Dicas, Equipamentos, Transporte

Guardando a cadeira no carro

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Bom gente, nesse post vocês serão poupados dos meus longos textos. O assunto em si pede imagens, e sabemos que às vezes “uma imagem vale mais que mil palavras”…

Diante da discussão entre a transportabilidade das cadeiras rígidas X dobráveis, estou publicando algumas formas de se carregar uma rígida. Como já disse anteriormente, eu não tenho autonomia para guardar minha cadeira sozinho, mas ando em diversos tipos de carro por conta dos táxis. E nas grandes cidades estes são movidos a gás, o que obriga o motorista a instalar um cilindro no porta-malas que reduz consideravelmente o espaço. Daí a solução é colocar a cadeira no banco de trás, (queira o taxista ou não).

A foto abaixo mostra a forma mais tradicional de se guardar uma cadeira rígida no porta-malas. Em carros grandes tipo perua (Parati, Fielder, Palio Weekend, etc), isso é tarefa fácil:

cadeira rígida colocada no porta-malas

método mais prático pois não exige a remoção das rodas

Só foram rebatidos os protetores laterais e o encosto, os freios foram travados e ainda sobra espaço pra muita coisa. A almofada pode ir ao lado ou mesmo embaixo da cadeira. Ahhh, quando viajo não carrego dessa forma. Primeiro é feita a acomodação das malas e outras coisas e depois a cadeira. Temos que pensar na parada durante a viagem. Como diz um amigo meu, “coisa mais deselegante essa de ficar desarrumando porta-malas no posto de gasolina“.

O próximo exemplo mostra a acomodação compactada no banco traseiro de QUALQUER CARRO. Às vezes é necessário que se empurre o banco do carro um pouco pra frente, daí é só ver quem é mais baixo e colocar atrás do banco dessa pessoa. Eu tenho 1.90cm e nunca tive problemas com isso. Ainda cabe sua almofada em cima da própria cadeira se for o caso. óbvio que se você pretende carregar 3 pessoas no banco traseiro, não tem como carregar dessa forma, mas dá pra levar dois passageiros.

cadeira rígida colocada no banco traseiro sobre o banco traseiro

esse modo ocupa o lugar de 1 passageiro

Faço isso há mais de cinco anos no mesmo carro e nunca aconteceu nada com o revestivemto do banco, os taxistas ficam meio putos, acham que vai sujar, furar o banco enfim… Isso deixou de ser um problema meu. :-/

Agora vamos ao modo “fanfarrão” de guardar a cadeira. Só exige que as rodas traseiras sejam tiradas e o resto… Bom, o resto vai tudo junto!

cadeira rígida acomodada penas sem as rodas traseiras no banco

prático, rápido e acima de tudo - fácil de se guardar

Não precisa tirar almofada, dobrar protetor, muito menos o encosto! Tá ai, em menos de um minuto coloca-se a cadeira no carro, as rodas você coloca no porta-malas ou ainda em cima da própria cadeira na diagonal.

Agora vamos mostrar um outro veículo, bem menor, o que prova que a cadeira cabe na grande maioria dos carros. O Ford Ka assim como outros carros desse porte, tem o porta-malas pequeno, mas CABE A CADEIRA. O inconveniente é que é necessária a remoção do tampão traseiro. E quando o carro não é seu, fica “deselegante” de fazer, sem falar que dependendo da situação você fica sem ter onde colocar o tampão. Daí a solução e carregar no banco traseiro, mantendo as rodas no porta-malas, cabe 2 pessoas magras ainda, sem conforto – mágica também não dá pra fazer.

cadeira rígida acomodada no banco traseiro de um carro compacto

um pouco mais difícil de colocar, mas não é um bicho de 7 cabeças

Assim que surgirem oportunidades, colocarei outras fotos de modelos diferentes de carro para mostrar que a transportabilidade da cadeira não é tão ruim assim como comentam.

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

33 Comentários

  1. Andres Lopez quinta-feira, 26 de maio de 2011 em 10:51 -  Responder

    excelente post Christian, desmitificando aquela ideia obsoleta de que as cadeiras rigidas sao complicadas de guardar no carro. Faltou a foto dela no banco do acompanhante, mais entende-se que: se cabe no banco de tras de um Ka!!…Cabe em qualquer lugar mesmo!!

    maio 26th, 2011 - 21:02
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Andres,

    A idéia do post era abrir um pouco a mente dos mais conservadores que ainda dizem que a cadeira rígida é difícil de transportar. Em breve postaremos fotos de outras formas de guardar a cadeira!

    Abraço
    Christian

  2. Gil Porta quinta-feira, 26 de maio de 2011 em 11:05 -  Responder

    Muito legal esse resumo!

    Eu sempre fiquei com medo de furar o banco porque a “mardita ///³” tem aqueles “chifres” invertidos para regular a altura do assento e, como eles são ponteagudos, sempre fico meio inseguro, mas nada que um pedaço de espuma ou uma almofada velha não resolva.

    Obrigado pelo post!

    maio 26th, 2011 - 21:05
    Christian Matsuy respondeu:

    Fala ai Gil,

    Cara, realmente aquelas pontas da M3 são complicadas. Nunca gostei. Acho perigoso para manusear e não duvído nada delas machucarem o estofamento.

    Mas sua idéia é ótima e resolve o problema!

    Abraço
    Christian

  3. Tiago quinta-feira, 26 de maio de 2011 em 11:32 -  Responder

    Christian, tbm sou tetra igual a vc, e estou afim de ir a cidade da minha namorada visita-la, eis q meu maior receio sao as transferencias pro carro dela um UNO. assim como vc tenho por volta de 1.90 e magrelo, mas nas poucas vezes q saio de carro a transferencia é feita com ajuda de duas pessoas. vc poderia me dar uma luz e tirar esse meu medo de não conseguir me passar pro carro e frustrar minha viagem?

    desde já agradeço, já queria uma cadeira rígida, com essas fotos me decide de vez!!!

    maio 26th, 2011 - 21:10
    Christian Matsuy respondeu:

    Tiago,

    Cara… pra te transferir sem ajuda acho que ficaum pouco complicado… eu sempre peço ajuda de alguém, não tem jeito, e quando falo alguém, me refiro a duas pessoas, não tem jeito.

    Vai depender do seu peso e da força da sua namorada, impossível não é, mas exige um esforço físico muito grande.

    Abraço!
    Christian

  4. Edson Santi quinta-feira, 26 de maio de 2011 em 14:14 -  Responder

    Matéria super legal, parabéns. E foi feita para os Thomes da vida, vendo para crer (rs)

    maio 26th, 2011 - 21:11
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Edson,

    É isso aí!

    Abraço
    Christian

  5. Sebastião Otavio quinta-feira, 26 de maio de 2011 em 20:28 -  Responder

    Christian,post pra tirar a duvida de muito gente,inclusive a minha,tenho uma rígida mais não uso pra sair de carro, agora com essa “luz” vai facilitar muito,valeu a dica.cara me responde uma pergunta,aonde você comprou os aros pulsores da sua cadeira, super show, um desse facilitaria muito minha vida.
    Aguardo resposta.

    maio 26th, 2011 - 21:15
    Christian Matsuy respondeu:

    Sebastião,

    Não sei qual sua cadeira, mas praticamente todos os fabricantes de cadeiras nacionais oferecem esse tipo de corrimão, Aqui não se segue nenhum padrão de encaixe dessa peça, então o mais indicado é que você compre de acordo com a marca da sua cadeira. no caso pra esse modelo de roda só mandando fazer, pois nem a TiLite fornece corrimão com pinos grandes.

    Abraço
    Christian

  6. Larissa Nascimento de Freitas sexta-feira, 27 de maio de 2011 em 08:43 -  Responder

    Olá, gostaria que vocês acessassem este link e respondessem a esse pequeno questionario , é de suma importância para apoio dos usuários cadeirantes.

    maio 28th, 2011 - 12:53
    Eduardo Camara respondeu:

    Larissa, coloca o formulário em nossa comunidade do Orkut que ele vai ser respondido por muito mais gente. Abraços!

  7. Edson Santi sexta-feira, 27 de maio de 2011 em 09:01 -  Responder

    Christian tenho uma M3 e carrego no porta malas de meu sedan (city-Honda) quer uma foto? Posso lhe enviar.

    maio 27th, 2011 - 18:21
    Christian Matsuy respondeu:

    Manda ai que nós publicamos!

  8. Sebastião Otavio sexta-feira, 27 de maio de 2011 em 09:16 -  Responder

    A minha é uma M3, o corrimão da minha o espaço entre um pino e outro é muito grande.a sua tem 8 pinos a minha 6,ai eu perco um pouco de agilidade,conheçe algum lugar aqui no RJ que fabrique?

    maio 27th, 2011 - 18:29
    Christian Matsuy respondeu:

    Cara, 6 pinos é sacanagem hein? fica muito distanciado, ruim pacas pra impulsionar…

    Esses aros eu mandei fazer fora, não tive outra opção pela marca da minha roda, mas eu poderia colocar até 12 pinos se eu quisesse, é totalmente customízavel (ângulo, tamanho, revestimento, diâmetro, etc).

    O que você pode fazer por aqui é comprar um aro convencional e procurar uma oficina da AACD ou da rede Sarah que instalam esses pinos em rodas comuns de maneira adaptada. Infelizmente você não vai encontrar uma solução pra uso imediato.

    Outra solução é comprar um jogo de rodas da Ortomix ou Alphamix que servirão na sua cadeira. O aro deles tem 8 pinos.

  9. Juliana Duarte sexta-feira, 27 de maio de 2011 em 21:50 -  Responder

    muito bom o post!
    faltou uma foto dela sem as rodas traseiras no porta-malas de um carro sem ser sedam… será que cabe? acho q sim, se cabe no banco traseiro de um ka…

    maio 27th, 2011 - 22:12
    Christian Matsuy respondeu:

    olá Juliana,

    Cabe sim. Na maioria deles. Como expliquei no post se retirar o tampão, cabe em todos. Nos hatchs maiores (Stilo, Punto, Gol, Golf, 307, Astra, Vectra GT, etc) cabe sem retirar o tampão.

    bjo
    Christian

  10. Brunna Melazzo segunda-feira, 30 de maio de 2011 em 11:30 -  Responder

    Post legal, Chris…
    eu guardo a cadeira do namorido no estilo “fanfarrão”, super simples… meu carro tem porta malas pequeno, nunca nem tentei colocar… ela vai sentadinha é no banco de trás mesmo… hahahahaha… no porta malas de um new civic já tentei e não coube…

    maio 31st, 2011 - 12:18
    Christian Matsuy respondeu:

    Oi Brunna!

    Realmente o porta-malas do civic é raso, e deixa bastante a desejar pra transportar a cadeira, o que já não ocorre com o City ou Corolla.

    De repente até cabe no porta-malas de seu carro pequeno, mas se o banco não vai ser utilizado, é muito melhor carregar montada, pois se perde menos tempo.

    bjo!
    Christian

  11. Eduardo Camara terça-feira, 31 de maio de 2011 em 15:41 -  Responder

    Eu sempre coloco a minha cadeira (sozinho) no banco de trás, mas tb dá para colocá-la no banco do carona e na mala do Stiloso sem problemas. Sinceramente, eu acho mais fácil guardar uma monobloco, pois geralmente é bem mais leve que uma que feche em X.

    Se a cadeira tiver o quadro aberto embaixo (cantilever) como a ZR e a ZRA, é moleza mesmo!

    junho 3rd, 2011 - 11:02
    Christian Matsuy respondeu:

    outra coisa que já notei, é que um carro de duas portas facilita bastante não só a transferência, bem como guardar a cadeira sozinho, ou coloca no banco do carona, ou reclina o banco do carona (como se fosse entrar um passageiro no banco de trás) e aumenta bem o espaço para colocar a cadeira atrás…

  12. Eduardo Camara sexta-feira, 3 de junho de 2011 em 11:46 -  Responder

    Christian,

    Sabe que eu quase procurei um carro duas portas pensando nisso? Mas como minha cadeira é pequena, consigo me virar com o 4 portas. Mas pra quem é alto e tem cadeira grande, o duas portas é a melhor opção mesmo!

  13. Marcelo domingo, 10 de julho de 2011 em 00:54 -  Responder

    Olá, tudo bem?
    Meu pai é paraplégico e vamos trocar de carro esse ano.
    A dúvida é entre o New Civic ou o Corolla.
    A cadeira dele é das mais simples e sempre “dobramos” ela ao carregá-la.
    Como o porta-malas do Civic é raso, gostaria de saber se dobrando ela caberia.
    Um abraço e muitíssimo grato pela atenção.
    Marcelo-Goiânia/GO

    julho 10th, 2011 - 11:08
    Christian Matsuy respondeu:

    Marcelo,

    Se for uma cadeira dobrável em X, sim cabe, em ambos os carros, mas creio que você deve já sabetr que o porta-malas do corolla é maior e a tampa abre mais.

    Abraço
    Christian

  14. Renata Goya terça-feira, 30 de outubro de 2012 em 09:52 -  Responder

    Olá.
    Minha filha tem 5 anos e por conta da paralisia cerebral ela não anda. A cadeira de rodas dela é superdemonstável, entretanto, como é uma criança extremamente hipotônica são necessárias diversas adaptações e até mesmo uma bandeja….Resultado, além da cadeira ser consideravelmente grande, com todas as adaptações fica praticamente impossível fechá-la a cada transporte no carro. Atualmente tenho um Tucson e guardo ela deitada no porta-malas no carro.

    Mas agora tenho q vender o carro e queria uma dica para um carro popular que coubesse a cadeira no porta-malas.

    Pensei no palio weekend, livina ou spin.

    Abraço.
    Renata

    outubro 31st, 2012 - 20:17
    Christian Matsuy respondeu:

    Renata,

    difícil dizer…

    O Livina e o Spin tem porta-malas grandes, só que na altura, já a Weekend tem mais profundidade e menor altura.

  15. Edson quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 em 22:36 -  Responder

    Boa noite, gostaria de saber quais carros cabem uma cadeira M3 com rodas e tudo mais inteira dentro do porta malas. Tenho um voyage e tem que tirar as rodas, pensei em uma wekend ou spacefox….alguem já testou…obrigado a todos

    janeiro 17th, 2013 - 22:45
    Christian Matsuy respondeu:

    Assim como mostrado na foto onde a cadeira está apenas com o encosto reclinado, cabe na Fielder, Palio Weekend, e outras peruas de mesmo porte.

  16. João Carlos quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 em 00:39 -  Responder

    O melhor porta malas para transportar cadeira de rodas é do DOBLÒ. Qualquer cadeira entra, sem desmontar, e ainda sobra muito espaço para a bagagem. Os Doblos comuns, Atractive (1.4) e Essence (1.8) são os melhores. Já o adventure tem o acesso um pouco mais dificil, por causa do estepe, que é bastante pesado…
    O Doblo é uma escolha racional: O carro têm o desenho estranho, mas têm espaço e comodidade de sobra. Já o Civic & Cia, são escolhas emocionais: São carros bonitos, com status, mas vc sempre vai ter que fazer uma mágica p/ se acomodar…
    O que vale mais a pena?

    janeiro 30th, 2013 - 19:48
    Christian Matsuy respondeu:

    João,

    Isso é muito relativo. Terei que discordar de você pois cada cadeirante tem uma dinâmica pra transporta/guardar a cadeira no carro. O Doblô é bem grande e espaçoso, mas de nada adianta se o cadeirante estiver sozinho e guarda a cadeira sem ajuda, e pode acreditar que a grande maioria dos cadeirantes que dirigem fazem dessa forma.

    Agora se a pessoa vai estar sempre acompanhada, sem dúvidas que guardar a cadeira no porta-malas faz muito mais sentido. Além do que o Doblô é um carro elevado do chão, tornando a transferência bem mais difícil.

    Resumindo, cada pessoa tem uma necessidade diferente e exige modelo diferente, muito complicado eleger um único carro como representante da categoria.

    Abraço!

  17. João Carlos quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 em 20:35 -  Responder

    Christian

    Para mim, que não dirijo, o Doblò é ótimo.
    Faço a transferência para o banco de trás sem dificuldades, já que não há interferência da porta, que é corrediça.
    Meu pai coloca a cadeira no porta malas sem precisar desmontar nada. A cadeira fica aberta e totalmente montada. Meu pai tentou encontrar outro modelo nacional, onde a cadeira coubesse inteira e sem desmontar, e não achou nada melhor. Testamos a Spin, mas é bem mais apertada. Têm alguma sugestão???

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