Pneus Primo V-Trak e Schwalbe Marathon Plus

Hoje iremos falar desses dois pneus, o Primo V-Trak (que já utilizei) e outro que estou usando, e o Eduardo também já usou que é o Schwalbe Marathon Plus.

Pode parecer “frescura”, mas nunca achei que os pneus certos iriam influenciar tanto no toque da cadeira. Esse tipo de detalhe, quando se tem a mobilidade e força ultra-reduzidas, ganha mais destaque ainda.

Desde sempre eu usei os pneus nacionais estilo “pipoqueiro” (denominação dada pelo Nickolas, se referindo aos mesmos pneus dos carrinhos de pipoca). São eles que equipam 99% das cadeiras nacionais, há cerca de dois anos que os fabricantes nacionais começaram a oferecer outros tipos de pneus, importados da China.

diferença de altura no perfil

Esse tipo de pneu tem as medidas de 24 x 1.3/8 de polegadas e a calibragem deles dependendo da marca fica na casa dos 35 a 50 psi. Eles têm desenho para terrenos mistos. Lembrando que esse pneu é um “padrãozão” e não foi feito para uso específico em cadeiras de rodas. Os pneus específicos tem as laterais lisas e sem coisas escritas em relevo, para diminuir o atrito e não machucar as mãos. Não existem pneus nacionais específicos para uso em cadeira de rodas.

O que não imaginava é que eles fossem pesados, cerca de 450 gramas cada. Outra desvantagem é que amarelam com muito pouco tempo de uso. A baixa pressão suportada também interfere diretamente na força que se faz para tocar a cadeira, quando comecei a usar os Primo de 100 psi, foi uma diferença considerável. Percebi que o tempo de inércia era maior, ou seja eu dava um toque e até a cadeira parar, o espaço percorrido era quase o dobro!

perfil um centímetro mais baixo - notável na imagem

Outro fator que com certeza influencia nisso é o lance de ser um pneu slick (careca) e ter a medida de 24 x 1 polegadas. A ausência de desenho na banda de rodagem gera um atrito menor, ajudando na inércia. Mas aí começa a desvantagem dele.

Quando a pessoa é tetra e toca a cadeira apenas em lugares planos e lisos, isso funciona perfeitamente. Mas quando passamos para a realidade de um cadeirante ativo que roda nas ruas e calçadas, onde se encara chuva, e desníveis ou ainda subidas em pisos muito lisos, isso faz uma falta danada! Girar a roda em falso pode até te derrubar da cadeira.

Outra desvantagem que chamou a atenção, foi o fato do pneu ser um centímetro mais baixo que os demais, esse centímetro a menos me gerou uma baita dor nas costas, pois a minha cadeira não tem regulagem de altura e as mesas daqui de casa, idem. Na mesa do serviço eu conseguí acertar a altura através dos pés da mesa  giratórios. O perfil baixo também deixou os pinos do aro de impulsão muito próximos do chão, fazendo-os bater em algumas imperfeições do solo.

pino do aro de impulsão muito rente

E tem mais, percebi que o pneu gasta muito rápido e dura em média 6 meses nas mãos de um cadeirante ativo.  Só que esse pneu pesa apenas 190 gramas, e custa barato (média de 30 dólares o par).

Resumindo, no começo gostei, depois comecei a achar ruim, mas no final das contas, achei um pneu de bom resultado, levando em conta o preço e a facilidade no toque da cadeira que ele me proporcionou. Talvez hoje eu voltasse a usá-los novamente.

Mas como não paro quieto com esse negócio de cadeira, acabei trocando pelo Marathon Plus, um pneu bastante utilizado lá fora, de origem alemã, totalmente preto (o que achei interessante, pois estava enjoado dos cinzas).

detalhe da lateral e da banda de rodagem

O Marathon se comporta bem diferente do Primo, tem um perfil mais alto, pode ser calibrado de 85 a 145psi e tem desenho na banda de rodagem. As laterais também são lisas e é um pneu específico para uso em cadeiras de rodas. O nomes escritos em branco nas laterais são estampados e não têm relevo. Esses dois fatores (calibragem + altura do pneu) dão uma flexibilidade boa, pois pode-se rodar com ele mais vazio priorizando a aderência e amortecimento, ou deixar bem cheio para rodar mais leve.

o Marathon Plus é macio, aderente e não deixa marcas

O Marathon Plus tem um diferencial básico que é a proteção anti-furos. Essa camada azul interna de uma borracha especial dá uma boa proteção para preguinhos, cacos de vidro e outras coisas que geralmente acabam furando os pneus. Feito de um composto bem macio, dá uma aderência muito boa e por ter um perfil maior que o Primo, se comporta bem nos terrenos acidentados, como  por exemplo as calçadas de pedra mosaico.

Ele não resseca, nem abre fissuras. Mesmo com muita exposição ao sol. O que é muito típico nos pneus padrão.

A vida útil desse pneu é de mais de 1 ano para cadeirantes ativos, geralmente duram um pouco mais. Estou utilizando há mais de 6 meses e estão praticamente novos (ando muito pouco na rua).

Outra coisa bem legal desse pneu é que ele não deixa marcas no piso e paredes, fica apenas a trilha da poeira, isso não tem jeito. Mesmo assim, ele não agarra tanta poeira na rua.

Olhando na foto dá a impressão de ser um pneu comum igual a de qualquer carro ou bicicleta, mas o composto utilizado pela Schwalbe é bem diferente. Eu não conseguií descrever com palavras com o que se parece nem achar  nada igual pra comparar.

Mas esse modelo tem seus inconvenientes também, e um deles é o peso. Quase 500g  cada! E custam caro. Em média, 90 dólares o par. Ainda não vi à venda aqui, mas seu irmão RightRun já pode ser encontrado com certa facilidade apesar do preço alto. Esse modelo de pneu está sendo testado pelo blog e assim que completarmos nossos testes publicaremos uma análise deles. Aguardem! Mantenha a calibragem correta de seus pneus. Isso ajuda na conservação e na facilidade do toque da cadeira.

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Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

42 comentários em “Pneus Primo V-Trak e Schwalbe Marathon Plus

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  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 10:08
    Permalink

    Christian,

    Parabéns pela reportagem,
    “Mantenha a calibragem correta de seus pneus. Isso ajuda na conservação e na facilidade do toque da cadeira”.
    Quão importante é essa ultima frase do post.
    Eu que competia de forma profissional com motos, sei disso e sempre apliquei a minha nova realidade sobre rodas. Mais é muito comum ver cadeirantes com os pneus fora de calibragem fazendo esforços a mais para tocar a cadeira que ela fica mais pesada ou puxa para um lado, alem de claro deformar e encurtar a vida útil dos pneus.
    Abraço!!

    novembro 24th, 2010 - 18:50
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Andrez!

    obrigado! sem dúvidas que faz muita diferença, quanta
    força eu não desperdicei com isso… nossa, dá até raiva de lembrar. gostaria de ter material pra testar, mas é complicado comprarmos uma porrada de pneus e não utilizarmos, mas assim que der já faremos reviews de outras marcas e modelos.

    abraços!
    Christian

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 10:35
    Permalink

    ta aii, acabasse com uma senhora duvida minha…
    mais me colocase outra em minha cabeça..HAHA
    que cadeira é essa ai? bonita ela..

    abraço

    novembro 24th, 2010 - 18:52
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Jefferson,

    a cadeira das fotos é a TiLite ZR (série 1).

    Abraço!
    Christian

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 14:33
    Permalink

    Mto bom. Mas onde se compra ele? Seria prático e interessante essas informações, penso.

    novembro 24th, 2010 - 19:00
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Ary,

    muito bem observado de sua parte.
    o complicado é que no caso desses dois modelos, eles não são encontrados aqui no Brasil. Os pneus Primo, por terem um valor abaixo da taxa de impostos alfandegários, eu consegui comprar em uma loja online e me entregaram aqui, esses pneu se dobra todo e veio em um pacote pequeno. Dá uma olhada na http://www.sportaid.com A ComoIr! http://www.lojacomoir.com.br vende os Schwalbe RightRun, que é um excelente pneu.

    Abraço!
    Christian

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 15:09
    Permalink

    Muito bom Christian, bem informativo. Que cadeira é essa? Muito bonita.
    Eu uso os pneus shox, que não têm câmara de ar e, portanto, não precisam ser calibrados, o que implica em não se preocupar com furos. São pneus sólidos, feitos de um composto de borracha e, ao contrário do que se possa pensar, a rodagem é macia. Mas não tenho muita experiência com os pneus convencionais porque com pouco tempo de lesão conheci esses pneus que uso e me interessei pelo fato de não me preocupar com furos, então não tenho como comparar.
    Você conhece o Shox? Tem alguma impressão pra me contar sobre ele? Assim eu posso comparar e na próxima vez que for trocar posso pensar nos pneus convencionais também.

    novembro 24th, 2010 - 19:10
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Ronald,

    conheço os pneus Shox, já vi em outras cadeiras, mas nunca usei/testei. pelo que leio é um pneu muito difícil de ser colocado na roda, não sei se no seu caso foi você que fez a instalação, mas tem até ferramenta especial pra instalação deles. eles simulam um pneu de 110 libras, mas a idéia de ser maciço não me agrada, pelo peso e acredito que um pneu inflável ainda absorve melhor os impactos. dubvido muito que seja o mesmo conforto. calibro meus pneus mensalmente e não vejo dificuldades nisso. hoje existem mini compressores que podem ser adquiridos por 100 reais e funcionam muito bem. nos meus 21 anos de cadeira furei 2 vezes o pneu.

    ps: a cadeira é uma TiLite ZR série 1

    Abraço!
    Christian

    Resposta
  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010 em 17:29
    Permalink

    Muito bom o post, mas oque me preocupa ainda sao os pneus dianteiros pois onde eu moro a condiçao do asfalto nao são boas e para eu usar essas rodinhas de 5″ é perigoso entao uso pneus 7″ e melhorou e nao tomei mais aqueles tombos rotineiros com os pneus de 6″ que eu usava antes… seria legal se vcs fizessem um post sobre pneus dianteiros mas, se ja fiseram desculpe eu sou novo no blog e ainda nao vi…

    novembro 24th, 2010 - 19:18
    Christian Matsuy respondeu:

    olá MarkGrunge,

    não me lembro mas se tem alguma coisa no blog sobre rodas dianteiras, estou testando um modelo mas ainda não tenho dados suficientes para uma avaliação justa, mas em breve faremos um post sobre isso. realmente, dependendo de onde se mora, fica inviável utilizar certos tamanhos de roda.

    abraços!
    Christian

    Resposta
  • segunda-feira, 29 de novembro de 2010 em 00:13
    Permalink

    Oi Christian

    Olha eu novamente aqui. O assunto nem é comentar a reportagem sobre os pneus das rodas, que por sinal é uma materia super interessante. Minha visita é para comunicar que rola pelos pequenos blogs uma corrente de selinhos de qualidade que é distribuído entre os amigos como presente. Meu blog ganhou dois selinhos da amiga Carolina (Selinho do Bem e Selo Rede Mundo Melhor) e a regra é indicar blogs que admiramos para também presentear. Sou fãzona do Mão na Roda e trago aqui o endereço dos selinhos para vcs. É humilde, mas tenham certeza que é o reconhecimento do quanto o trabalho de vocês nos toca. Obrigada por fazerem do nosso mundo um lugar melhor.

    Abraços fraternos

    Segue o endereço:

    http://escolasinclusivas.blogspot.com/2010/11/selinhos-do-blog-carolina-um-sonho-mais.html

    Resposta
  • segunda-feira, 29 de novembro de 2010 em 23:45
    Permalink

    Olá amigos! Tudo bem?
    Gostaria de comprar um par de peneus Marathon Plus! Vocês podem me ajudar?? Abraços

    novembro 30th, 2010 - 11:35
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Max,

    o Andrés Lopez que participa do projeto ParaKart aqui de São Paulo vende pneus Schwalbe a um preço honesto, ele mesmo pediu que caso lhe interesse, entre em contato, inclusive ele tem pronta-entrega. anota ai o e-mail dele: andresbrasil444 @ hotmail.com (basta juntar o endereço).

    Resposta
  • terça-feira, 30 de novembro de 2010 em 13:44
    Permalink

    Valeu Cristian 😉
    Entrarei em contato com ele, tudo de bom amigo p/ vc e sua família, forte abraço.

    dezembro 1st, 2010 - 19:12
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Max!
    fica tranquilo e tenha certeza que você estará comprando um ótimo pneu!

    Resposta
  • quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 em 11:54
    Permalink

    Parabéns pelo post! Sempre muito esclarecedor.

    dezembro 1st, 2010 - 19:10
    Christian Matsuy respondeu:

    obrigado Fábio!

    Resposta
  • quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 em 02:22
    Permalink

    tudo bem Chris…

    Então, sou mais um a ficar interessado na cadeira. Partindo desse princípio, estou interessado em comprar uma cadeira gringa e olhando um site que vcs mesmos divulgaram(http://www.sportaid.com/home.php), vc tem alguma dica, passo a passo de como comprar emcomendando(até mesmo se existe essa possibilidade)? Tem que contratar alguma empresa de exportação ou basta apenas ter cartão de créditos internacional e os Gringos entregam?

    Pode me ajudar?

    Parabéns(atrasado) por ser mais um membro do blog a nos ajudar…

    dezembro 2nd, 2010 - 12:10
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá André,

    Muitas pessoas nos mandam mensagens sobre a compra de cadeiras, e a gente esclarece essas dúvidas em nossa comunidade no Orkut (o link tá aí do lado esquerdo do blog).

    As duas perguntas suas já foram respondidas por lá, mas caso tenha outras dúvidas basta postar lá!

    Abraço!
    Christian

    Resposta
  • quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 em 09:13
    Permalink

    Fiz contato ontem mesmo com o Andrés, realmente tem preços justos e é agilizado, irá me enviar a mercadoria ainda hoje.
    Obrigado pela dica.

    Resposta
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  • sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 em 17:44
    Permalink

    oi boa tarde gostei da marteria, sou cadeirante e gostaria de esta revendendo este pneu aquir na minha cidade.
    o quer presisa.

    Resposta
  • sábado, 9 de abril de 2011 em 20:47
    Permalink

    cristian eu to com umas duvidas eu ia trocar minha cadeira por uma monobloco tenho uma hortobras x activa sera que eu posso colocar uma rodas spinerg melhoraria o desenpenho e depois passaria para a M3 ou Quikie gti ou Q7 ,tilite serie 1 ou2 to esperrndo para definir que modelo pegar o importador daquela cadeira espanhola que vcs mostran vai me trazer uma para ver se eu gosto pois eu queria pegar uma boa e com melhor custo/ vi uma gti vai entrar promoção de 5 a6 vou aguardar mai queria saber sobre a rodas obrigado

    Resposta
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  • terça-feira, 31 de maio de 2011 em 09:28
    Permalink

    Olá amigo, vi sua resenha sobre o Schwalbe Marathon Plus mas não consigo encontrar ele pra comprar, onde comprou? quero um par deles mas não consigo em lugar algum, caso possa encaminhar um mail ou então eu poder comprar de vocÊ um par fico agradecido.

    maio 31st, 2011 - 11:42
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Alessandro,

    o Andrés Lopez que participa do projeto ParaKart aqui de São Paulo vende pneus Schwalbe a um preço honesto, ele mesmo pediu que caso lhe interesse, entre em contato, inclusive ele tem pronta-entrega. anota ai o e-mail dele: andresbrasil444 @ hotmail.com (basta juntar o endereço).

    Resposta
  • domingo, 26 de junho de 2011 em 14:42
    Permalink

    Valeu, entrei em contato com ele. Ele ficou de ver se conseguia o pneu que preciso e voltaria a entrar em contato. Demorei pra te responder auqi hehehe. Fico muito grato.

    junho 29th, 2011 - 19:32
    Christian Matsuy respondeu:

    Falou!

    Abraço!

    Resposta
  • quarta-feira, 15 de agosto de 2012 em 10:12
    Permalink

    Ola gostaria de saber onde posso comprar pneu 26×1 e 24×1
    Obrigado.

    agosto 16th, 2012 - 13:32
    Christian Matsuy respondeu:

    Ailton,

    Fala com o Andrés da Ortosport através do site http://www.ortosport.com.br

    Todos nós do blog compramos com ele.

    Resposta
  • sábado, 1 de junho de 2013 em 16:47
    Permalink

    eu esto precisando de comprar 2 pneu pr minha cadeira
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  • domingo, 9 de fevereiro de 2014 em 18:28
    Permalink

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  • sexta-feira, 17 de outubro de 2014 em 10:57
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    Resposta
  • segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015 em 19:30
    Permalink

    Amigo, obrigado pela ótima análise. Seu que o post é antigo, mas você saberia me dizer onde compro atualmente os pneus Schwalbe Marathon Plus? Obrigado pela atenção e pelo ótimo trabalho.

    outubro 22nd, 2015 - 11:17
    Christian Matsuy respondeu:

    @José, Desculpe a demora em lhe responder, os pneus Schwalbe podem ser adquiridos na Mobility Brasil. É uma loja parceira nossa, totalmente de confiança. o site é http://www.mobilitybrasil.com.br

    Resposta
  • quinta-feira, 22 de outubro de 2015 em 10:29
    Permalink

    Queria saber um site de De segurança para comprar plebeus e outros assessórios para cadeiras de rodas, ou um local em Araucária ou próximo daqui.

    outubro 22nd, 2015 - 11:19
    Christian Matsuy respondeu:

    @Robson, Não conheço nenhuma loja na sua região. Aqui em São Paulo, recomendamos a Mobility Brasil. É uma loja parceira nossa, totalmente de confiança. o site é http://www.mobilitybrasil.com.br

    Resposta
  • domingo, 14 de fevereiro de 2016 em 19:31
    Permalink

    boa noite Christian, vi recentemente seu post! muito bom! eu uso as capas de silicone no aro de impulsão, mas não me adaptei muito com eles! como consigo aros de impulsão desses que vc usa?
    desde já agradeço,

    Resposta

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