Acessibilidade, Arquitetura e Urbanismo, Geral

As rampas são pra todos

14

Infelizmente só quando realmente precisamos é que percebemos o quanto alguns pequenos detalhes fazem uma enorme diferença. Aconteceu comigo numa viagem à Nova Iorque. Fui sozinha, passei alguns dias por lá e como todo brasileiro que se preza, precisei comprar uma mala pra trazer minhas comprinhas de volta.

Tudo muito bom, tudo muito bem, não tivesse eu resolvido que pagar 45 dólares pra pegar um taxi até o aeroporto estava fora de cogitação. Afinal, o metrô e o AirTrain estão aí pra isso!

Duas malas - uma grande e uma pequenaMas quem já esteve em NY sabe que o metrô de lá é um caos e que se você não prestar bastante atenção, se perde fácil. Fora o fato de que é um sobe e desce danado pra trocar de linha e eu precisava fazer três baldeações. Com duas malas. Pesadas.

E foi então, numa dessas estações sobe-desce, quando já estava entrando em desespero só de pensar que teria que subir e descer escadas com minhas malas, que me deparei com uma belíssima rampa! Nunca estive tão agradecida na vida por terem pensado na acessibilidade do local. E na mesma hora saquei minha câmera e tirei fotos, porque o fato merecia um post!

Rampa dentro do metrô de Nova Iorque

E espero, com todo sinceridade, que nos lembremos que acessibilidade é bom pra todos, sempre. E que não precisemos passar por essa ou aquela situação para nos darmos conta disso!

Sobre o autor / 

Bianca Marotta

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. katy quarta-feira, 30 de março de 2011 em 23:03 -  Responder

    isso q é rampa hein!!

    abril 3rd, 2011 - 20:38
    Bianca Marotta respondeu:

    Bacana, né?

  2. The Best quinta-feira, 31 de março de 2011 em 12:31 -  Responder

    Tem horas que os deuses da rampa nos ajudam muito, mas tem horas que os muquiranas atrapalham por não ter colocado acessibilidade.

    Alias essa rampa deveria ser padronizada, percebe-se que tem uma inclinação bem leve, apesar do seu tamanho imponente.

    abril 3rd, 2011 - 20:38
    Bianca Marotta respondeu:

    Pois é, the Best, acho que a inclinação desta rampa me pareceu bem ok e como respondi no comentário anterior, nem sempre dá pra se colocar um elevador. Nesses casos rampas são bem vindas. Eu fiquei feliz quando a vi! 🙂

  3. Heitor Luiz quinta-feira, 31 de março de 2011 em 20:15 -  Responder

    Na boa.. descer a rampa tah mole, mas subir esses 3lances (com ou sem mala) seria meio “flórida”… não? Podia muito bem rolar um elevador básico.

    abril 3rd, 2011 - 20:37
    Bianca Marotta respondeu:

    Oi Heitor,
    Em alguns casos fica difícil colocar um elevador na estação, em outros pode se tratar de uma estação antiga que passou por reformas e ganhou a rampa. Não sei qual o caso desta, mas ainda acho que a rampa com a inclinação correta ainda é melhor do que nada.

  4. Luisa sábado, 2 de abril de 2011 em 23:29 -  Responder

    rampas são maravilhosas, mas de vez em quando existe um filho de Deus que pára um carro na frente delas e estraga a invenção divina (por quê?). Sempre que vou na padaria aqui perto de casa, por exemplo, os carros parecem ignorar um pintado branco gigante que tem na frente da rampa (NÃO PAAAAAAARE!!!) e estacionam o carro lá. Da vontade de dar aquela raspadinha(ona) com o carro na hora de sair…

    abril 3rd, 2011 - 20:35
    Bianca Marotta respondeu:

    Oi Luisa,
    Sabemos muito bem do que você está falando… Há muito tempo atrás, lançamos uma filipeta aqui no blog, pros leitores imprimirem e deixarem no parabrisa dos carros em situações como essa. O link pro post é esse aqui: http://maonarodablog.com.br/2008/03/19/fazendo-a-nossa-parte/

  5. Juliana Duarte domingo, 3 de abril de 2011 em 21:09 -  Responder

    massa! seria bom sempre nos depararmos com essa realidade aqui no Brasil…

    abril 3rd, 2011 - 21:53
    Bianca Marotta respondeu:

    Concordo, Juliana. Aos poucos a nossa realidade vai mudando…

  6. Wagner segunda-feira, 27 de junho de 2011 em 07:41 -  Responder

    Da proxima vez pergunte pelos elevadores, todas as estacoes tem, mas na maior parte das vezes estao escondidos, ou e’ preciso mais do que o mapa da mina para acha-los.

  7. amanda quarta-feira, 5 de junho de 2013 em 18:08 -  Responder

    eu ja estudei sobre rampas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook