Dicas, Equipamentos

Opinião do Leitor – Cadeira de Rodas Ortobras Star Lite

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Com poucas opções de cadeiras e opcionais no mercado nacional, a gente acaba tendo que ser criativo pra poder adequar a cadeira às nossas necessidades. Depois do post que escrevi sobre a Star Lite, nosso leitor Fabio Henrique nos escreveu contando que fez algumas adaptações em sua cadeira do mesmo modelo.  Segue o e-mail dele na íntegra contando as modificações que fez.

“Oi,Cris.

Vou tentar explicar…

Quando ganhei a star lite e sentei pela primeira vez achei um horror de pesada etc… pus a cabeça pra funcionar e hoje, após modificações, não troco a minha por nenhuma outra monobloco nacional.  Ao fazer todas as modificações, enviei um e-mail com fotos para o fabricante, que nunca respondeu dando atenção.

1. Como você mesma diz no post, o tubo da cadeira que encaixa as rodas é realmente comprido.
SOLUÇÃO: colocar as buchas para uso específico com as rodas de magnésio e a cadeira  fica um pouco mais estreita.

2. Quanto a altura frontal e pedal, fizestes o correto pondo roda 5″ e invertendo o pedal para frente dando melhor apoio aos pés.

3. Quanto aos freios, é questão de um bom ajuste, pois os meus nunca desregularam.

4. Para diminuir o peso da cadeira e deixá-la mais curta no seu comprimento, inverti o tubo de encaixe das rodas para frente . Creio que reduziu o peso em cerca de 40%. Fazendo isso, o peso ficou igualmente distribuído entre a parte frontal e traseira da cadeira. Mas vale salientar que na minha cadeira o tubo que encaixa a roda tem cambagem de 3 graus. Isso afasta um pouco a roda traseira e evita que a da frente encoste nela na hora do giro; fato este que inviabilizaria essa modificação. Mas você pode perguntar: a cadeira dessa forma não vira fácil para trás? Com roda 6″ é possível que sim se não estiver bem acostumado. Mas a roda 5″ resolveu esse problema para mim, bem como o da altura frontal já citado no item 2 acima.

5. Voltando aos freios tive que por outra placa de fixação nos mesmos. Além de ficarem mais baixos facilitando para não se machucar na hora da transferência, ficaram mais afastados por duas porcas entre uma placa e outra para que os mesmos pudessem alcançar os pneus e travar bem.

6. Já no corrimão, para não deslizar as mãos pus enrolada e bem justa uma mangueira transparente tipo de aquário. Em casas do ramo tem um tipo até melhor, menos espesso e mais flexível que a de aquário (até já fiz um comentário com foto no Blog anteriormente). Pra você ter idéia do quanto fica ótimo, na minha casa tem uma pequena rampa que para um tetra é dureza e eu não conseguia subí-la. Mas depois que coloquei essa tal mangueira no corrimão da cadeira, acabou meu obstáculo. Sem contar que não suja as mãos e não risca as paredes.”

Legal, né? Se você também tem alguma idéia legal, manda pra gente!

Sobre o autor / 

Fabio de Carvalho

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36 Comentários

  1. Eduardo Camara sexta-feira, 6 de agosto de 2010 em 19:01 -  Responder

    Fabio, as dicas são ótimas! A cadeira é extensão do nosso corpo e tem que estar perfeitamente adequada às nossas necessidades. Você mostrou que com criatividade dá para fazer diversas adaptações sem esfolar o bolso. Parabéns!

  2. Fabio de Carvalho sexta-feira, 6 de agosto de 2010 em 19:29 -  Responder

    Eu que agradeço pela atenção,Eduardo.E continuo à disposição para quaisquer esclarecimentos.
    Abração.

  3. Cris Costa sábado, 7 de agosto de 2010 em 15:00 -  Responder

    Fabio, muito legal mesmo. Achei muito bacana a dica da mangueira. O corrimão que vem na cadeira (não só nessa, mas em qql outra nacional) são muito ruins, escorregam, machucam e sujam as mãos. Os fabricantes deviam estar ligados nisso. E em outras coisas também. Obrigada pelas dicas! Bjs, Cris.

  4. André Theotonio sábado, 7 de agosto de 2010 em 15:55 -  Responder

    Muito bacana as adaptações Fabio. Estou querendo uma m3, mas estou quase mudando minha compra para uma star lite.
    Me tira uma duvida, star lite tem opção de ângulo do encosto?
    Valeu.

  5. Fabio de Carvalho sábado, 7 de agosto de 2010 em 16:04 -  Responder

    Caro André.

    Que eu saiba não tem opção de ângulo de encosto.Mas podes tirar essa dúvida no site do fabricante http://www.reateam.com.br ou até entrar em contato com o mesmo.
    Sei que podes pedir encosto na altura que desejas.
    Qualquer dúvida,disponha.
    Abraço.

  6. Fabio de Carvalho sábado, 7 de agosto de 2010 em 16:32 -  Responder

    Prezada Cris.

    Tens razão…os fabricantes de cadeiras no Brasil ainda não despertaram para detalhes importantes nas cadeiras.Detalhes estes que fazem a diferença na vida de um cadeirante.
    O que custa pedirem a opinião de paraplégicos e tetraplégicos na elaboração de projetos e modificações de produtos?Isso já é uma realidade antiga nos EUA e Europa.
    Abração.

  7. JULIO PECLY sábado, 7 de agosto de 2010 em 20:30 -  Responder

    SERA QUE A ORTOBRAS NAO ME EMPRESTARIA UMA CADEIRA DESSAS PARA UM TESTE DRIVE PELAS RUAS DO RIO. SERIA INTERESSANTE SABER SE ELA AGUENTA ESSE TIPO DE TESTE. QUERIA VER EM QUANTO TEMPO ELE AGUENTA ANTES DA RODA EMPENAR PELA PRIMEIRA VEZ. PORQUE PARA PAGAR O PREÇO DELA TEM QUE SER UMA CADEIRA RESISTENTE. POIS SE FOR PARA O CADEIRANTE QUE TEM CARRO, QUE POUCO ANDA PELAS RUAS ESBURACADAS E SEM CALÇADAS DECENTES.

    JULIO

  8. Christian Matsuy domingo, 8 de agosto de 2010 em 20:48 -  Responder

    ótimo post!

    e ainda continuaremos tendo que fazer as modificações nas cadeiras até quando hein?

    nem e-mails estão respondendo…

    esses são nossos fabricantes! preocupadíssimos com seus clientes!

  9. Fabio de Carvalho segunda-feira, 9 de agosto de 2010 em 08:57 -  Responder

    É dureza,meu caro Christian,pagar caro por uma cadeira e ainda ter que fazer modificações na mesma!
    Um país do tamanho do nosso, com a quantidade de cadeirantes que existem e ainda com poucas opções de cadeiras nacionais é um absurdo.Enquanto isso,lá fora sentam em “ferrari”;e nós ainda de “fusca”!
    Para se ter uma cadeira melhor,além de ter que fazer modificações por conta própria,é necessário colocar acessórios importados.E quem não pode pagar ainda mais por isso,como fica?

  10. Charles Nasato segunda-feira, 9 de agosto de 2010 em 10:53 -  Responder

    Oi Fabio, adorei a ideia da mangueira de aquário, no inicio achei que pudesse machucar mas não ficou ótima, nunca tinha pensado nessa possibilidade, antes eu usava fita isolante mas com tempo ela acaba se desgastando e não fica tão firme na pegada, obrigado pela dica, é assim que a gente se vira né já os fabricantes não prestam atenção nas nossas necessidades.

  11. Danila segunda-feira, 9 de agosto de 2010 em 11:24 -  Responder

    Oi Fabio, muito legal a sua ideia da mangueira, quantos metros são necessarios para envolver todo o corrimão?

  12. Fabio de Carvalho segunda-feira, 9 de agosto de 2010 em 16:16 -  Responder

    Olá,Danila.
    Tem uma outra mangueira mais flexível,melhor e com valor mais em conta que a de aquário.Vendida em casas do ramo por kilo.1kg é suficiente para as duas rodas e ainda sobra bastante.
    Já a de aquário,para não conter emendas,creio que 30 a 35 metros.Melhor sobrar.
    Qualquer dúvida,estou à disposição.

  13. Daniela terça-feira, 10 de agosto de 2010 em 08:54 -  Responder

    Oi Fabio, outra dúvida, qual a diferença entre a roda de 6″ e a 5″, sou meio leiga no asunto e estou aprendendo agora, e muito obrigado pela resposta da mengueira, bacana trocar informações.

  14. Fabio de Carvalho terça-feira, 10 de agosto de 2010 em 12:43 -  Responder

    Olá,Daniela.
    Bom,a roda de 6 polegadas possui 2,5 cm a mais que a de 5 polegadas.Para um melhor exemplo: quando você tem na cadeira uma roda de 6″ e troca por uma de 5″ na dianteira,consegues baixar a frente da cadeira em 2,5cm.Fiz isso na minha Star lite para que a mesma não empinasse para trás com muita facilidade.
    A roda de 6″ existe na opção maciça e inflável.Já a de 5″ só maciça.

  15. Maximiliano Antunes terça-feira, 5 de outubro de 2010 em 11:58 -  Responder

    Prezado Sr.(a),

    Como uma forma de dar suporte a indústria brasileira e importadores brasileiros nas questões que dizem respeito à adequação de seus produtos às normas nacionais e internacionais vigentes e exigidas pelos órgãos regulamentadores, surge à empresa Normaliza, que visa facilitar este processo.
    Com o mercado cada vez mais dinâmico e, consequentemente, as novas tecnologias com uma vida útil cada vez menor, a indústria não se pode dar ao luxo de perder tempo excessivo com a regulamentação de tecnologias e produtos. Com isso, surge a necessidade de um suporte que analisa as falhas e identifica soluções, agilizando dessa forma o processo, pois diminui as chances de não conformidades.

    Por favor, visite nosso site, http://www.normaliza.com.br

    Fico no aguardo de um possível contato.

  16. Ana Paula Bitar terça-feira, 30 de novembro de 2010 em 15:13 -  Responder

    Olá eu estou prestes a comprar uma cadeira star lite, mais o meu interesse é uma cadeira leve e facil de colocar no carro , sendo eu a condutora, não precisando pedir ajuda de outros, eu analisei todos os comentários e gostaria de saber se tem alguma sugestão de cadeira leve, resistente e de facil locomoção?

    dezembro 1st, 2010 - 19:20
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Ana Paula,
    não sabemos o nível da sua lesão, mas a Starlite é uma cadeira considerada leve para os padrões brasileiros.
    ele tem quick release nas 4 rodas e encosto rebatível, pode ainda ser comprada com punhos rosqueáveis e apoios de braço removíveis.
    guardar uma cadeira rígida no carro é um processo diferente de uma dobrável, mas totalmente possível de se fazer sozinho.

    bjo!
    Christian

  17. Armênio A. D. Filho. quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 em 15:04 -  Responder

    Favor, sou portador de *ELA* já fazem 12 anos, mas ainda consigo ficar em pé apoiando em alguma coisa, tenho certa força nos braços que da pra tocar uma cadeira de rodas, uso uma cadeira motorizada “FREEDOM SX“, porem é muito incomoda pra transportar, gostaria de adquirir uma cadeira leve e de facil transporte, essa STAR LITE é de qual fabricante, e existe alguma cadeira nacional mais leve ? se sim, qual e fabricante ? Grato,
    Armênio.
    PS: A cadeira que quero adquirir é pra uso eventual, só quando for sair com a familia, para facilitar o trabalho (botar no carro) de minha esposa e filha.

  18. marco antonio pulizzi cipriano domingo, 12 de fevereiro de 2012 em 13:56 -  Responder

    Cadeirante,Biólogo quero trabalhar com materiais reciclados para que as cadeiras se torne mais barato.
    Uma responsabilidade socioambiental em que os empresários não tem.

  19. Carla domingo, 20 de maio de 2012 em 20:13 -  Responder

    Olá Chistrian, gostaria de sabe quantos metros de mangueira vc usou no aro de pulsão?Comprei uma cadeira e o aro é muito liso e por ser tetra não tenho aderencia no aro.

    Obrigada
    Carla

  20. Karlo Rocha quarta-feira, 24 de outubro de 2012 em 16:25 -  Responder

    Boa tarde a todos,

    o post é muito e tirou várias dúvidas minhas em relação ao modelo starlite.
    Gostaria de saber quanto a guardar a cadeira no carro sozinho, se a starlite é fácil de desmontar e leve de guardar?
    Sou paraplégico, lesão na T3, vou precisar de mais independência para ir ao trabalho e não sei se esse processo de guardar a cadeira no carro sozinho é fácil.

  21. gildo domingo, 24 de fevereiro de 2013 em 09:44 -  Responder

    AI GALERA, VAMOS LA ESTOU NO RS PROXIMO A ORTOBRAS. AI E COMPLICADO MESMO A GENTE IR A LOJA E COMPRAR UMA CADEIRA QUE ELES TEM NA VITRINE DELES ESTOQUE ETC…. NÃO E ASSIM PESSOAL. VEJAM E IR LA ESCOLHER A COR MODELO DA CADEIRA RODA, O QUE DESEJAR COLOCAR NELA E EM SEGUIDA PEGAR AS MEDIDAS DE CADA UM COMO ENCOSTO, ALTURA, MEDIDA DA CADEIRA, E O MAIS IMPORTANTE MEDIR ATE O SEU JOELHO E AI COM TODAS AS SUAS MEDIDAS ELES SOLICITAREM O PEDIDO A FABRICA QUE AI DEMORA UNS 20 DIAS PARA ENTREGAR AI SIM VC TERA A CADEIRA COMO DESEJAR, E AO CHEGAR A CADEIRA NA LOJA VC VAI SENTA NELA E AI DIGA QUERO O FREIO ASSIM ETC… QUERO O CORRIMÃO SEI LA COMO CHAMAM AI . MAIS PRA DENTRO MAIS PARA FORA. ENFIM MONTAM A CADEIRA COMO QUERER, AI SIM TERA A CADEIRA CERTA. NÃO ADIANTA CADEIRA TEM QUE SER COMO ROUPA DAR CERTINHO NA GENTE E TEM QUE VIR DA FABRICA, AI TUDO ISSO DEPENDE DA LOJA QUE VC IRA COMPRAR ELES TEM QUE FAZER ISSO POIS A ORTOBRAS FABRICA ELA NAS SUAS MEDIDAS COMO DESEJAR, DESDE A COR AOS PARAFUSOS RODAS ETC… EU SEMPRE MONTEI A MINHA E LEVO LA NA ORTOBRAR PARA ACERTAR ELA SEMPRE TODO ANO VOU E DEIXO MINHA MAQUINA NOVA KKKKKKKKKKKK

    AI GALERA QUALQUER COISA MANDE E-MAIL POLAR@GLOBO.COM

    ABRAÇOS
    GILDÃO

  22. jeyson segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 em 05:12 -  Responder

    ola queria saber se podem me ajudar também quero colocar um revestimento no meu aro pois minhas mãos deslisao muito gostaria de saber k sugestão vcs podem me dar eu tenho uma cadeira soft adpt alphamix gostaria de saber como colocar a mangueira no aro pois nao tenho ideia de como colocar se tiverem alguma dica desde ja agradeço.

  23. roberto segunda-feira, 8 de abril de 2013 em 17:28 -  Responder

    por favor alguen sabe onde posso comprar aqui no Brasil cola para uripen alemã sauer

  24. jucimar terça-feira, 15 de outubro de 2013 em 11:01 -  Responder

    tenho interesse em comprar um cadeira de rodas motorizada e gostaria de saber, qual a resistência da cadeira pois moro interior da Bahia onde as ruas são de paralelepidados e onde encontro manutenção?

  25. rogerio quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 em 13:38 -  Responder

    OLÁ, DEI UMA OLHADINHA NO SITE E VI VARIAS DICAS MAS EU TO AFIM DE COMPRA UMA NOVA CADEIRA DE RODA PRA MIM E GOSTEI DA CADEIRA STAR LITE QUAL E O SITE SEGURO PRA COMPRAR ESTA CADEIRA DE RODA OU LOJA DE CONFIANÇA DESDE JA AGRADEÇO…

  26. Adriano Kunzler sábado, 4 de janeiro de 2014 em 13:48 -  Responder

    Boa tarde! Gostaria de saber como você fez pra colocar a mangueira no corrimão, foi preciso cortá-la lateralmente?

  27. william dantas sábado, 27 de setembro de 2014 em 09:35 -  Responder

    sou cadeirante desde maio de 2012 e em todas as cadeiras que usei ate hoje a trava do freio me machucava na transferencia então eu inverti os lados do freio assim a parte pontuda que espeta fica para baixo.solução simples e definitiva

  28. Jamila sábado, 27 de setembro de 2014 em 17:28 -  Responder

    Olá, Fabio.
    Gostaria de saber se a StarLite oferece a opção de apoio de braço removível.
    Obrigada.

  29. Josuel Belino segunda-feira, 3 de novembro de 2014 em 17:20 -  Responder

    Olá, sou cadeirante e gostei muito do aro de propulsão revestido com a mangueira de aquário, tem algum tutorial (vídeo ou escrito) de como fazer ou aplicar a mangueira? se tiver onde? ou me mande. Por favor!

  30. Mauro Augusto terça-feira, 22 de março de 2016 em 03:47 -  Responder

    Boa noite afinal de contas vale apena ter uma dela q eu vejo muita reclamação mas pra mim o preço é bem atrativo

  31. mauro augusto sábado, 2 de abril de 2016 em 09:30 -  Responder

    Olá pelo preço q é bem atrativo tem alguma com valor parecido pois sempre ouço dizer q ela não presta de q há várias reclamações sobre ela

  32. Mirtes terça-feira, 20 de dezembro de 2016 em 08:28 -  Responder

    Eu gostei muito da dica da mangueira no aro, na verdade ja comercia
    lizam esse tipo de proteção, caríssimo por sinal!

  33. Letícia Marinho sexta-feira, 17 de março de 2017 em 23:03 -  Responder

    Olá sabem como eu fixo a mangueira na cadeira? vou enrolar a mangueira por toda a cadeira, mas e na hora de “fechar”?

  34. Letícia Marinho sexta-feira, 17 de março de 2017 em 23:11 -  Responder

    Após enrolar a mangueira em todo o aro, como você prende a mangueira no aro ?

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