Munique – Segundo dia

Torre da Neues Rathaus - MarienplatzTentamos acordar cedo, mas o cansaço da viagem de avião não nos ajudou muito. Mas como os dias no final de verão em Munique só escurecem lá pras 19:30h, conseguimos aproveitar o belíssimo céu azul e clima de outono brasileiro.

Começamos fazendo o tour mais básico e obrigatório de Munique. Saindo do Karlsplatz (praça do Carlos), seguimos a rua de pedestres Neuhauserstrasse até chegarmos ao Marienplatz. Se você gosta de visitar igrejas, vai encontrar um monte delas nesse percurso. Entre elas St. Michael e a Frauenkirche. O trajeto é todo de lajotas de cimento intercaladas com pedras parecidas com as portuguesas e com rampas em quase todas as esquinas. Bastante tranquilo para cadeirantes.

Na Marienplatz (praça da Maria) fica a Neues Rathaus (nova prefeitura). De nova não tem nada, o prédio é super antigo, mas se você comparar com a velha prefeitura, que fica a alguns passos dali, vai entender o seu nome. A Neues Rathaus é uma construção imponente, com uma torre enorme e belíssima, que todos os dias às 11, 12 e 17 horas torna-se atração da praça com o soar de seus 43 sinos e o show de bonequinhos de madeira girando e dançando na torre, representando momentos importantes da história da cidade. São 8 minutos de torcicolo nos turistas. Mas se você é chegado a efeitos especiais, pode achar o show meio chato.

Vista da torre da Neues Rathaus. A passarela circunda toda torre e oferece vista para todos os lados da cidade.Ah, sim! A torre também pode ser visitada, e por cadeirantes! Existe um elevador que leva até o 4º andar da prefeitura, onde os ingressos são vendidos (2 euros por cabeça) e outro elevador que leva ao topo da torre. Tudo com rampinhas e entradas para cadeira de rodas. O único detalhe, que infelizmente não pode ser mexido, é o espaço no topo da torre. Ele é um pouco apertado e, se você tiver uma cadeira muita larga (>65cm), talvez não consiga circular direito por lá. De qualquer forma, tente ir! A vista lá de cima é belíssima e você vê a cidade inteira, com todos aqueles telhadinhos fofos que me fazem lembrar do filme Mary Poppins.
Dica importante: tente visitar a torre longe dos horários do show dos sinos e com certeza você a encontrará mais vazia, pois todos os turistas estarão lá embaixo, na praça, olhando o show. Logo depois a torre lota de gente! Se estiver apertado, aproveite o banheiro acessível que fica no pátio interno da Neues Rathaus. A cabine adaptada é dentro do banheiro feminino, mas ambos os sexos podem usá-la.

À esquerda: Dado e o Monopteros ao fundo. À direita: Bianca no Hofgarten, com o templo de Diana ao fundo.Se você não se incomoda em andar, pode continuar seu passeio seguindo pelas ruas Weinstrasse e Theatinerstrasse até o Odeonsplatz, onde você encontrará um enorme monumento "protegido" por dois leões de pedra (animal representante da Baviera) e o Hofgarten (jardim do pátio), um lindo jardim verde e florido, que cerca o templo a Diana. Uma delícia sentar por ali e aproveitar um pouco de sol. O chão é de terra batida, dá pra rodar com a cadeira numa boa.

Englischer gartenAtravessando esse jardim na diagonal e passando por uma passarela subterrânea você chega ao Englischer Garten (atenção: para se chegar à passarela você pode pegar uma escada com degraus largos ou uma rampa. Se você der de cara com a escada e achar ruim descê-la, contorne a praça até chegar à rampa).

A escada que leva ao MonopterosSabe o jardim botânico do Rio? Misture-o com o Parque da Cidade e multiplique por 10. Pronto! Você tem o Englischer Garten. Claro que a vegetação é um pouco diferente, mas o legal desse parque é que ele corta vários bairros da cidade e oferece inúmeras trilhas (terra bem batidinha, a cadeira roda legal!), gramados enormes para você relaxar ao sol e muitos bancos à sombra das árvores, para você descansar se estiver com calor. É nele que também fica o famoso Biergarten (jardim da cerveja) da Chinesische Turm (torre chinesa), onde você pode se sentar, comer e beber uma típica cerveja alemã. Ah, ali fica um dos banheiros acessíveis do Englischer Garten!

Quem tem mais disposição e um ajudante como eu (hehehe), também pode tentar subir o mirante Monopteros. Pra chegar até ele você encontra uma ladeira com degraus bem largos (veja a foto). O finalzinho dela é um pouco mais íngreme e chatinho, mas a vista lá do alto vale o esforço. Você consegue ver um dos grandes gramados do parque e um pouco da cidade ao fundo.

Saímos de lá no final do dia, e é importante frisar que o comércio na Alemanha fecha cedo, por volta das 18h, com exceção das lojas de departamento que fecham às 20h. Ou seja, se você precisa comprar alguma coisa, não deixe para fazê-lo muito tarde.

Vista a partir do Monopteros: o grande gramado e a cidade ao fundo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest