Panthera X – a cadeira de rodas mais leve do mundo

Foto da cadeira de rodas Panthera XOutro dia, navegando pela internet da vida, vi num Forum várias comentários sobre uma cadeira que está sendo lançada na Europa. A cadeira é a Panthera X, fabricada na Suécia. O que ela tem de mais? Ela é praticamente toda feita em fibra de carbono. Só o pedal é que é de titanio. O resultado disso é que o peso total da cadeira é 4,2Kg. Se tirar as rodas, o peso cai pela metade, 2,1Kg. Imagina colocar dentro do carro? Molinho, né?

Mas é claro que tanta leveza tem algumas desvantagens, começando pelo preço. Parece que o preço incial dela é de 5.000 euros. Isso mesmo. E sendo muito otimista em relação ao câmbio, essa pluminha sai por R$ 12.500. Isso se você comprá-la purinha, sem nada. Nem aquele protetor lateral de roupas estaria incluído. Colocando outros itens, o peso aumenta. E por ela ser feita de um material tão especial, não sei se é fácil arrumar extras que a sirvam.

Mas além do preço, a cadeira tem algo que não me agrada. O corrimão da roda é de aluminio. Apesar de ser leve, ele escorrega muito, dificultando um pouco a pegada, principalmente pra quem é tetra. Só que isso é apenas um detalhe, né?

Detalhe da cadeira de rodas Panthera XAh, sim! Apesar de ser bonita, fico imaginando quantos arranhões a cadeira aguenta. Fibra de carbono arranha muito fácil. Se tivesse uma dessas, em menos de um mês a bicha já estaria parecendo uma cadeira velha, rs. Sim, sou mega barbeira. Minha tetrice nem sempre permite curvas (ou retas, rs) precisas. Aí não tem jeito, acaba arranhando mesmo. E ainda tem a resistência. Não sei se confio que ela não vá quebrar com facilidade. Os engenheiros que a desenvolveram dizem que ela não quebra por nada nesse mundo, que foram feitos zilhões de teste para assegurar a durabilidade e resistência do material e, exatamente por isso, eles dão 5 anos de garantia. Hummmm, mesmo assim, sei não. Coisas dessa minha cabecinha leiga no assunto…

Para quem quiser dar uma olhada, segue o link da Panthera X (http://www.panthera-x.com), que começará a ser produzida em 2010.

Facebook Comments

11 comentários em “Panthera X – a cadeira de rodas mais leve do mundo

  • terça-feira, 27 de outubro de 2009 em 22:35
    Permalink

    Cris
    Que altura é sua lesão? Vc usa a monobloco? A lesão do Milton é C5-C6 ele é um tetra meio paraguaio e até hoje usa a basicona com eixo em X, temos medo de comprar uma monobloco e ele não se adaptar e ficarmos com um lefante branco dentro de casa.
    Beijos
    Tania Speroni
    http://www.zerohora.com/sembarreiras

    outubro 27th, 2009 - 22:35
    Mão na Roda respondeu:

    Oi Tania! Tomei a liberdade de responder. Independente da lesão, a monobloco é bem melhor, principalmente para quem tem maior comprometimento na mobilidade. Basta configurar a cadeira direitinho para o usuário que ela SEMPRE vai render mais do que a que fecha em X! Beijos, Eduardo.

    Resposta
  • terça-feira, 27 de outubro de 2009 em 12:00
    Permalink

    Cris, eu sempre tive dúvidas em relação à resistência da fibra de carbono, mas se os suecos estão apostando nisso, acredito neles 🙂 E uma cadeira com menos de 5Kg é um sonho mesmo, mas haja dindin! Beijos!

    Resposta
  • segunda-feira, 2 de novembro de 2009 em 22:52
    Permalink

    ainda tenho dúvidas quanto a capacidade de absorção de impactos da fibra de carbono. tudo bem que a realidade europeia é outra, mas é algo importante a se levar em conta. todavia, não deixa de ser uma cadeira "sexy".

    novembro 2nd, 2009 - 22:52
    Mão na Roda respondeu:

    Christian, na época em que eu andava de bike, cheguei a testar uma de fibra de carbono com cachimbos. A bike era bem legal! A gente ficava meio tenso com a questão da resistência, mas acredito que, para dar essa garantia de 5 anos, os suecos devem ter testado MUITO! Abração, Eduardo.

    Resposta
  • quinta-feira, 4 de agosto de 2011 em 08:39
    Permalink

    Alguem poderia me informar telefone, ou site para eu fazer orçamento …

    Resposta
  • quinta-feira, 22 de maio de 2014 em 09:20
    Permalink

    Por favor alguem .me passa o tel do vendedor

    Resposta
  • segunda-feira, 27 de outubro de 2014 em 12:25
    Permalink

    Aos amigos que queiram adquirir uma cadeira dessa indico a Mobility Brasil, comprei com eles a cadeira demorou 4 meses pra vim, mas estou adorando, não tem comparação com outras de materiais diferentes, muito leve pra colocar no carro, mas tem que ter um bom controle de tronco e saber controlar bem a cadeira empinada, pois por ser leve ela empina muito, mas muito fácil mesmo. Segue o site http://www.mobilitybrasil.com.br. Espero ter ajudado, se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber mais da cadeira estou a disposição. Abraços

    Resposta
  • terça-feira, 2 de agosto de 2016 em 12:10
    Permalink

    oie…

    Tudo em paz por aí?

    Eu tava até agora pesquisando esse tópico! E acabei chegando aqui…

    Quero tirar uma dúvida:

    Como eu encontro sobre esse tema na internet?

    Independentemente disso, grato pelo site e todo esse material que você disponibiliza assim de graça!

    muito sucesso pra ti!

    Resposta
  • terça-feira, 6 de junho de 2017 em 06:46
    Permalink

    QUAL O PREÇO DA PANTHERA X?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

Pin It on Pinterest