Saúde

Botox na bexiga

96

Entre os milhares de emails que circulam diariamente entre os autores do blog, a Cris começou uma conversa sobre aplicação de botox na bexiga para reduzir suas contrações e, consequentemente, a perda de urina.

Pois bem. Há 11 anos atrás eu estudei um pouco sobre a toxina botulínica (botox) e seus usos. Ela é indicada como relaxante muscular, pois praticamente paralisa a movimentação do músculo em que é aplicada. Seu uso mais comum é em tratamentos estéticos, paralisando músculos da face que formam dobras na pele quando se contraem. Como são músculos pequenos, seu efeito dura até 8 meses.

Aplicando a toxina em músculos maiores, a duração do efeito se reduz. Já houve experimentos para reduzir a espasticidade das pernas, porém o efeito não durava mais que algumas semanas. A toxina também é utilizada em casos de bexiga neurogênica para reduzir as contrações e consequentes perdas de urina. O efeito dura mais que a aplicação em músculos grandes, mas também é passageiro. Mesmo assim, é um procedimento usado por alguns urologistas com sucesso.

Minha bexiga tinha muitas contrações, e isso me trazia problemas mais sérios que a perda de urina: infecções recorrentes. Na época, o médico urologista não recomendou a toxina para o meu caso, pois seu efeito era muito rápido e provavelmente eu teria que fazer aplicações todo mês.

A opção usada para contornar o problema foi uma cirurgia de aumento da bexiga usando um pedaço do tecido do intestino delgado (minha barriga deve estar uma bagunça por dentro). Hoje consigo reter um volume entre 700 e 900 ml (já tirei mais de 1 litro num dia de aperto). A idéia é fazer o cateterismo antes do enchimento total da bexiga para não haver nenhuma perda. Isso tem funcionado muito bem nos últimos 10 anos. Com movimentação diária na cadeira, a capacidade da bexiga dura de 5 a 8 horas dependendo da quantidade de líquido ingerido. Dormindo, tenho 8 horas de autonomia de sono sem precisar ir no banheiro.

Imagino que o efeito conseguido pelo botox seja um pouco menor, pois ele paralisa as contrações da bexiga mas não aumenta o seu volume.

Se alguém já tiver usado o botox na bexiga, deixe um comentário contando sua história, ok?

 

——- Atualização em 18/05/2011 ——-

Pessoal, lembro a todos que nossa intenção é apenas compartilhar informações e relatar experiências. Em nenhum momento as opiniões escritas no texto principal ou nos comentários devem substituir o diagnóstico e a orientação médica. Somente um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso. Nunca inicie ou interrompa um tratamento sem o acompanhamento do seu médico.

Sobre o autor / 

Nickolas Marcon

96 Comentários

  1. william sábado, 12 de maio de 2012 em 11:31 -  Responder

    Nikolas,td bem?

    Estou procurando informaçaoe sobre esfincterotomia.
    Sera que vc ode me ajudar?
    Obrg.

    maio 13th, 2012 - 00:08
    Nickolas Marcon respondeu:

    William, nunca ouvi falar nesse tipo de tratamento, mas bastou fazer uma rápida procura no google encontrei muitas referências ao assunto, inclusive relatos de pessoas que fizeram esse procedimento. Um abraço.

  2. MAGALI DA SILVA sexta-feira, 18 de maio de 2012 em 16:15 -  Responder

    OI SOU MAGALI TIVE DERRAME FIZ BOTOX NA BEXIGA FAÇO A CADA 6 MESES NÃO É FACIL MAS GRAÇAS A DEUS AINDA EXISTE ESSA SOLUÇAO MAS QUEM PRECISA FAÇA COM BOM MEDICO DARA TD CERTO MEU MEDICO E DE CURITIBA ADORO ELE E CONFIO NELE UM ABRAÇO.

  3. Vinicius terça-feira, 13 de novembro de 2012 em 02:03 -  Responder

    Nikolas td tranquilo? faz 10 meses que fikei paraplegico depois de um acidente de carro, estou com dificuldades para controlar o tanto de urina da minha bexiga, ja usei oxibutinina e tolterodina, no começo funcionava beleza tira 500 a 600ml por cat que faço de 6 em 6 hrs, mais agora nao adianta nao consigo mais, tenho perdas fraquentes e nao tenho um volume certo pois tem hrs que perco com 400ml outras vezes 300ml, meu medico falou que pode ser um pouco pisicológico, gostaria de uma ajuda pois eu fico muito irritado quando perco urina e molho a roupa ou tenho que usar coletor, me incomoda muito sair com coletor, o medico falo que nao seria caso de usar botox, o que acha? abraços

    novembro 13th, 2012 - 09:55
    Nickolas Marcon respondeu:

    Vinícius, 10 meses é pouco tempo para seu corpo se “acostumar” com a nova situação, talvez por isso seu médico não queira aplicar botox por enquanto. Você pode procurar a opinião de outro médico urologista. Normalmente o tempo considerado para estabilização do quadro é de 2 anos. Não sei qual é a sua idade, talvez vc tenha sorte e seu corpo reaja bem, mas é normal armazenar cada vez menos e perder mais frequentemente. Diria até que vc teve sorte por conseguir reter tanto e ficar sem perdas no começo. Algumas pessoas contornam isso reduzindo o tempo entre cateterismos, mas por enquanto sugiro que se acostume a usar o coletor.
    Um abraço.

  4. osvaldo segunda-feira, 26 de novembro de 2012 em 10:18 -  Responder

    muito bom os comentarios sou paraplegico ha 28 anos e sempre pro curo por esses tipos de informaçoes,No momento estou procurando por tratamentos sobre a espaticidade(contraçoes) um abraço a todos

  5. Ronaldo nunes de freitas sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 em 19:34 -  Responder

    sou policial do rj e fui baleado ficando com paraparesia e incontinência urinaria coloquei botox na bexiga no hospital Pedro hernesto e fiquei na cadeira de rodas perdi a força na perna esquerda que era boa e a direita esta ruim tambem

  6. Ronaldo nunes de freitas sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 em 19:34 -  Responder

    sou policial do rj e fui baleado ficando com paraparesia e incontinência urinaria coloquei botox na bexiga no hospital Pedro hernesto e fiquei na cadeira de rodas perdi a força na perna esquerda que era boa e a direita esta ruim tambem

  7. luciano quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 em 00:29 -  Responder

    Olá amigo eu sou paraplégico e estou no momento realizando alguns exames para saber se vou usar Botox, aumento na bexiga, ileovesicostomia ou mitrofanoff , mas tem uma amiga que é tetraplégica que faz uso do Botox e ela me indicou falou que foi bom para ela porque não teve mais perdas de urina e que já chegou a fazer o cateterismo uma única vez no dia que o único mau é que dura em média 6 meses.
    Mas, lembre-se cada um é um caso e que o médico deve ser consultado para saber qual procedimento vai realizar em você.

  8. Melvim quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 em 01:56 -  Responder

    Alguém tem o nome e telefone de médico/hospital que faça aplicação de botox na bexiga na cidade do Rio de janeiro ?

  9. anderson domingo, 10 de fevereiro de 2013 em 01:52 -  Responder

    o nome e francisco coutinho. atende na uropan na tijuca

  10. fernanda terça-feira, 19 de março de 2013 em 10:47 -  Responder

    olá meu filho tem 7 anos nasceu com um tumor neuroblastoma e ficou com sequelas paralisia na perna esquerda (mas acreditem ele anda normalmente) e de bexiga neurogenica, ja tomou a oxibutinina mas o medico nos deu a escolha de fazer a aplicação do botox, acredito muito nele pois é muito sensato e cuidadoso, vamos decidir e assim q tiver noticias conto.

  11. maria eugenia sábado, 27 de julho de 2013 em 12:10 -  Responder

    olá a todos que acedem a este blog, sou paraplégica, sou portuguesa, vivo no Porto e já aplico o botox desde 2010 e me dou bem, o único inconveniente é ter de colocar de seis em seis meses, pois nós queremos sempre mais e melhor. A recuperação leva uma semana ou mais e a capacidade da bexiga vai aumentando, neste momento estou a recuperar duma aplicação e de 100 ml já vou nos 200 ml. Se tiverem possibilidades falem com o vosso urologista e vão em frente. Boa sorte a todos vocês

  12. marcos rodrigues silva quarta-feira, 31 de julho de 2013 em 15:27 -  Responder

    Alguem saberia me informar qual o custo para colocar botox na bexiga , e se existe algum serviço público no Rio de Janeiro que faz a aplicação gratuitamente? Agradeço.

  13. césar lima da costa sexta-feira, 9 de agosto de 2013 em 13:46 -  Responder

    Bom eu tenho esse problema, e to quase a ponto de desistir porque já cheguei a tomar 100 mg de imipramina junto com retemix ud 10, nem mesmo essa dosagem é capaz de conter minha bexiga, eu ando normal tudo so que tenho lesão medular, o medico me receitou detrusitol, mais quem disse de eu conseguir achar esse remedio aqui.Hj mesmo to toando um retemic de 5 a 1 da tarde, outro as 7 da noite e antes de dormir to tomando retemic ud 10 1 comp, e um tofranil de 25 mg, ta sendo igual beber agua, só vejo o efeito colateral, costipação garganta trancada secura na boca, to pensando seriamente de por o botox ou fazer a cirurgia para aumentar ao tamanho da bexiga só que aqui em ivaipoã no paraná o sus num cobre, e nem sei qual é o valor

  14. tarcisio segunda-feira, 19 de agosto de 2013 em 03:20 -  Responder

    ola a todos, nasce com mielomeningocele,tenho 27 anos morro em são luis -MA, faço tratamento no sarah, tomo os remedio: retemic, tofranil, unoprost… ate pouco tempo atras eu não tinha perda de urina… mas infelizmente comecei ate perdas. e o medico me sugeriu a aplicação do botox na bexiga, gostaria que me ajudacem com algumas perguntas

    1 quanto tempo fico internado para fazer a cirugia?
    2 por quanto tempo demora a cirugia?
    3 com quantos estavão de alta?

    grato a todos desde já!

  15. Diana F Matos sexta-feira, 4 de outubro de 2013 em 10:43 -  Responder

    Oi, eu tenho indicação pro BOTOX na bexiga pelo Sarah Brasília mas estou na espera a quase 2 anos, você sabe que algum lugar que faz o botox?? Mesmo se for particular….
    Bjs

  16. LEESSANNY terça-feira, 15 de outubro de 2013 em 14:02 -  Responder

    Pessoal, alguém sabe de crianças que já fizeram a injeção de botóx recentemente?

  17. ANDREA REI terça-feira, 15 de outubro de 2013 em 16:59 -  Responder

    Minha mãe fez essa aplicação de Botox no Hospital Escola(HU) em Juiz de Fora, dia 05 de Outubro, ela tinha dores muito forte na região pélvica, usava detrusitol e vivia com bolsa de gelo para aliviar a dor.
    Segundo ela as dores aliviaram muito, e ela está bem feliz, tomara q tenha um efeito prolongado, ela tem 60 anos e convive com essa dor há +/- 7 anos. Assim q tiver notícias comunico.

    obs. este hospital é público, porém com um exelente atendimento.
    e também fiquei sabendo que o hospital federal de ipanema tbm realiza.

  18. Melvim quarta-feira, 13 de novembro de 2013 em 23:14 -  Responder

    Aplicação de Botox: Hospital Universitário Pedro Ernesto(hospital Publico 0800. PONTO NEGATIVO – Cirurgia assistida por alunos), Endereço: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 77 – Vila Isabel, Rio de Janeiro – (21) 2868-8000/(21) 2587-6100. Porem apenas precisa comprar os frascos do botox (Se não quiser comprar não tem problema. Apenas se prepare p/ esperar 4 anos). 100ml geralmente é a quantidade minima aplicada e custa em media R$1300, 00. E conforme a gravidade do seu caso, mais ml será aplicado. Onde vende botox? No hospital vc será informado.

  19. Ronaldo nunes de freitas terça-feira, 17 de dezembro de 2013 em 18:22 -  Responder

    cuidado coloquei o botox em 2009 e perdi a força nas pernas estou na cadeira de rodas e com a visão alterada da vista esquerda coloquei no hospital Pedro ernesto no rj cheguei la andando e dirigindo meu carro agora; era patrocinada pela allergan eles não me deram assistência nenhuma

  20. Octavio Ramos quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 em 16:00 -  Responder

    Pessoal, minha mãe (70 anos) sofre de cistite intersticial crônica que aumenta muito a sensibilidade e dor quando a bexiga vai enchendo, pois as contrações aumentam.
    Depois de etapas iniciais do tratamento, sua médica aplicou botox, e na primeira vez deu certo, passou uns quatro meses mais aliviada e com menos sensação de urinar toda a hora.
    Porém, nesta segunda vez , não surtiu o mesmo efeito, ele está sentindo muitas dores ainda, segundo a médica tudo foi feito como da primeira aplicação. E ainda, ela está com dificuldade para defecar(faz bem pouquinho) e sente seu ventre bastante pressionado. Será que a segunda aplicação afetou o sistema intestinal?
    Alguém sabe de algum caso parecido?

1 2

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook