Ir para conteúdo principal | Acessibilidade do blog

Conteúdo Principal

Botox na bexiga

Nickolas Marcon - segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 08:59

Entre os milhares de emails que circulam diariamente entre os autores do blog, a Cris começou uma conversa sobre aplicação de botox na bexiga para reduzir suas contrações e, consequentemente, a perda de urina.

Pois bem. Há 11 anos atrás eu estudei um pouco sobre a toxina botulínica (botox) e seus usos. Ela é indicada como relaxante muscular, pois praticamente paralisa a movimentação do músculo em que é aplicada. Seu uso mais comum é em tratamentos estéticos, paralisando músculos da face que formam dobras na pele quando se contraem. Como são músculos pequenos, seu efeito dura até 8 meses.

Aplicando a toxina em músculos maiores, a duração do efeito se reduz. Já houve experimentos para reduzir a espasticidade das pernas, porém o efeito não durava mais que algumas semanas. A toxina também é utilizada em casos de bexiga neurogênica para reduzir as contrações e consequentes perdas de urina. O efeito dura mais que a aplicação em músculos grandes, mas também é passageiro. Mesmo assim, é um procedimento usado por alguns urologistas com sucesso.

Minha bexiga tinha muitas contrações, e isso me trazia problemas mais sérios que a perda de urina: infecções recorrentes. Na época, o médico urologista não recomendou a toxina para o meu caso, pois seu efeito era muito rápido e provavelmente eu teria que fazer aplicações todo mês.

A opção usada para contornar o problema foi uma cirurgia de aumento da bexiga usando um pedaço do tecido do intestino delgado (minha barriga deve estar uma bagunça por dentro). Hoje consigo reter um volume entre 700 e 900 ml (já tirei mais de 1 litro num dia de aperto). A idéia é fazer o cateterismo antes do enchimento total da bexiga para não haver nenhuma perda. Isso tem funcionado muito bem nos últimos 10 anos. Com movimentação diária na cadeira, a capacidade da bexiga dura de 5 a 8 horas dependendo da quantidade de líquido ingerido. Dormindo, tenho 8 horas de autonomia de sono sem precisar ir no banheiro.

Imagino que o efeito conseguido pelo botox seja um pouco menor, pois ele paralisa as contrações da bexiga mas não aumenta o seu volume.

Se alguém já tiver usado o botox na bexiga, deixe um comentário contando sua história, ok?

 

——- Atualização em 18/05/2011 ——-

Pessoal, lembro a todos que nossa intenção é apenas compartilhar informações e relatar experiências. Em nenhum momento as opiniões escritas no texto principal ou nos comentários devem substituir o diagnóstico e a orientação médica. Somente um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso. Nunca inicie ou interrompa um tratamento sem o acompanhamento do seu médico.

Share

404

Lateral Direita

Buscar

Banner da loja virtual Cavenaghi