Espaço do Leitor, Esportes e Lazer, Hotéis e Pousadas, Viagens e Turismo

Mergulho adaptado

12

Ultimamente o pessoal do blog tem curtido esportes radicais. Esportes radicais? Pois é… na minha opinião, ir para o Rock in Rio se enquadra nessa categoria.

Mas tem gente por aí se aventurando em outras coisas muito interessantes e divertidas. O leitor Luiz Fernando de Araújo enviou o seu relato sobre uma experiência de mergulho adaptado realizada num encontro que aconteceu em Cabo Frio/RJ, em agosto de 2011. Ele mandou o texto logo depois do evento, mas não postamos antes por dificuldades de agenda. Ok, my fault. Mas o relato está aí para todos verem e, quem sabe, se inspirarem a praticar o mergulho. No final do texto estão os contatos para quem deseja se iniciar nessa aventura que é o mergulho adaptado.

Segue o texto do Luiz Fernando de Araújo:

“Entre os dias 04 e 07 de agosto de 2011 aconteceu o II ENMA – Encontro Nacional de Mergulho Adaptado em Arraial do Cabo – RJ. Foi coordenado pela sra. Lúcia Helena Monteiro Sodré, diretora da HSA Brasil (Handicapped Scuba Association International) que ministrou curso de batismo para cerca de seis pessoas com deficiência. O encontro teve apoio da Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, da operadora de mergulho Diving Arraial e Pousada Paraíso do Atlântico.

Eu fiquei hospedado na Pousada Pilar, que tem oito quartos sendo dois adaptados para cadeirantes, localizada bem perto da rodoviária. O Sr. João, proprietário da pousada, recebe de forma amistosa em um ambiente bem familiar com decoração baseada em materiais de demolição com temas marinhos. 

Os quartos são bem adaptados e espaçosos, com ar-condicionado, frigobar, TV e banheiro acessível.

No sábado foi realizado um treinamento na piscina, onde aprendemos a utilizar o equipamento de mergulho, os sinais utilizados para comunicação submarina bem como todos os cuidados necessários a um mergulho seguro.

No domingo embarcamos no barco Diver II a caminho de nosso mergulho no mar de Arraial. Fomos muito bem atendidos pela equipe da Diving Arraial. Devagar e com todos os cuidados necessários, cada um dos deficientes foi colocado ao mar devidamente equipado para vivenciar uma das experiências mais marcantes de minha vida. Uma total liberdade de movimentos, um mundo só visto antes pela TV e o companheirismo dos instrutores que nos apoiaram todo momento.”

A Inter TV, emissora local da Rede Globo, fez uma reportagem completa sobre o evento, cujo vídeo você pode ver clicando aqui.

Para quem quiser se aventurar pelos oceanos, há um curso de mergulho adaptado disponível na cidade do Rio de Janeiro/RJ. As aulas iniciais são feitas em piscina e depois há o batismo no mar. 

Para maiores informações sobre o mergulho adaptado, seguem abaixo os contatos:

Escola Mar do Mundo

Iate Club do Rio de Janeiro – Urca
Pedro Bonfatti – (21) 9873-1244

Instrutora habilitada HSA Brasil:
Lúcia Sodré – (21) 9314-9303

Sobre o autor / 

Nickolas Marcon

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Luiz F. Araujo Filho domingo, 30 de outubro de 2011 em 21:26 -  Responder

    Ao meu amigo Nickolas quero deixar meu agradecimento pelo post e por este veículo de comunicação.

    outubro 31st, 2011 - 11:47
    Nickolas Marcon respondeu:

    Araujo, nós aqui do blog é que agradecemos a sua colaboração dando a oportunidade a todos os leitores de conhecer essa aventura incrível que é o mergulho adaptado. Esperamos sua nova colaboração, inclusive com fotos submarinas. Dessa vez, prometo que colocarei no ar rapidinho… 🙂 Um grande abraço.

  2. Ricardo Pelegrini terça-feira, 1 de novembro de 2011 em 13:06 -  Responder

    sou mergulhador desde 1986 e somente agora resolvi fazer o curso de DM que no fim. Gostaria de compartilhar minha experiência de mergulhador recreacional com esse grupo de pessoas. Alguém pode ajudar a informar aonde tem mergulho adaptado. Quero ser voluntário.

    novembro 1st, 2011 - 14:09
    Nickolas Marcon respondeu:

    Ricardo, os contatos da escola de mergulho e da instrutora de mergulho adaptado estão no final do texto. Abraço.

  3. WALERIO GOMES quinta-feira, 17 de novembro de 2011 em 21:12 -  Responder

    AMIGO…. GOSTARIA QUE VOCE RESPONDESSE UMA PERGUNTA QUE TENHO HÁ MUITO TEMPO!!!…. SOU CADEIRANTE E PENSOU EM VIAJAR DE AVIÃO MAIS TENHO ALGUMAS DUVIDAS… PENSOU QUE VOCE SABE RESPONDE…. TENHO UMA CADEIRA MOTORIZADA E NAO SEI QUAL BATERIA QUE OS AVIÕES PREMITE…. VOCE SABERIA QUAL É O NOME DESSA BATERIA?

    POR FAVOR, RESPONDA ESSA PERGUNTA MAIS RAPIDO POSSIVEL

    ANTECIPATAMENTE PELO SEU RESPOSTA

    UM ABRACO

    WALERIO

    janeiro 22nd, 2012 - 23:06
    Nickolas Marcon respondeu:

    Walerio, nenhum escritor do blog usa cadeira motorizada, então não temos essa experiência. Sugiro que procure as companhias aéreas para ter mais informações. Um abraço.

  4. rafael santos segunda-feira, 2 de janeiro de 2012 em 12:01 -  Responder

    amigo tem como passar os lugares que posso fazer esse curso moro na zona norte do rio mais posso chegar de carro nas praias e os valores se possível

    janeiro 10th, 2012 - 11:26
    Nickolas Marcon respondeu:

    Rafael, os contatos da escola de mergulho e da instrutora de mergulho adaptado que faz o curso estão no final do texto. Converse diretamente com eles para negociar os preços. Abraço.

  5. Marina sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 em 21:02 -  Responder

    Nickolas Descuuuuuulpa! Hj vi vc na locadora e perguntei se seu nome era christian! Pq como faz muito tempo que eu não entro no mão na roda eu meio que confundi o seu nome!

    janeiro 22nd, 2012 - 23:08
    Nickolas Marcon respondeu:

    Sem problemas, Marina, mas o Christian tá meio longe… eheheh… Sempre que precisar de alguma informação a respeito de cadeiras e acessibilidade, escreva-nos. Um abraço.

  6. Rejane sábado, 15 de dezembro de 2012 em 12:11 -  Responder

    Olá!
    Quanto a duvida de cadeira motoriza ao avião. Fiquem tranquilos, caso não saiba o tipo de bateria que a cadeira utiliza, os funcionários dos aeroporto retira a bateria e as lacram e são deportadas juntamente com as malas. São um grupo muito bem organizados e em nenhum momentos ficamos sem assistências.
    Espero ter ajudado. Abraços

  7. Cristiano sábado, 4 de outubro de 2014 em 00:39 -  Responder

    A bateria para levar no aviao precisa ser do tipo selada, das que nao correm o risco de vazar acido, existe a de chumbo acido selada que atualmente vem nas cadeiras da freedom, e existe a de gel, melhor e mais cara.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook