Equipamentos

Smartphones

17

Diz a lenda que a tecnologia é pra nos ajudar, ou resolver problemas que não tínhamos antes. Mas às vezes, mesmo sem querer, surgem coisas boas por aí. Estou falando dos Smartphones. Além de serem praticamente um mini-computador portátil com telefone, os mais modernos possuem o touch screen que é uma benção para quem tem pouco movimento nos dedos e mãos.

Touch quem? O touch screen  nada mais é do que uma tela sensível ao toque. Ao invés de você usar aqueles tecladinhos de celular e suas micro-teclas irritantes, usa o dedo. Bem moderno, no melhor estilo dos filmes futuristas. Aliás, algumas marcas de computadores já possuem monitores com essa tecnologia. A Sony tem um modelo com monitor touch screen muito bacana. Cheguei a brincar com um numa loja, me senti dentro do filme “Minority Report”. Arrasta pra lá, arrasta pra cá, uma loucura! Só que o preço… Impublicável!

iPhone 3G

iPhone 3G

Mas, vamos ao que interessa. Atualmente aqui no Brasil conheço três marcas que possuem smartphones com touch screen: Apple, Sony Ericsson e HTC. O iPhone da Apple eu já testei e é muuuuuito legal. Além de facilitar muito o fato de não ter botões e eu não precisar ficar brigando com o aparelho para apertar nada, os ícones são relativamente grandes e o teclado também é bem tranqüilo de usar. Ele tem o mesmo estilo de um teclado normal e bem fácil de digitar. Já o da HTC e o da Sony Ericsson (modelo Xperia-X10), não tive a chance de testar, mas acredito que não sejam muito diferentes.

A Nokia já está lançando na Europa um modelo novo com touch screen, mas ainda não tem previsão para chegar aqui no Brasil. E ainda tem o smart da Google, mas até  onde eu sei, ele ainda não está à venda aqui no Brasil. Quem quiser comprar um lá fora desbloqueado terá que desembolsar U$ 529,00.

Celular HTC Touch

HTC Touch

Mas como tudo que é novidade, existe um custo. A  média de um iPhone ou de um HTC é de R$ 1.000,00. Claro que o preço vai variar dependendo de onde você comprar e em qual plano da operadora. E não custa lembrar que esses aparelhos possuem funções que necessitam de acesso a web, nesses casos, além do custo do aparelho e do plano do telefone, você vai ter que desembolsar mais um pouco por mês pra ter um plano de dados.

Celular Xperia-X10

Xperia-X10

Cruel, não? Agora é rezar para o touch screen virar algo comum e baixar de preço. Mas pra quem tem os dedinhos com pouca força e pode comprar um, aconselho. Além da facilidade pra usar o aparelho, é bacana de mais. Mas cuidado, smartphone vicia!

OBS: Bem que poderiam usar a tecnologia de touch screen pra controle remoto, né? rs.

Sobre o autor / 

Cris Costa

17 Comentários

  1. Felipe quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 15:40 -  Responder

    muito bom esse post!!!
    bjus cris

    maio 21st, 2010 - 19:01
    Cris Costa respondeu:

    Que bom que gostou! Bjs, Cris.

  2. Luma quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 16:32 -  Responder

    Tem vários celulares, não só smartphones, de várias marcas que tem touchscreen. Minha irmã tem um Samsung Star (da pra usar tanto os dedos quando uma canetinha que vem com ele) e uma amiga aqui do trabalho tem o Samsung Corby. A Nokia também tem uns bem legais com touchscreen. E se não me engano eles têm smartphone com touchscreen aqui no Brasil, mas não posso afirmar com certeza.

    maio 21st, 2010 - 19:02
    Cris Costa respondeu:

    Bom saber que tem mais, mas escolhi focar nos Smartphones se não o post ia ficar enorme. Obrigada pelas dicas! Bjs, Cris.

  3. Isabela Cabral quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 17:44 -  Responder

    A Nokia também tem vários modelos touchscreen, como o N97 e o 5800. O Nokia 5800 [http://www.technosamrat.com/wp-content/uploads/2008/10/nokia-5800-xpress-music-nokias-touch-screen-mobile-based-on-symbian-series60.png] eu tenho e recomendo demais. É muito bacana! O tanto de funções que ele possui valem o preço.

    maio 21st, 2010 - 19:05
    Cris Costa respondeu:

    Oi Isabela, não sabia que o N97 era touchscreen, já que ele possui um teclado. Bom saber, obrigada! Bjs, Cris.

  4. Elisa quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 18:06 -  Responder

    Moro na Europa e tenho um Samsung com touch screen, uma belezinha mesmo, saiu qquer coisa entre 150 e 200 euros sem plano e é quadriband, ou seja, até onde eu sei funciona no Brasil. O único problema é que ele tem 4 teclas (ligar, desligar, tirar foto e voltar), se bem que ligar e desligar tb tá pra apertar na tela mesmo.

    Daqui um pouco aparece no Brasil e tomara que por um preco bacana.

    Tenho lido o blog já que tenho dois cadeirantes na família e sou mega a favor da causa, até porque uma cidade acessível facilita a vida de maes e pais com carrinho de bebe, dos velhinhos, da moça (eu… hehe) que torceu o joelho e ficou quase um mês a muletear. Adoro os posts e a disposicao de vocês.

    Sou esgrimista a vida inteira e acho esgrima adaptada linda. Que tal posts sobre esportes adaptados??

    maio 21st, 2010 - 19:07
    Cris Costa respondeu:

    Oi Elisa, tomara que esse modelo da Samsung chegue aqui, e que bom que gosta do Blog! Quanto a posts sobre esportes é uma ótima dica. Vamos fazer sim! Bjs, Cris.

  5. Christian Matsuy quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 18:25 -  Responder

    digo não ao touch screen! (rsrsrs)

    olha como são as coisas Cris, o meu terror são esses malditos aparelhos! não sou um cara que usa muito celular, e trocou de aparelho só quando não tem jeito mesmo, mas tive que estudar uns 3 meses pra comprar meu último aparelho, optei por um smartphone com teclado, pois minha tetraplegia simplesmente não consegue lidar com touch screen, já testei TODOS, inclusive o MileStone da Motorola, que tem a tela touch + teclado (sistema Google Android) que apesar de ser desconhecido aqui é o sistema mais utilizado que o iphone OS.

    se eu ganhasse qualquer um desses aparelhos, eu teria que me desfazer, são totalmente inviáveis no meu caso.

    o recurso de voz da linha motorola é ANIMAL. eu não sei o que eu seria sem ele. eu utilizo meu telefone para fazer ou receber chamadas seja no viva voz ou no fone sem apertar nada, ele entende os nomes da sua agenda ou os números que você falar. ele ainda me pergunta se quero ligar para sua casa, celular ou trabalho.

    o teclado fica para o envio de torpedos e outras coisas mínimas, a agenda eu sempre faço no software através do micro que é muito mais prático, fica aí a dica.

    bjo!

    maio 21st, 2010 - 19:09
    Cris Costa respondeu:

    Pois é, quando tava escrevendo o post pensei que poderia ser util para algumas pessoas e outras não. Mas mesmo assim achei que valia escrever. E os recursos de voz são excelentes não só pra tetras como para deficientes visuais. Boa a dica, valeu!!! Bjs, Cris.

  6. Christian Matsuy quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 18:35 -  Responder

    ahhh eu não resisti e tive que fazer outro comentário sobre os monitores touch screen: eu devo ter alguma síndrome ou sei lá mas se tem uma coisa que me irrita profundamente é chegar no serviço e ver aquela “dedada” na minha tela, eu fico looooouco! já tenho até uma flanelinha dessas de limpar óculos do lado do pé do monitor!

    eu ainda não estou preparado psicologicamente para essas telas rsrsrsr.

    bjo!

    maio 21st, 2010 - 19:10
    Cris Costa respondeu:

    Sabe que eu também faço isso? rsrsrs. Só que o monitor que testei era da loja então nem me toquei muito das marcas de dedo na tela. Mas vivo limpando a tela do meu telefone, rsrsrs. Bjs, Cris.

  7. Alessandra quarta-feira, 19 de maio de 2010 em 21:20 -  Responder

    Realmente a tecnologia veio para melhorar nossa qualidade de vida.Eu mesma, ñ tenho movimentos nas mãos e adquiri um Iphone que facilitou muito meu dia a dia.
    Eu tbm espero que o valor diminua p/ que todos tenham acesso.
    Afinal,a deficiência ñ escolhe classe social!!
    abraços
    Alessandra

    maio 21st, 2010 - 19:12
    Cris Costa respondeu:

    Oi Alessandra, sou apaixonada peo iPhone, não sou ninguém sem o meu, rs. Mas realmente os preço tem que baixar, pois são inacessíveis para a maioria. Bjs, Cris.

  8. Nickolas Marcon quinta-feira, 20 de maio de 2010 em 16:44 -  Responder

    Cris, é importante ressaltar que as telas “touch screen” tem sensibilidades diferentes. Como exemplo, cito alguns telefones da HTC e LG que realmente respondem apenas com o leve toque dos dedos, mas que vc pode facilmente acionar um comando indevido se o dedo escapar um pouquinho.

    Já o modelo Nokia 5800 (e outros da linha 5000) requer que vc faça uma certa pressão na tela para ele entender que vc apertou. Eu o chamaria de “push screen”. Eu tenho firmeza na mão e prefiro esse tipo de tela, pois dá mais certeza sobre o botão apertado, mas essa pressão requerida é maior do que um tetra sem firmeza nos dedos conseguiria fazer. Nesse caso, uma opção seria usar o apontador do telefone preso entre os dedos.

    Resumindo: o melhor é experimentar o modelo antes de comprar, pois nem todo “touch screen” é tão touch assim…

    maio 21st, 2010 - 19:14
    Cris Costa respondeu:

    Oi Nick, bom saber! Não tinha idéia de que tinha essa diferença. Só conheço o iPhone, então não tenho como comparar. E vc está certíssimo, é importante testar antes de comprar!!! Bjs, Cris.

  9. Elaine sexta-feira, 21 de maio de 2010 em 20:47 -  Responder

    Olá.. Venho sempre aqui mas nunca escrevi nada, então hoje …. Sou Elaine tenho 32 anos moro no Rio Grande do Sul, sou cadeirante (tetra), e acho super importante o q/ vcs fazem aqui, coisa que chega bem mais tarde aqui no Sul, como dicas, alertas, direitos, deveres, atualidade, avanços, qualidade de vida… enfim … adoro ler tudo. Grande Abraço

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook