Equipamentos

Pneu Schwalbe Marathon Plus Evolution – Avaliação

4

Você já ouviu falar desse pneu aqui no blog, no excelente post que o Christian fez sobre ele e o Primo V-Track. De qualquer forma, acho que sempre é válido disponibilizar mais impressões sobre um produto, ainda mais esse pneuzão que é o Schwalbe Marathon Plus Evolution. Vou chamar só de Marathon (intimidade!) daqui pra frente porque o nome inteiro é muito grande.

O Marathon foi um dos melhores pneus que já usei até hoje, rivalizando com o Cross Court e mais um outro (surpresa!) sobre o qual vou falar aqui em breve. O que me empolgou para comprar esse pneu foram os relatos no fórum CareCure, onde várias pessoas o elogiavam pelo desempenho, beleza e proteção contra furos. Resolvi arriscar e não me arrependo.

A primeira coisa que diferencia esse modelo do Marathon é a cor: ele é totalmente preto. Isso não é comum em pneus para cadeiras pois, geralmente, pneus pretos marcam o chão. O Marathon é um dos primeiros pneus totalmente pretos que não marcam. Se um pneu preto é bonito ou não, são outros quinhentos. O Christian, por exemplo, se amarra. O Nickolas, não gosta. Eu também confesso que acho o pneu meio feioso, mas gosto é como bunda e cada um tem o seu. O que é indiscutível é a qualidade do Marathon: muito boa!

Além do tal composto de borracha que não marca o chão,  outro diferencial desse pneu é uma grossa camada antifuros (ver detalhes no post do Christian). Quando o pneu já estava velho e careca, tentei furá-lo com uma tachinha e não consegui. A camada antifuros funciona bem!

Mas é claro que toda essa proteção tem seu preço. Cada Marathon pesa 560g (o fabricante diz no site que são 500g, mas não são), o dobro de um Cross Court. Esse, na minha opinião, é o maior problema desse pneu. Sentia esse peso a mais toda vez que desmontava e montava as rodas para colocar a cadeira dentro do carro. A diferença era bem nítida. Já pra tocar a cadeira, a diferença era pequena. O Marathon aguenta absurdos 145 PSI de pressão e mesmo com 120 PSI a tocada já ficava bem leve – mas ainda confortável – compensando o peso extra do pneu.

Quanto à tração, como ele possui “ranhuras”, ela é bem boa, semelhante à dos pneus de carrocinha de pipoca. Pra completar, o Marathon tem a parede lateral lisa, que não acaba com nossa mão. Eu, que uso corrimão bem colado ao aro, sempre machucava a mão quando tocava a cadeira por distâncias muito longas. Com o Marathon, não tive mais esse problema.

Segundo a Schwalbe, a borracha do pneu também é de um composto especial de alta duração, e o pneu dura bem mais do que os pneus da concorrência. Na prática, não foi o que rolou… Ele durou exatamente o mesmo que o Cross Court e outros pneus. A única diferença é que, por causa da camada antifuros, me sentia mais seguro em rodar com o Marathon careca. Só a tração é que ficou prejudicada.

Outro detalhe importante: esse pneu é bem caro, e nos EUA custa mais do que o dobro dos outros.  Pense nisso na hora de comprar. Saiba também que a Schwalbe  também fabrica o Marathon Plus (bem mais em conta) e o Marathon Plus Evolution Reflex (apenas no tamanho 24×1″). O primeiro é uma versão com borracha cinza do pneu avaliado e o último é igual ao pneu da avaliação, só que com tinta refletiva nas laterais, útil para quem anda à noite pela rua e tem medo de ser atropelado  🙂

Resumindo, o pneu é confortável e a proteção contra furos funciona muito bem, assim como a lateral lisa que não machuca as mãos. Já a durabilidade prometida não se confirmou e o pneu é bastante pesado.

Veredito: recomendado apenas para quem tem muito receio de furar os pneus e quer um pneu preto que não marque o chão. O preço e o peso desse pneu não compensam suas qualidades.

Marathon Plus Evolution

Tamanhos disponíveis: 24×1″ (25-540), 25×1″ (25-559) e 26×1″ (25-590)
Peso:
560g (cada, tamanho 24×1″)
Pressão máxima:
145 PSI
Cores: preto
Preço nos EUA (par): U$ 89 (sportaid)

Vantagens: desempenho, aderência, proteção contra furos e paredes lisas
Desvantagens: preço e peso elevados

Sobre o autor / 

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. newton lamounier quinta-feira, 10 de abril de 2014 em 15:10 -  Responder

    eduardo blz,estou em duvida sobre que pneu comprar.ou o marathon plus ou right rum,tenho uma m3 ,gostaria de um peneu que nao fosse pipoquero,quase nao ando na rua,mas gostaria de me deslocar tambem em terrenos com grama e areia,mas muito pouco.e de trocar as rodas dianteiras pelas frog legs,sao realmente melhores,vale a pena?e tambemo encosto ,o meu e rigido original,descobri outros como o roho agility,jay3,e oracing,saberia me informar se realmente vale o investimento e quaj o melhor.pois tenho dor neuropatica em faixa na cintura lesao t10 e t12.acha que estesencostos podem melhorar alguma coia.parabens pelo blog

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook