Dicas, Equipamentos

Acessórios e opcionais » Assento

17

Aproveitando o embalo do post sobre medidas da cadeira, vamos dar continuidade ao assunto, dessa vez de maneira mais dosada, discutindo um ítem por post. Assim não fica cansativo e chato de ler, certo?

Logicamente, o assento da cadeira não se inclui nessas duas categorias, mas o tipo deles sim.

cadeira com assento rígido

exemplo de cadeira com assento rígido

Basicamente nas cadeiras nacionais temos opção de assentos em lona ou vinil (dependendo do fabricante) ou rígidos em alumínio, geralmente uma chapa rebitada ou parafusada ao quadro da cadeira. Essa segunda opção sempre terá um custo extra.

Das vantagens e desvantagens
A maioria dos fabricantes usa a lona convencional para os assentos e encostos padrão, sem nenhum tipo de recurso para ajuste de tensão, fazendo que com o peso de nosso corpo laceie a lona, deixando-a deformada, trazendo vários problemas, como por exemplo, você sentar de forma “afundada” na cadeira (famoso assento selado). A única saída é a troca.

Já tive 2 cadeiras em que o encosto e o assento eram de vinil (diferente da lona), e haviam 3 cintas embaixo dele para ajustar a tensão (apenas do assento). Eles duravam em média 2 anos e depois disso laceavam a tal ponto que mesmo com as cintas de ajuste, era impossível deixar totalmente esticado. Isso me gerava um incômodo absurdo, a ponto de não conseguir ficar sentado. Mesmo assim eles são mais duráveis que os de lona, que estão praticamente descontinuados pelos fabricantes.

Eu nunca tive cadeiras com assento de lona comum, pois já cansei de vê-los laceados em cadeiras de monstruário, o que me desencorajou totalmente.

Em 2004 eu comprei minha primeira cadeira com assento rígido, e em conjunto com uma boa almofada, resolveu esse problema, até hoje não me preocupo com o assento, pois ele sendo rígido sempre estará certo. A desvantagem é que aumenta o peso da cadeira em 1 kilo e tem um custo extra, que acredito se pagar com o tempo, pois você nunca precisará trocá-lo.

Nas cadeiras dobráveis em X, não há como ter assento rígido. Senão a cadeira simplesmente não dobra 😉 !

imagem de assento rígido removível

assento rígido avulso

Nesse caso o que pode ser feito é a utilização dos suportes de almofadas que pode ser improvisado em madeira ou fibra de carbono (opção importada). Eles são feitos para serem inseridos dentro da capa da almofada e ficam apoiados nas laterais da cadeira. A Roho oferece um suporte para suas almofadas também. o peso deles também gira em torno de 1 kilo, vai depender do tamanho de seu assento.

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

Artigos relacionados

17 Comentários

  1. MARIA PAULA TEPERINO quarta-feira, 21 de julho de 2010 em 00:44 -  Responder

    Christian me permita só uma correção. Eu tenho uma cadeira que fecha em X e que tem o assento rígido. Foi feito aqui no RJ pela LM. É um acessento em fibra, como se fosse uma tampa e que na hora de fechar a cadeira é só tira-lo juntamente com a almofada que fica presa ao assento com velcrom.
    Embora seja minha cadeira de ficar em casa a ideia é boa e funciona.
    Abraços

    julho 21st, 2010 - 10:49
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Maria Paula!

    Obrigado pela observação! Mas o que sugerimos foi exatamente isso, para pessoas que tem cadeiras dobráveis, demos a dica das base sólidas que podem ser adquiridas posteriormente sendo utilizada em conjunto com a almofada, assim como você faz. Muito boa sua dica, pois é difícil de achar essa base, geralmente as oficinas dos centros de rehabilitação utilizam madeira, que acresenta um pouco de peso extra, além de não ficar muito estético… Parece que ainda teremos que aguardar “um pouquinho” para que os fabricantes nacionais ofereçam tais acessórios em fibra de carbono…

    beijo!
    Christian

  2. Andres quarta-feira, 21 de julho de 2010 em 13:07 -  Responder

    Quando tinha um cadeira em X com asento de vinil improvisei um suporte de maderite pra a almofada, quando envergava era so virar ele. Uma soluçao simples, liviana e barata q quebrou meu galho durante um bom tempo.

    julho 21st, 2010 - 14:45
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Andres!

    é isso ai, boa improvisação. fácil de ser feita e prática.

    abraço!
    Christian

  3. edmar segunda-feira, 26 de julho de 2010 em 23:47 -  Responder

    Oi pessoal!? Tô precisando de uma opinião de vc’s. queria saber se tem como adaptar um assento rigido na cadeira Star Lite, com arrebites ou parafusos, mesmo?

    Abraço ah todos!!

    julho 26th, 2010 - 23:57
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Edmar,

    Creio que seja possível fazer essa adaptação sim, talvez você possa comprar um assento rígido de M3 e simplesmente colar (isso mesmo, colar) o assento na cadeira.

    Se você fizer furos por sua conta, poderá vir a ter problemas com seu quadro, a não ser que seja muito bem feito e estudado, cole com Araldite de secagem 24 horas.

    Na dúvida tente sempre contatar o fabricante.

    Abraço!

  4. Angelita G.de Lima sexta-feira, 6 de agosto de 2010 em 12:36 -  Responder

    Oi,gostei muito deste blog,voçes estao de parabens,apesar de nem todos serem cadeirantes,voçes tem essa nossa “visao”
    Sou de Curitiba…Beijos

    agosto 6th, 2010 - 14:01
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Angelita,

    muito obrigado por sua visita ao blog!

    Bjo,
    Christian

  5. Angelita G.de Lima domingo, 22 de agosto de 2010 em 16:22 -  Responder

    Oi pssoal,com vai sa coisas?
    Talvez voçes possam me ajudar,com meu probleminha…
    acabei de troca a almofada da minha cadera,aquela que
    vai no acento…entao ela ja esta com aparençia de alguns anos
    de uso.Eu queria sabe se ha algum material que tenha durabilidade,para este fim?se existi,como é o nome?

    Um grande beijo e fiquem com Deus…

    agosto 23rd, 2010 - 18:22
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Angelita,
    não entendi muito bem o que você quis dizer, pelo visto você trocou de almofada, mas não deve ter trocado a capa da mesma, geralmente essas capas são feitas em um tipo de nylon bem resistente, algumas de vinil, e outras até de tecido, depende da marca, modelo, fabricante etc..

  6. Fabio de Carvalho segunda-feira, 20 de setembro de 2010 em 18:32 -  Responder

    Caro Christian.
    Essa do assento selar nas cadeiras em X é um horror.Tenho uma Aktiva ultra lite da Ortobras e com menos de um ano de uso cedeu feio.E olha que tenho menos de 70 kg e tenho mais de uma cadeira para uso alternado.Material do assento é de péssima qualidade.Os fabricantes no Brasil insistem em manter esse padrão…lamentável!
    Abração.

    setembro 20th, 2010 - 18:45
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Fabio,
    realmente é complicado, mas te confesso que já ví piores…

    abraço!
    Christian

  7. Fabio de Carvalho segunda-feira, 20 de setembro de 2010 em 19:03 -  Responder

    Christian.

    Estou estudando um material e vendo a possibilidade de resolver esse problema.Se der certo,divulgarei com toda satisfação.
    Abraço.

    setembro 20th, 2010 - 23:43
    Christian Matsuy respondeu:

    a gente fica no aguardo!
    improvisos e melhorias sempre são bem, vindas!

    abraço!

  8. paulo kennedy prates quarta-feira, 23 de março de 2016 em 21:45 -  Responder

    Nossa o assento rigido pesa 1kilo? Quem opta pela monobloco e visa opcionais como rodas spinergy para diminuir o peso e facilitar o transporte tem de abrir mão desse assento. Poderiam fazer um comparativo dos peso das cadeiras e acessórios que ajudam a torna-la mais leve.

    março 24th, 2016 - 14:07
    Christian Matsuy respondeu:

    @paulo kennedy prates, para algumas pessoas assento rígido não é acessório, é necessidade mesmo. Sendo assim muitos não podem abrir mão desse e de outros acessórios variando de caso para caso. Rodas Spinergy realmente são leves, mas eu prefiro essas rodas nem por esse fator e sim pela durabilidade e manutenção ZERO. tenho um par de uso diário desde 2008 e nunca me deu problemas, só troco o pneu quando preciso. Já fizemos testes aqui no blog e chegamos a conclusão que o peso das rodas entre 1,5 a 3kg pouco influencia no toque da cadeira. A diferença aparece na hora de desmontar e colocar a cadeira no carro, daí esse peso é notado. Pro resto, menos é mais!

  9. Carlos quarta-feira, 6 de julho de 2016 em 00:37 -  Responder

    Boa dia, amigos procuro por encosto da m3 rigido,.para a cadeira numero 42, que sobre que tem, por favor. Mem avisem

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook