cuidado coloquei o botox em 2009 e perdi a força nas pernas estou na cadeira de rodas e com a visão alterada da vista esquerda coloquei no hospital Pedro ernesto no rj cheguei la andando e dirigindo meu carro agora; era patrocinada pela allergan eles não me deram assistência nenhuma

    Resposta
  • quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 em 16:00
    Permalink

    Pessoal, minha mãe (70 anos) sofre de cistite intersticial crônica que aumenta muito a sensibilidade e dor quando a bexiga vai enchendo, pois as contrações aumentam.
    Depois de etapas iniciais do tratamento, sua médica aplicou botox, e na primeira vez deu certo, passou uns quatro meses mais aliviada e com menos sensação de urinar toda a hora.
    Porém, nesta segunda vez , não surtiu o mesmo efeito, ele está sentindo muitas dores ainda, segundo a médica tudo foi feito como da primeira aplicação. E ainda, ela está com dificuldade para defecar(faz bem pouquinho) e sente seu ventre bastante pressionado. Será que a segunda aplicação afetou o sistema intestinal?
    Alguém sabe de algum caso parecido?

    Resposta
  • quinta-feira, 25 de setembro de 2014 em 16:45
    Permalink

    Minha filha tem esse problema de bexiga hiperativa e por indicação médica ela vai fazer aplicação de botox aqui em Imperatriz – MA
    Se alguém quiser mais informações entre em contato comigo pelo email.

    Resposta
  • quinta-feira, 14 de maio de 2015 em 17:01
    Permalink

    Sofri um acidente fazem 13 anos. dofri trauma raquimedular na regiao C-5, fiquei por meses tetraplegica. Fazem 10 anos que faço as aplicacoesde botox, voltei a andar mas minha bexiga ficou neurogenica. Faço o botox na Master Clínica em Cascavel-Pr. Uma vez por ano. Os sintomas melhoram muito, e a urgência em urinar tb. Estou me recuperando de uma aplicação, fico 3 dias de repouso com sonda direto na bexiga. Apos esses tres dias volto as minhas atividades normais.

    Resposta
  • sexta-feira, 14 de agosto de 2015 em 22:13
    Permalink

    Boa noite. Eu não tenho nenhuma paraplegia, porém, desde criança sofro com incontinência urinária. Fiz 12 anos de tratamentos, com todos os medicamentos que imaginarem, fisioterapias, no Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto- SP
    Nenhum surtiu efeito, e há 5 anos fui encaminhada para o Hospital Estadual Mário Covas em Santo André- SP. Antes havia sido orientada a fazer a cirurgia de aumento da bexiga, porém, no meu caso, foi desaconselhado, visto que a perda é noturna. Fizemos um estudo do sono, e realmente, a bexiga não “avisa” meu cérebro que está cheia e tem a contração. Com isso não sinto vontade e não acordo. Porém, durante o dia, consigo ficar muito bem, somente tenho uma urgência urinária, tipo, deu vontade, procure um banheiro rs
    Foi indicado o uso da toxina botulínica, porém, mais uma vez, não tivemos resultados positivos. Apliquei já 5 vezes, a única melhora é durante o dia, pois consigo ficar mais tempo sem urinar. Fizemos todos os exames neurológicos tbm mais de uma vez, e tudo está perfeitamente normal. Porém, várias pessoas que fazem tratamento comigo estão muito bem. Acredito que vale a pena tentar.
    O próximo passo que meu urologista quer dar, se o hospital comprar o equipamento, e o neuromodulador, que está tendo bons resultados, e funciona como um marcapasso. Alguém sabe alguma coisa sobre ele?

    Resposta
  • domingo, 20 de dezembro de 2015 em 15:23
    Permalink

    Olá Raimunda,
    Sua filha possui alguma deficiência congênita?
    Os médicos estão pensando em aplicar botox na minha bexiga, pois tenho bexiga neurogênica.
    Quantos anos sua filha tem?

    Resposta
  • domingo, 20 de dezembro de 2015 em 15:30
    Permalink

    NICKOLAS,
    Demorou muito para se recuperar da cirurgia da ampliação?
    Você gostou? Te ajudou?

    Resposta
  • sábado, 23 de janeiro de 2016 em 16:29
    Permalink

    Boa tarde.
    Tenho um filho que nasceu com mielomeningocele e tem a bexiga neurogênica, ele tem 3 anos e meio, medico quer fazer este procedimento da aplicação do Botox na bexiga. Tem alguém que conhece que já fez um aplicação para este caso?

    Resposta
  • quinta-feira, 28 de julho de 2016 em 19:09
    Permalink

    Gostaria de saber se para bexiga aumentada pode ser usdo o botox?

    Resposta
  • segunda-feira, 29 de agosto de 2016 em 04:51
    Permalink

    Gostaria de saber se alguém conhece um bom profissional q faça aplicação de botox em São Paulo?

    Resposta
  • quinta-feira, 1 de setembro de 2016 em 20:58
    Permalink

    BOA NOITE, MINHA VÓ PASSOU POR DOIS DOUTORES E ELES FALARAM QUE MINHA VÓ TINHA A NECESSIDADE DE USAR BOTOX NA BEXIGA, MAS HOJE PASSEI COM O DOUTOR QUE COLOCA ELE DISSE QUE A MINHA VÓ NÃO NECESSITA. O QUE DEVO FAZER POIS A MESMA SENTE VONTADE DE IR NO BANHEIRO MAS NÃO CONSEGUE FAZER, SENTE DOR NO VENTRE BAIXO QUE NEM PODE TOCAR,QUANDO COLOCA A SONDA ELA SENTE MELHOR MAS E SONDA DE DEMORA. ELA JÁ FEZ MAIS DE 3 URODINÂMICA, EXAME DE INFECÇÃO E OUTROS.

    Resposta
  • sábado, 5 de novembro de 2016 em 23:12
    Permalink

    Boa noite, tenho a bexiga neurogenica no dia 01/11/2016, internei-me num hospital para receber o botox na bexiga, não sei exatamente a experiências dos outros, mas no meu caso foi horrivel, não recomendo a ninguém, tenho que fazer muita força para urinar, não diminuiu a quantidade de vezes que vou ao banheiro urinar, pelo contrário aumentou muito, sou obrigado a tomar pouca água por conta disso, e ainda assim sinto vontades de urinar, saindo gotas.

    Resposta
  • segunda-feira, 29 de maio de 2017 em 17:33
    Permalink

    Marvim , você fez onde ?

    Resposta
  • segunda-feira, 29 de maio de 2017 em 17:35
    Permalink

    Andrea , poderia me ajudar como faço para entrar em contato com eles? sou de Cuiaba-MT

    Resposta
  • terça-feira, 30 de maio de 2017 em 18:27
    Permalink

    minha mae fez em juiz de fora, mas agora esta na lutra pela segunda dose. o governo
    não está liberando . é o hospital universitário que tem lá. juiz de fora-MG

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

X

Pin It on Pinterest

X