Dicas, Equipamentos

Orkut e perguntas sobre importação

19

De uns tempos pra cá, muitas pessoas nos procuram através do e-mail do blog para sanar dúvidas referentes à importação de cadeiras e acessórios, entre outras coisas. Tentamos responder todas as dúvidas na medida do possível, mas às vezes não sabemos responder mesmo. 

A maioria dessas perguntas que nos chegam, já foram respondidas por nós ou por outras pessoas em nossa comunidade no Orkut. E infelizmente tem gente que parece não gostar quando pedimos para procurar a resposta na comunidade, ou mesmo fazer a pergunta lá no Orkut, onde ela será lida por um número maior de pessoas e a resposta se torna pública, servindo como base de consulta para outros usuários. Nada mais justo. Mesmo assim, ainda recebemos mensagens tipo “Ah, mas eu não queria perguntar lá no Orkut“, ou ainda: “dei uma olhada por lá e não encontrei…” (olhou mesmo?). Enfim, o fórum da comunidade é importante e sempre levamos muito a sério essa ferramenta. 

Outra coisa muito comum é o pedido de ajuda através dos recados do Orkut (em nossos perfis pessoais). Assim, se fossem assuntos que envolvessem privacidade, ou outras coisas que possam constranger tudo bem, mas perguntar “qual roda comprar” pelos recados é um pouco intimista… Além do que alguns usuários se esquecem que bloqueiam os recados e não temos como responder. Pergunte na comunidade pois, como já dissemos, a resposta pode servir pra um monte de gente. Pense nisso!

Caso você tenha urgência no esclarecimento das suas dúvidas, desculpem-nos por nem sempre darmos respostas rápidas, pois certos assuntos demandam pesquisa e nem sempre estamos com tempo livre para responder de maneira imediata. Nossa dedicação ao blog, infelizmente, não pode ser em tempo integral. Todos nós trabalhamos um bocado em nossos empregos, mas sempre fazemos o possível pra responder!

Agora vamos ao segundo assunto, que é a importação de cadeiras e afins. Esse é o assunto que vem gerando o maior número de perguntas repetidas, por isso resolvi fazer um apanhado geral e publicar aqui.

Quero comprar na Sportaid. Essa loja é confiável?

Sim, é confiável. É uma loja americana com muitos anos de existência e  preços muito bons, fora a grande quantidade de itens oferecidos. Caso você não tenha realizado uma compra antes de 2009, eles não vão aceitar seu cartão de crédito (houve uma mudança na política de pagamentos deles), daí ou você pede para alguém que more nos EUA comprar com um cartão local, ou faz uma remessa de valores internacional através de serviços bancários. É necessário ter conhecimento de inglês, para trocar e-mails sobre seu pedido. A Sportaid, assim como as demais lojas americanas não parcelam nenhum tipo de compra.

Não sei preencher o formulário de compra das cadeiras existentes no site. Como faço?

A loja (no caso a Sportaid) é americana, e obviamente o formulário, bem como todo processo de compra, é feito no idioma inglês. Nesse post eu praticamente traduzi todas as medidas que uma cadeira tem e até utilizei uma imagem de um formulário da TiLite. Tente colocar o maior número de medidas possíveis e use dicionários e tradutores da internet para solucionar coisas simples. Após isso, abra um tópico na comunidade do blog no Orkut e poste suas medidas lá. As pessoas aos poucos vão ajudando, inclusive nós aqui. Tente ser claro, e descreva suas necessidades para que as pessoas que lerem entendam e auxiliem com mais facilidade. Quem quer ajuda não pode ter preguiça de escrever. Lembrando que é sempre mais indicado que um terapeuta especializado te auxilie.

Posso pedir para um amigo que mora nos EUA mandar um par de rodas pelos correios?

Até pode. Porém, como já repetimos várias vezes, se fosse tão simples assim todo mundo já teria comprado! Eu citei um par de rodas, mas essa regra vale para qualquer coisa que ultrapasse o valor de 50 dólares. Não adianta falar que vai tirar da caixa ou falar que é usada que não adianta. É um risco que você corre de seu produto chegar avariado, ou ficar retido na alfândega até que o imposto seja pago. Se isso ocorrer, a entrega vai demorar bastante para ser feita. Caso você queira trazer de qualquer maneira, você pagará 60% de impostos sobre o valor do produto, inclusive sobre o frete. Válido para compras de 51 a 500 Dólares.

E se eu pedir pra entregarem via FEDEX, UPS, DHL?

Sua compra, seja ela qual for, vai chegar na porta da sua casa certinho. Só que você pagará todos os impostos, inclusive sobre o valor do frete +  ICMS  + taxas de serviços (armazenagem) da empresa escolhida. Dependendo do que se for trazer, acaba não compensando. Nesse caso, não vale o imposto de importação de 12%.

Uma pessoa virá dos EUA para o Brasil e vou pedir para ela trazer uma cadeira para mim. Posso?

Novamente, pode, mas é um risco que se corre. Se a pessoa que estiver trazendo vier com ela montada e disser que é para o uso pessoal dela, dificilmente irão questionar. Nada de cadeira encaixotada. Se a pessoa não topar trazer dessa forma, não arrisque. É o jeitinho brasileiro mesmo, infelizmente. 

Posso comprar a cadeira na Sportaid e mandar entregar em um hotel ou na casa de um conhecido que mora lá? Posso voltar sentado nela?

Sim, pode. Muitas pessoas utilizam esse método. 

Tentei comprar uma almofada Roho em uma loja americana, mas eles não entregam esse produto no Brasil, mesmo que eu pague todos os impostos. Por que?

A Roho tem um representante oficial aqui no Brasil, e quando se tem o representante no país eles não permitem que as lojas americanas vendam para esses países. Algumas lojas menores até vendem. É uma questão de ver se o preço vai valer a pena.

A cadeira chega pronta para uso?

Praticamente sim. Ela vem com as rodas desencaixadas e com os freios desmontados. É necessário uma chave Allen para fazer a instalação correta dos freios.

Quero importar apenas pagando os 12% de imposto de importação. Como fazer?

O Dado já escreveu sobre isso nesse post aqui, nesse caso tem que ser feito um processo de importação junto à Receita Federal. Procure um despachante aduaneiro cadastrado no SisComex para lhe orientar. Rola uma burocracia por trás disso, mas funciona e há relatos no Orkut de possoas que trouxeram dessa forma totalmente legalizadas. Dêem uma lida nesse tópico (requer login do Orkut).

Nota: O Mão na Roda em nenhum momento encoraja pessoas a fazerem algo que fuja aos padrões de impostos praticados aqui no Brasil. Estamos apenas esclarecendo dúvidas frequentes que nos chegam e cabe à cada pessoa decidir o que vai fazer. Não nos responsabilizamos por eventuais problemas que possam ocorrer.

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

Artigos relacionados

19 Comentários

  1. ALEXANDRE MARCONDES segunda-feira, 3 de outubro de 2011 em 13:51 -  Responder

    Boa tarde e muito bom este artigo tambem sou deficiente fisico e fico feliz de compartilhar com voces.
    Obrigado
    ALEXANDRE MARCONDES

    outubro 24th, 2011 - 19:40
    Christian Matsuy respondeu:

    Valeu Alexandre, obrigado por sua visita ao blog!

    Abraços!

  2. Luis Fábio segunda-feira, 3 de outubro de 2011 em 20:17 -  Responder

    Parabéns Christian !!

    Ótimo post !!

    Abraço

    outubro 24th, 2011 - 19:39
    Christian Matsuy respondeu:

    Obrigado!
    Abraço!

  3. Pablo terça-feira, 4 de outubro de 2011 em 23:30 -  Responder

    e como será que vai ficar depois disso?

    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ASSISTENCIA-SOCIAL/203240-COMISSAO-APROVA-ISENCAO-DE-IMPOSTOS-EM-EQUIPAMENTO-PARA-DEFICIENTE.html

    os preços cairam nas revendedoras aki do brasil?

    outubro 24th, 2011 - 19:28
    Christian Matsuy respondeu:

    Pablo, infelizmente aqui nesse país esse tipo de medida beneficia o fabricante, que vai importar peças da China de péssima qualidade e nos repassar sem nenhum abatimento. Pelo menos a curto prazo.

  4. Adriano branco segunda-feira, 24 de outubro de 2011 em 19:20 -  Responder

    e ai pessoal
    tudo na paz!
    gostaria de saber se em orlando na florida eu encontro a loja da “sportaid” ????
    vlw
    obrigado.

    outubro 24th, 2011 - 19:25
    Christian Matsuy respondeu:

    A Sportaid não é uma loja física, é uma loja online (www.sportaid.com).

    Dificilmente você encontrará lojas que vendam cadeiras a pronta entrega devido praticamente todas as marcas fabricarem sob medida, as cadeiras que são de pronta entrega são cadeiras padrão, sem nenhuma novidade e custo/benefício.

  5. Adriano branco segunda-feira, 24 de outubro de 2011 em 19:35 -  Responder

    e sera que eu encontro alguma loja em orlando que vende rodinhas soft rool???
    obrigado.

    outubro 24th, 2011 - 19:39
    Christian Matsuy respondeu:

    Só entrando em contato com a Frog Legs (fabricante das Soft Rolls) e ver se existe algum distribuidor nessas cidades.

    Abraço!

  6. Adriano branco segunda-feira, 24 de outubro de 2011 em 20:32 -  Responder

    obrigado pela dica e pela sportaid sera que eu consigo,tipo eu ficar em um hotel e encomendar sera que ele me entregam e sera que demora???
    mais uma vez agradeço.

    outubro 24th, 2012 - 12:15
    Christian Matsuy respondeu:

    Adriano, o prazo de entrega deve ser calculado com uma antecedencia para que não ocorra imprevisto, a Sportaid/Tilite costumam entregar em 15 dias, mas verifique isso no ato da compra.

    Sim, eles entregam no hotel.

    Abraço
    Christian

  7. Marcelo quarta-feira, 24 de outubro de 2012 em 11:58 -  Responder

    Boa dia.

    1- Blz amigos? Desde a criação deste post sobre importação para os dias de hoje mudou algo sobre importação de cadeira de rodas?

    2- Tem gente que está conseguindo despachar cadeira de rodas via navio, tirando a cadeira da embalagem e mandando como se fosse usada velha… Alguém sabe como é feito esse tipo de trâmite.

    Abraços.

    outubro 24th, 2012 - 12:12
    Christian Matsuy respondeu:

    Marcelo, não mudou nada.

    Trazer por navio é bem demorado e vai depender de alguém que você conheça lá nos EUA fazer esse envio. As lojas não trabalham com esse tipo de frete.

    Recomendo que você pergunte para essas pessoas como se faz, pois nós aqui do blog não conhecemos ninguém que trouxe dessa forma.

    Abraço
    Christian

  8. Savio Barreto terça-feira, 27 de agosto de 2013 em 21:02 -  Responder

    Existe alguma restricao da anvisa para eu trazer uma cadeira de rodas para meu fiho especial?
    Ou so tenho que pagar o imposto alfandegario?

    outubro 9th, 2013 - 18:16
    Christian Matsuy respondeu:

    Se você trazer a cadeira desacompanhado de seu filho pagará os impostos normais como qualquer outra mercadoria importada. Por isso só recomendamos que as pessoas tragam a cadeira e venham utilizando a mesma.

  9. ines sábado, 17 de maio de 2014 em 13:34 -  Responder

    Oi Cristian… vc pode me dizer se uma pessoa sem nenhuma deficiencia fisica pode trazer dos USA uma cadeira de rodas uzando-a sem ser questionada por isso? E se for combrado o imposto alfandegario sabe me de quanto e??? Obrigada e fique com Deus.

    maio 17th, 2014 - 13:58
    Christian Matsuy respondeu:

    Ines,

    Se a alfandega parar a cadeira será taxada em 60% de imposto + multa caso não for um bem de importação declarado. Trazer a cadeira embalada, ou não a utilizando é um risco muito grande de ser taxado, é uma loteria.

    O valor de 12% de imposto só serve para importações legais via sistema Aduaneiro.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook