Esportes e Lazer

Games!

22

Há pouco tempo resolvi testar o tal do Nintendo Wii. Tava de bobeira, vi o jogo e pensei “Por que não?”. Como nunca fui muito ligada nesse mundo de games, não tinha muita expectativa em relação ao jogo, apesar de ouvir falar que o Wii era diferente e bem mais divertido. Enfim, achava que era tudo balela.

E não é que me enganei? Depois de apanhar um tanto pra aprender a mexer no controle e entender como funcionavam os jogos e os movimentos, me peguei completamente viciada. Consegui jogar a maioria dos jogos sem o menor problema. Mas o meu preferido acabou sendo o boxe. Adoreeei! Soco-soco-pow, pow-soco, apanho, descanso o braço-ufa, soco-soco-pow-knockout! Yeahhh!!! Foi meu momento Muhammad Ali. E quem disse que jogar não cansa, nunca jogou Wii. Depois de alguns rounds de boxe, sets de tênis, boliche,  jogos de inverno e Mario Kart (com direito a marcha-ré na largada, rs) fiquei mega cansada e acordei no dia seguinte com a sensação de ter feito um triatlo na categoria Iron Man. Tudo doía. Mas valeu cada musculinho doído, a brincadeira é boa e não deixa de ser um bom exercício.

Assim, achando que tinha descoberto a pólvora, fui comentar com o povo do Blog o quanto o jogo era bacana e possível de ser jogado até por um tetra (dependendo da limitação).  E é claro que eles já tinham jogado. Nas conversas sobre jogos, o Nick comentou sobre outras plataformas (PS3 e Xbox) que já têm jogos no mesmo estilo do Wii.

O Nick fez o seguinte comentário:

O  Wii tem sido usado por clínicas de reabilitação para recuperação de coordenação motora, entre outras coisas. Eu já tive um e cheguei à conclusão que iria me matar jogando Wii (quedas da cadeira jogando boxe, mãos quase decepadas jogando golfe, arremessos de controle jogando tênis, princípio de bursite jogando Need For Speed etc.), por isso vendi o meu Wii e comprei um PS3.

Kinect (acima), PS3 Move (esquerda) e Wii (direita)

Ele chegou a tentar o Kinect, um equipamento para o Xbox 360 que “filma” a pessoa, capta seus movimentos e aplica ao jogo sem que seja preciso segurar nenhum controle, mas parece que o game da Microsoft tem uma falha e cadeirante acaba não conseguindo jogar.

“No Kinect, quando tentei fazer a calibração em um jogo (não lembro qual), na tela aparecia um bonequinho tentando sobrepor minha imagem repetindo meus movimentos. Em alguns momentos, os braços do boneco até acompanhavam os meus, às vezes com um pouco de atraso, mas o resto do corpo do boneco não se mexia. Desconfiei que fosse problema do jogo e  pedi para um garoto que estava ao meu lado entrar na minha frente e se mexer para a câmera. O jogo logo o reconheceu com todos os movimentos. Voltei e tentei esticar a perna pra fora da cadeira, mas também não deu resultado.

Pelo que já li a respeito, a explicação está no software do jogo, que tem na memória um modelo humano em pé e busca identificar na imagem captada um formato que se aproxime. Usa inclusive algoritmos da tecnologia OCR (reconhecimento de caracteres). Talvez a melhor saída seria a Microsoft criar uma opção para marcar um ponto do corpo abaixo do qual os movimentos não seriam considerados, mas os jogos também deveriam ser adaptados para esse tipo de configuração.

De qualquer forma, observando as pessoas jogarem, percebi que a sensibilidade do Kinect ainda é menor que a do PS3 Move (controle sensível a movimento do PS3) e provavelmente inferior ao Wii, por isso os leitores mais `gamers` do blog não precisam ficar tão tristes. Há boas opções com acessibilidade para todos.”

Já experimentou esses jogos? Conte-nos sua experiência!

Sobre o autor / 

Cris Costa

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. renan quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 13:27 -  Responder

    Ql a altura da sua lesao Cris?

    fevereiro 10th, 2011 - 20:33
    Cris Costa respondeu:

    Oi Renan, minha lesão é entre C5 e C7, mas sou bem paraguaia… Mas o Wii tem muitas opções pra quem é tetra. Se quiser te dou algumas dicas! Bjs, Cris.

  2. Mila quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 13:54 -  Responder

    Eu tenho um wii e amo! Ele me entende, hahaha Ao contrário doKinect q já dei uma olhada na loja. Sempre amei games, apesar de não jogar muito pra evitar lesões, mas o wii junta o útil ao agradável. Um exercício e um ócio ao mesmo tempo. hehehhe
    Super recomendo um jovo chamado The Raving Rabbids. Divertidíssimo!
    Adorei o post, Cris!

    fevereiro 10th, 2011 - 20:37
    Cris Costa respondeu:

    Oi Mila! Eu não era ligada em games até jogar Wii, rs. Achei mais divertido, interativo e quad friendly. Não conheço esse jogo, vou ver se acho! Valeu pela dica! Bjs, Cris.

  3. Marcos Melo quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 14:14 -  Responder

    Olá, sou tetra c7 sem nenhum movimento dos dedos. Estava procurando um console para jogar, então encontrei o Wii. Excelente! Jogabilidade 10, cansaço 10 rs, mas queria algo atual. Então experimentei o PS3 Move, achei melhor que o Wii, mas queria algo alem…
    Foi aí que testei o KINECT… Perfeito! Sem fios ou controles, mas esbarrei no reconhecimento corporal… O único jogo que dava para jogar era um de carro que pode-se jogar sentado. Mas como tenho uma cadeira ortostatica da freedon, resolvi esperimentar e… Sucesso! Jogo quase todos, menos os que são preciso correr.
    Não contente mandei emails para Microsoft e fabricantes de jogos e recebi respostas dizendo que já estavam em fase de desenvolvimento esta atualização (isso mesmo, atualização online sem custos de jogos e console).
    Como voce Cris o jogo que eu mais gosto é o de boxe. Agora imagina em pé dando socos… Malho tanto o corpo quanto o ortostatismo. Hoje já fico em pé por mais de 3 horas seguidas graças os vídeo game… O meu irmão ta malhando em casa e disse que é bem mais legal que a academia.
    Abraços a todos e como sempre o blog é 10!

    fevereiro 10th, 2011 - 20:40
    Cris Costa respondeu:

    Rapaz, isso que é malhação, rrsrsrs. É uma combinação boa de mais, né?
    Só espero que a Microsoft resolva essa questão logo, junto com os fabricantes dos games, assim qualquer um pode jogar. Mas fico feliz que a cadeira ortoestática tenha resolvido essa questão pra vc. Aproveite! Bjs, Cris.

  4. The Best quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 14:31 -  Responder

    Eu tive a mega ultra gigante experiencia de jogar nos 3 consoles e posso dizer que prefiro o PS3+Move.
    A minha primeira experiencia com o Wii me deixou com 7 dias de anti-inflamatorio para deixar de ser bobo e uma briga com o médico que achou absurdo o meu esforço em um video game, só foram 6 horas e meia jogando.
    Agora tenho jogado menos mas sempre que posso vou a casa dos amigos para brincar um pouco e me divertir, fora que sempre prefiro os jogos de esportes claro.

    fevereiro 10th, 2011 - 20:43
    Cris Costa respondeu:

    Agora fiquei com medo de jogar, e acabar com alguma “ite” (tendinite, bursite…). Mas acho que não chego a tantas horas de jogo. Acho, rs.
    Vou ver se experimento o PS3 move, tá todo mundo falando bem! Bjs, Cris.

  5. Ronald Andrade Filho quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 14:43 -  Responder

    Eu já joguei e me diverti bastante. O jogo Wii Sports Resort é muito legal e tem várias modalidades esportivas pra jogar. Gosto muito do tênis de mesa. Mas existe um jogo do Wii chamado SPORTBILLIIS – Wii Sports handicap edition, em que até os personagens podem ser cadeirantes, eu nunca joguei, mas parece ser divertido. Olha aí o video do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=J8OVWdJeCJc

    fevereiro 10th, 2011 - 20:48
    Cris Costa respondeu:

    Oi Ronald, não tenho o Wii Resort, mas já ouvi falar muito bem. Adorei o link, se achar esse game acho que compro. Só assim pra faze as manobras do Aaron Fotheringham nas rampas de skate. Muito bacana! Valeu mesmo! Bjs, Cris.

    fevereiro 14th, 2011 - 18:36
    Eduardo Camara respondeu:

    Ronaldo e Cris, esse jogo não existe! É apenas um vídeo feito por uma associação européia. Se não me engano, holandesa. Uma pena…

  6. Alessandro quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 em 18:43 -  Responder

    Oi Cris, sou viciado em games, principalmente de corrida, mas já joquei o Wii na casa de um amigo e gostei, mas minha preferência é por velocidade mesmo. Por isso gostei bem do kart, achei a interatividade bem eficiente. Como auxiliar em reabilitação é uma grande sacada, usa muito abdomen, braços e mãos. Vou dar a dica pra minha fisioterapeuta!

    fevereiro 10th, 2011 - 20:54
    Cris Costa respondeu:

    Oi Alessandro, fala com ela sim. Conseguir juntar diversão com exercício é muito bom! Eu fiquei toda dolorida quando joguei a primeira vez, e senti que a gente acaba trabalhando muitos movimentos, inclusive com equilíbrio de tronco. Eu pretendo continuar brincando, rs. Bjs, Cris.

  7. Willian e Aline sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 em 09:55 -  Responder

    O Wii é mto bom mesmo… Só é ruim qndo joga muito (principalmente boxe) que no outro dia a gente a codrda td dolorido, parece que apanhou de verdade!!!

    Qndo der dê uma passada no nosso blog, falamos sobre vagas preferenciais.

  8. Eduardo Camara segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 em 18:37 -  Responder

    Cris,

    Me amarro muito no Wii! O boxe é um puta exercício, assim como o tênis. Lembro que suava em bicas e ficava dolorido no outro dia quando estava “destreinado”. Acho que vale muito a pena!

    E tô doido pra testar o move tb…

    Beijos!

  9. Felipe Figueiredo quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 em 10:51 -  Responder

    eu tenho um ps3 só q ainda ñ testei o move (qm sabe eu compre) sou tetra e doido por games desde moleque, jogo nos controles normais e vi q até isso ajudou um pouco nos movimentos das minhas mãos e dedos, um bom exercicio é jogar um game seja lá ql for. qlqr exercicio q venha a ajudar é valido!bom saber q só tem viciado em game aqui no blog tbm lol abraços Cris.

  10. Carlile Adriana Soares quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 em 18:48 -  Responder

    Ola achei a ajuda que procurava neste blog, fiquei a principio muito feliz… o seguinte é que meu personal trainer disse que era legal de eu comprar um nintendo wii… queria realmente perguntar a vocês se cadeirante mechendo só da cintura pra cima consegue jogar isso. Se sim, quais os jogos de mais movimento que podem ser jogados por um cadeirante?
    Por favor quem puder me escreva. Estou realmente interessada nisso.
    carlileadrianas@brturbo.com.br

  11. Dilmara Furlan de Faria segunda-feira, 4 de junho de 2012 em 21:36 -  Responder

    Tenho um aluno de 14 anos tetraplégico há dois. Ele adora jogar, tem um ps3, mas precisa de algum controle especial. O mouse que ele usa no computador é o trackball (move com o queixo). Gostaria muito de ajudá-lo. Alguém tem algum sugestão de jogo para ele?

    junho 12th, 2012 - 15:34
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Dilmara,

    Eu também não tenho nenhum movimento de punho e dedos e consigo jogar, mas tenho que jogar no micro, pois fica mais fácil pelo teclado e mouse e hoje os jogos saem simultaneamente para todas as plataformas.

    Vai muito do movimento e força de cada pessoa, vou colocar o link de um video onde estou jogando.

    http://youtu.be/pDCe8d4ROdw
    http://youtu.be/D0VC8HqGlJg

    A melhor coisa a se fazer é buscar ajuda de um terapeuta ocupacional para ver se alguma adaptação pode ser feita exclusivamente para seu aluno.

    Abraço!
    Christian

  12. Dilmara Furlan de Faria quarta-feira, 13 de junho de 2012 em 08:28 -  Responder

    Muito obrigada. Eu vou falar para ele.

  13. Dilmara Furlan de Faria quarta-feira, 13 de junho de 2012 em 08:34 -  Responder

    Oi Christian, eu vi os vídeos. Parabéns pelo seu interesse em ajudar outras pessoas. Infelizmente meu aluno não tem nenhum movimento do pescoço para baixo, o que torna tudo ainda mais difícil.
    Obrigada.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook