Pneu Kenda Koncept – Avaliação
Há alguns anos atrás comprei um par de pneus Kenda Koncept para dar uma “colorida” no visual da cadeira. Estava cansado dos pneus cinza e o Koncept azul combinava com os raios de uma roda Spinergy que tenho. Ok, reconheço, gosto duvidoso 🙂 Mas além da cor, comprei esses pneus pois queria experimentar um pneu leve (300g), bem estreito (23mm), de alta pressão (110 psi) e totalmente liso. Na época, corria na praia com minha cadeira para não deixar a pança crescer e esperava voar com o novo pneu. Mas o que aconteceu na prática?
O desempenho do pneu é bom, e a cadeira fica muito leve de tocar com ele, mas esqueça um tal de conforto. A cadeira fica MUITO DURA com os Kenda Koncept, desconfortável mesmo. Essa é uma característica da maioria dos pneus lisinhos, como o Primo V-Track, mas no caso do Koncept, talvez pela borracha usada, o resultado é pior. Cheguei a usar o pneu por algum tempo para rodar no dia a dia pelas “maravilhosas” calçadas de pedra portuguesa do Rio de Janeiro, mas além do bichinho ser duro pra chuchu, não tinha aderência alguma e, mesmo com piso seco, às vezes eu patinava subindo rampas. Acabei desistindo de usá-los no dia a dia e montei-os em uma outra roda apenas para correr na praia. Depois de um tempo, percebi que a diferença de desempenho dele para o Primo Cross Court era pequena e que não valia a pena ficar trocando de roda para ganhar um pouquíssimo a mais de desempenho. Outra coisa importante e bem lembrada pelo Christian no post sobre o Primo V-Track é a altura do perfil do pneu. O Kenda Koncept é muito “baixinho” e eu socava o corrimão da cadeira no chão com frequência. Resultado: aposentei os pneus de vez.
Mas ele é de todo ruim? Não. Tem um visual legal, várias opções de cor e bom desempenho, mas que só compensa para quem vai rodar em superfícies totalmente lisas – como uma quadra de esportes – a maior parte do tempo. O pneu também tem uma proteção contra furos chamada Iron Cap. Isso é uma vantagem, principalmente porque o Kenda Koncept tem outro grande inconveniente que é a sua montagem no aro. Como o pneu utiliza arame na borda (wire bead), suei um bocado para montá-lo… Quase pedi arrego e o levei em uma loja de bike, mas sou teimoso e acabei conseguindo 🙂
Veredito: recomendável apenas para esportes de quadra. Muito pouco confortável e prático para ser usado no dia a dia.
Kenda Koncept (K-191)
Tamanhos disponíveis: 24×1″ (23-540), 25×1″ (23-559) e 26×1″ (23×590)
Peso: 300g (tamanho 24×1″, cada)
Pressão máxima: 110 PSI
Cores: cinza, azul, vermelho, amarelo, laranja e preto. O preto não deixa marcas no chão.
Preço nos EUA (par): em torno de U$ 40 (par)
Vantagens: peso, desempenho em piso liso, visual esportivo, opções de cores
Desvantagens: extremamente desconfortável, colocação no aro muito difícil e nenhuma aderência
“Cacilds”!
esse pneu é ainda mais baixo que o V-TRAK…
e mais fino… 23-540 (o V-TRAK 25-540)
É muito baixo MESMO! Ah, um dia te mostro um pneu 19-571 de handbike que tenho por aqui 🙂
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Tem preto agora também!
Na minha opinião o koncept é melhor que o v trek..
Valeu, Renan! Vi ontem no site da Sportaid e esqueci de colocar aqui. Vou atualizar o post!
Você tá falando pro dia a dia ou pra quadra? Pra quadra eu acho que o Koncept é melhor mesmo!
P/ quadra só dá ele..
Mas p/ dia a dia tb…
Opiniao sem o minimo fundamento! Apenas gosto..
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