Shopping Ibirapuera – São Paulo

Mais uma “praia” paulistana avaliada! Dessa vez o bom e velho Shopping Ibirapuera, que já passou por muitas reformas e ampliações e hoje atende bem as pessoas com deficiência. Eu confesso que esse é meu shopping preferido, mas tentarei não ser tendencioso na avaliação!

O Ibirapuera tem cinco pisos de lojas e é muito grande. Conta com seis elevadores distribuídos pelos andares e, pelo que posso me lembrar, é um dos poucos shoppings que ainda mantêm ascensoristas nos elevadores. Eu gosto, e muitas vezes eles já pediram educadamente para que alguém descesse do elevador para dar prioridade para um carrinho de bebê ou um cadeirante. Além do que, existem escadas rolantes “à vontade”. Infelizmente, não há salas de cinema.

Em todos os pisos de estacionamento, existem vagas reservadas, sempre próximas aos elevadores. No piso C1, além dessas vagas, pode-se parar o carro no estacionamento VIP e contar com a ajuda dos manobristas para montar a cadeira ou desembarcar do carro. O valor cobrado é o mesmo, e custa 7 reais pelo período de quatro horas.

placa de sinalização na entrada do estacionamento

As vagas seguem a norma e tem bom espaço lateral para desembarque. Se o cadeirante for o motorista, basta estacionar o carro de frente, ou vice-versa.

vagas reservadas ao lado dos elevadores

Outra coisa muito bacana nesse shopping é o programa de conscientização referente às vagas reservadas. Existem banners espalhados pelo shopping todo e na rampa de acesso ao estacionamento também. Carros sem  identificação, seja por meio do cartão DeFis ou adesivo, são “presenteados” com uma filipeta, explicando o por quê daquelas vagas existirem. Uma maneira sutil de orientar a pessoa que parou ali indevidamente.

"multa moral" colocada em carro sem identificação

Existem banheiros adaptados em todos os pisos e eles estão identificados. Assim como no Shopping Vila Olímpia, não são todos os banheiros que são adaptados, mas existe pelo menos um por andar. O porém é que eles ficam trancados e é necessário pedir ao “banheirista” que o abra pra você. Como o nome já sugere, ele sempre fica tomando conta do banheiro e não será necessário sair procurando por ele shopping afora.

banheiro amplo e bem higienizado

Enquanto eu fotografava a placa do banheiro, fui abordado por um segurança acompanhado de um bombeiro perguntando se havia algo de errado com o banheiro, se eu estava precisando de ajuda pra sentar no vaso enfim, eles acharam que eu estivesse tentando “colher provas” para uma denúncia, ou coisa parecida. Fui inclusive orientado a fazer qualquer reclamação ou sugestão através de e-mail, pelo site do shopping.

sinalização de banheiro adaptado

A praça de alimentação desse shopping é bem grande e espalhada (dividida na verdade), as mesas são todas de formato padrão e atendem perfeitamente a nós cadeirantes, com ótimo vão livre inferior e boa altura de tampo. Se você optar por comer em um restaurante, cada um usa um tipo de mesa diferente, o que já ficou um pouco difícil de avaliar. Nessa ocasião, a atendente levou meu pedido até a mesa, ou seja, se você estiver desacompanhado, creio que é só pedir uma ajuda que ela não será negada. O espaço de circulação entre as mesas é muito bom também.

mesas com boa altura e vão livre grande

Ah, sim! Há sinalização tátil de advertência em todos os pisos nos locais necessários.

. . .

Shopping Ibirapuera
Avenida Ibirapuera, 3103 (ver no Google Mapas)
(estacionamento mais fácil na Alameda Jurupis, atrás do shopping)
Fone: (11) 5095-2300
Funcionamento:
Segunda à Sábado, das 10 às 22h
Domingos das 14 às 20h

Facebook Comments

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

10 comentários em “Shopping Ibirapuera – São Paulo

  • segunda-feira, 4 de outubro de 2010 em 10:48
    Permalink

    Parabéns Christian, mais uma vez arrebentou no post!
    Quando for a Sampa, com certeza irei visitar o Shopping Ibirapuera. Além de ser um excelente shopping, ainda se preocupam com o bem estar do deficiente e ainda em concientizar a população quanto as vagas.
    Quem dera se todos os estabelecimentos fossem assim… ou melhor, as pessoas se concientizarem que tem muito mais coisa além de uma lei de acessibilidade.

    Abraço.

    outubro 4th, 2010 - 18:22
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Marcos,
    Caso venha a Sampa, e quiser ir a um shopping e se estiver com intenção de comprar roupas essas coisas, é um shopping muito legal, pois tem muita loja! e a praça de alimentação e restaurantes são um caso a parte!

    Abraços,
    Christian

    Resposta
  • segunda-feira, 4 de outubro de 2010 em 16:38
    Permalink

    Essa multa moral devia ser adotada em todos os shoppings! Sensacional!

    outubro 4th, 2010 - 18:19
    Christian Matsuy respondeu:

    Também achei sensacional, mas é duro ver as pessoas pegando a filipeta do vidro e amassando sem ler nem nada, lógico que ela sabe do que se trata mesmo sem ler, mas é foda. ô povinho mal educado.

    Resposta
  • segunda-feira, 4 de outubro de 2010 em 19:51
    Permalink

    Concordo com o Dado, isso devia ser adotado por todos os shoppings. Muito bacana mesmo. Pena que tenha tanta gente mal educada e sem noção desrespeitando o espaço alheio. Bjs, Cris.

    outubro 4th, 2010 - 19:55
    Christian Matsuy respondeu:

    A esperança é a última que morre né… todas as pessoas respeitando as vagas…. #NUNCASERÃO

    Resposta
  • terça-feira, 5 de outubro de 2010 em 11:08
    Permalink

    Passo nesse shopping sempre que vou à São Paulo. Outro ponto a favor dele são os corredores bem largos, ninguém fica se esbarrando…

    outubro 5th, 2010 - 12:25
    Christian Matsuy respondeu:

    pode crer nickolas, ele tem corredores amplos e mesmo quando está lotado, não é difícil de se locomover nos corredores. e são 6 elevadores à disposição, a espera é menor.

    Resposta
  • Pingback: Tweets that mention Shopping Ibirapuera – São Paulo « Blog Mão na Roda -- Topsy.com

  • terça-feira, 28 de maio de 2013 em 15:16
    Permalink

    No dia 23/05, estava indo embora quando torci o joelho e pé, ao passar pelo piso que esta sendo reformado, e sem placa nenhuma comunicando que o mesmo esta totalmente irregular, ja escrevi no site do Shopping e ate agora não obtive resposta, é uma falta de respeito com o consumidor.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

X

Pin It on Pinterest

X