Pressão e resistência de pneus: perguntas e respostas

Mais uma troca de emails entre os autores do blog, que resolvemos transformar em post. Passar informações adiante, eis o nosso lema!

Cris pergunta:
Estava lendo o fórum do Care Cure e vi um cara reclamando que seus 2 pneus novos estouraram, apesar de serem pneus de alta pressão (é assim que fala?). Os meus pneus são de alta pressão, segundo o fabricante, são necessárias 110 lbs para enchê-lo. É isso mesmo? Será que o meu pneu também corre o risco de estourar?
Alguns internautas sugeriram que o cara colocasse um tal de rim tape pra evitar que isso acontecesse. O que é isso?
Outro participante do fórum disse que os raios Spox também evitam que o pneu fure. É isso mesmo?

Nickolas responde:
Cris, a pressão dos pneus é essa mesma, eu às vezes coloco até 120 lbs/in² nos meus. Quanto mais pressão, mais leve (e mais dura) a cadeira fica. É normal que depois de 2 semanas essa pressão caia para umas 90 ou 80 lbs/in², aí vocês os enche de novo.

Lembre-se que esse número refere-se à pressão, não à quantidade de ar. Um pneu de carro com 30 lbs/in² tem muito mais ar que o pneu da cadeira com 110 lbs/in². A maioria dos compressores de postos de gasolina não chega a essa pressão, e os que chegam não tem sensibilidade para encher pneus tão pequenos: acabam colocando ar demais e, com isso, os pneus estouram. Portanto, não arrisque encher seus novos pneuzinhos em posto de gasolina, ok?

Sugiro fortemente que você compre um compressor pequeno, tipo aqueles para ligar em acendedor de cigarros do carro. A maioria tem manômetro e ótima sensibilidade para encher os pneus numa boa. São baratos (menos de R$ 100,00) e duram muito tempo.

Alguns exemplos:

www.posthaus.com.br/hobby/ferramentas

www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf%3Bjsessionid=dcCnbsfqPOT4BKDMtviVrg**.aplweb03_prd

www.americanas.com.br/AcomProd/14129/2476442

 

Dado completa:
Algumas considerações: às vezes o pneu aguenta 145 Lbs (ex: Schwalbe Marathon Plus Evolution), mas a câmara de ar não. As nacionais são uma porcaria e estouram mesmo, mas nunca tive problema com as importadas. As de 1" normalmente já são preparadas para aguentar a pressão alta.

A dica do compressor é ótima! Eu tb usava um, mas quebrou. Vou comprar outro pois está fazendo falta.

Sobre o rim tape, nada mais é do que uma fita de tecido/borracha que fica entre o aro e a câmara de ar. Essa fita evida que as pontas dos raios, na parte interna do aro, não rasguem a câmara de ar. Eu tenho um par lá em casa sem uso, mas realmente não são muito necessários com os raios Spox. Explico o porquê: ao contrário dos raios comuns, de aço, os Spox não tem pontas afiadas que podem furar a câmara. Particularmente, não estou usando rim tape na roda atual e não tive problemas nesses quase 2 anos com a cadeira.

E você leitor? Tem alguma dica sobre pneus?

 

Facebook Comments

5 comentários em “Pressão e resistência de pneus: perguntas e respostas

  • segunda-feira, 5 de outubro de 2009 em 16:51
    Permalink

    Essa rim tape serve para queles pneus menores de cadeira motorizada? Porque o meu pneu furou minha câmara esse fim de semana e estragou meu humor…
    E mais, meus pneus tem ressecado e partido, como que faço pra que eles durem mais? Alguma dica?
    Obrigada desde já, galera! Um abraço!

    outubro 5th, 2009 - 16:51
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Mila! O rim tape serve sim… Vc pode improvisar um também. Pega um pedaço de plástico (pode ser garrafa pet), faz uma tira e coloca entre o pneu e a câmara de ar. Se for um plástico mais duro, melhor ainda! Só tem que moldá-lo ao pneu. Sobre o ressecamento, a única dica que conheço é evitar usar solventes e outros produtos químicos no pneu. Isso se vc estiver usando, claro. Pra lavar, apenas água e sabão. Se continuar ressecando, aí eu não sei o que pode ser… Talvez a má qualidade da borracha 🙁 Se souber de mais alguma coisa, mando pra vc 😉 Beijos, Eduardo

    Resposta
  • segunda-feira, 5 de outubro de 2009 em 18:59
    Permalink

    utilizei por muitos anos os pneus tradicionais encontrados nas cadeiras aqui no brasil, que medem 24×1.3/8. É o pneu inflável padrão de 99% das cadeiras nacionais. Depois que tive oportunidade de utilizar pneus mais finos (24×1) senti que a cadeira fica um pouco mais fácil de empurrar, sendre eu tetra C4/C5 com muito pouca força, fez diferença. Guardo minhas rodas e pneus antigos para ocasiões como sítios, areia, e outros lugares sem calçamento adequado.

    outubro 5th, 2009 - 18:59
    Mão na Roda respondeu:

    Fala Christian! O pneu mais fino deixa a cadeira bem mais leve mesmo… Olha que aqui eu encaro buraqueira todo dia e mesmo assim não vale a pena trocar os meus de 1" pelo tradicional de 1 3/8". O próximo passo é arrumar uns daqueles de 7/8" e ver se eu aguento com eles no dia a dia 🙂 Abração!

    Resposta
  • Pingback: O “ser” cadeirante « Blog Mão na Roda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest