Acessibilidade, Locais visitados, Lojas e Shoppings

Shopping Vila Olímpia – São Paulo

16

Todo mundo sabe que a praia do paulistano é o shopping. O Vila Olímpia é relativamente novo (inaugurado em novembro de 2009), e para comer, ir ao cinema ou jogar boliche, é uma ótima opção. E serve até para fazer compras. 🙂

As vagas reservadas encontram-se no estacionamento VIP G1 (sinalizado na entrada da garagem), e o preço do estacionamento é o mesmo do do estacionamento comum, 5 reais.

A grande vantagem desse sistema é que você pode contar com a ajuda dos manobristas caso necessário e as vagas são vigiadas. Não há como um espertinho parar nas mesmas. Vagas amplas, dentro dos conformes e com ótimo espaço lateral entre elas.

Estacionamento do shopping - área reservada

No mesmo piso, bem próximo das vagas, existe um posto onde você pode fazer uso de scooters motorizadas ou cadeiras de rodas manuais. Idéia muito boa, pois atende as pessoas que “estão” cadeirantes temporariamente por diversos motivos. Serve até mesmo pra aquela sua tia do interior que tem preguiça de andar. Este serviço não é cobrado.

posto de empréstimo de cadeiras e scooters

Os elevadores são todos concentrados (veja ao fundo da foto acima) e isso diminui a espera, além de serem bem rápidos. Há rampa de acesso para o hall, e minha sobrinha de 8 anos entra fácil comigo no elevador. O elevador conta com sistema sonoro de aviso de andar e sinalização em braile no painel.

Na praça de alimentação encontramos dois tipos de mesa (redondas e quadradas), fora o balcão elevado (onde se usam bancos altos). As mesas oferecidas permitem ótima aproximação da cadeira.

mesas da praça de alimentação

Ainda na praça de alimentação, temos pias com duas alturas diferentes e torneiras sensorizadas. Infelizmente, não são pias vazadas, mas de lado consegue-se facilmente fazer o uso delas haja visto que você não precisa se preocupar em abrir e fechar a torneira. O toalheiro fica baixo, o que também ajuda. Se não você estiver com problemas para usar as pias, saiba que as dos banheiros são vazadas.

Pias da praça de alimentação

Existem banheiros adaptados em todos os pisos. Nesse post eu vou ficar devendo a foto do banheiro, pois ele estava “em uso” por um outro cadeirante, eu até tentei esperar, mas… deixa pra lá. Ia ficar meio complicado de fotografar asssim logo na sequência se é que me entendem… Ao descer no piso inferior, acabei me dirigindo a outro banheiro que não era adaptado, mas o SAC do shopping confirmou que eles estão presentes em todos os andares, sempre ao lado dos elevadores.

Aliás deixa eu agradecer ao meu amigo Leo Marcos que topou encarar essa empreitada e ir tirar as fotos em pleno domingão à noite. Todas as fotos que eu uso nos posts são tiradas por ele.

Shopping Vila Olímpia
Rua Olimpíadas 360 (ver no Google Mapas)
Telefone: (11) 4003-4173
Horário de Funcionamento:
De segunda à sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 11h às 21h.

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Nickolas terça-feira, 14 de setembro de 2010 em 13:24 -  Responder

    ôrra, meu… blogueiro novo com fotógrafo particular e só fazendo post de lugar chique… tá ficando mal acostumado… eheheh

    setembro 14th, 2010 - 14:21
    Christian Matsuy respondeu:

    que nada nickolas… quem me dera! mas você acabou por falar em um assunto importante, que é esse lance de lugar chique… eu estou meio preocupado com isso sim, pois já tentei avaliar lugares mais simples e infelizmente não encontrei acessibilidade, não que não exista, mas a quantidade de lugares é bem menor. e depois querem que os cadeirantes saiam… fica difícil desse jeito.

  2. Cristiane Ribeiro terça-feira, 14 de setembro de 2010 em 19:50 -  Responder

    olá queridos….sempre aqui curiando o blog, que é lindo!!!!
    Christian e Nickolas, aqui em Sampa estes lugares chiques, não são somente exclusividades de pessoas chiques não! é direito nosso, então tem que ser tudo novinho e bonito e de fácil acesso!!! Ainda não fui nesta praia de paulista….(shopping), vou pegar o mapa e ver como chego de metrô…mas uma dica que deixo, que não é tão chique assim, é a praia (shopping) Tatuapé ! (povão)…no elevador, você tem que descer se quiser subir! é fogo ! mas é divertido !

    bjs …até

    setembro 15th, 2010 - 09:22
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Cristiane,
    sem dúvidas temos direito a acasso em todos os lugares, mas a gente sabe que na prática as coisas são diferentes… mas estão melhorando! pretendo avaliar outros shoppings com o tempo, aguardem!

    beijo,
    Christian

  3. MARIA PAULA TEPERINO quarta-feira, 15 de setembro de 2010 em 07:59 -  Responder

    Tô com uma inveja dos paulistas…….O Rio anda bem democrático. Acesso de verdade aqui não tem nem pra povão nem para gente chique. Vou embora para Sampa.
    bjs

    setembro 15th, 2010 - 09:25
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Maria Paula,
    em questão de shoppings aqui em Sampa, até que as coisas estão boas, tanto que é o tipo de lugar público que mais vejo cadeirantes circulando, sinal que o acesso facilitado induz a irem nesses locais.

    beijo,
    Christian

  4. GREGORI sexta-feira, 17 de setembro de 2010 em 15:02 -  Responder

    feliz de vcs das capitais e cidades maiores, estou no interior de Santa Catarina (lages), aqui tem uma maternidade que não tem acesso para ceira de rodas.
    Mas as coisas estão melhoranda cada vez mais.

    setembro 17th, 2010 - 17:59
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Gregori, conheço muitas cidades do interior do Estado de SP e eu sei muito bem o que você está falando… Como já disse em alguns posts essa situação não pode ser aceitada.. precisamos pressionar os estabelecimentos e mostrarmos que somo clientes em potencial, e melhorar o sistema de fiscalização de novas reformas, exigindo um ambiente acessível.

    abraço,
    Christian

  5. Erika segunda-feira, 20 de setembro de 2010 em 11:33 -  Responder

    Bom seria se todos os shoppings no Brasil tivesse esse tipo de acessibilidade… Sou do RJ e só vejo desrespeito aos deficientes…

    setembro 20th, 2010 - 18:49
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Erika,
    Quando fiz esse post não imaginava que os shoppings Brasil a fora seriam tão ruins no quesito acesso… Aqui em São Paulo posso lhe dizer que a grande maioria dos shoppings tem acessibilidade, em breve publicaremos outros. Tanto que é muito frequente encontrar cadeirantes nos shoppings, existe uma preferência por esse tipo de passeio.

    beijo!
    Christian

  6. rasputia limeira pinto terça-feira, 25 de janeiro de 2011 em 20:28 -  Responder

    eu adorei ir ao shooping de olimpia,gostei de todos os gostosos que passou perto de mim

  7. Tais Gomes segunda-feira, 4 de abril de 2011 em 16:22 -  Responder

    Olá Christian,
    Ainda não conhecia o blog, conheci somente ontem quando estava procurando um shopping com um pouco mais de acessibilidade e respeito pelos cadeirantes. Adorei!!! o blog. Parabens!!! Obrigada pelas dicas de lugares, visitei o Shopping Vila Olimpia ontem e me senti respeitada, sou andante e meu namorado é cadeirante. Eu acredito que as coisas estão melhorando, em breve teremos muitos lugares onde teremos acesso e respeito.
    bj

    abril 5th, 2011 - 00:02
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Tais!

    Agradecemos sua visita ao blog!
    E ficamos contentes em poder servir como uma referência para um passeio melhor. A nossa intenção é essa.
    Aguarde por mais locais acessíveis em São Paulo, e dá uma olhada nos outros posts de bons lugares para ir em Sampa!

    Beijo!
    Christian

  8. maria luiza sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 em 20:19 -  Responder

    Olá Christian,

    Fui pesquisar o shopping Olímpia e encontrei esse blog que gostei muito.
    Não sou cadeirante, apenas mobilidade reduzida resultado de uma artrite de infância.

    Gostaria de saber se vc ja fez alguma postagem sobre acessibilidade em motéis! Eh que é muito engraçado o povo achar que deficiente não tem vida sexual! kkk

    Devem pensar isso, pq uma vez por curiosidade, há uns 6 anos, pesquisei e não encontrei nada!
    Quem sabe, não é um idéia!

    bjs

    Malu

    janeiro 19th, 2013 - 15:50
    Christian Matsuy respondeu:

    Maria Luiza,

    Existem alguns hotés e motés adaptados publicados no blog, não é muita coisa mas tem :p

    Digite motel na busca do blog que os posts aparecem!

    Abraços,
    Christian

  9. maria luiza sábado, 19 de janeiro de 2013 em 20:19 -  Responder

    valeu Christian!

    bjs

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook