Saúde

China interrompe tratamentos com células-tronco

10

células-tronco

Começamos o ano já quente! Os tratamentos experimentais com células-tronco foram temporariamente interrompidos pelo governo chinês.

Sabemos que algumas pessoas não vão “curtir” isso, pois tem esperanças nesse tipo de tratamento. Não que eu não tenha, mas é preciso ter cautela e parar um pouco pra pensar nessas horas.

Primeiro por ser tudo experimental, não há nenhum tratamento que seja categorizado de outra maneira quando o assunto é célula-tronco (até o momento).

Segundo que existe uma soma considerável de dinheiro envolvida em todo esse processo. Prefiro não citar nomes, mas sabemos que alguns brasileiros se submeteram a esse tratamento e não obtiveram resultado. Alguns por terem lesões recentes, acusaram “ganho de movimentos”. Movimentos esses que certamente viriam independente do tratamento, em casos de lesão medular sabemos que o tempo faz parte da reabilitação inicial. Isso varia de caso pra caso de acordo com o nível da lesão de cada pessoa.

Tratamentos experimentais via de regra não podem ser cobrados. Pare e pense. Veja se é isso mesmo que você quer.

PEQUIM – A China ordenou a suspensão de todos tratamentos e testes clínicos com células-tronco não aprovados , informou a imprensa no país a partir de 10/01/2012. Pequim está tentando conter as terapias com células-tronco até agora não testadas e oferecidas em grande escala em todo o país.

O Ministério da Saúde também parou de aceitar novas inscrições para os programas de células-tronco, uma proibição que vai durar até julho e chega ao mesmo tempo em que a China inicia um programa de um ano para regulamentar melhor o setor melhor, informou a agência Xinhua citando um porta-voz do Ministério. Um número crescente de hospitais e clínicas especializadas em grandes cidades na China têm oferecido terapias com células-tronco nos últimos anos para o tratamento de doenças que vão desde câncer e Mal de Alzheimer a lesões da medula espinhal, tratamentos que são apoiados por pouca ou nenhuma evidência científica e que são considerados, na melhor das hipóteses, experimentais.

Alguns deles envolvem grandes hospitais gerais, onde os pacientes pagam milhares – ou mesmo dezenas de milhares – de dólares para os tratamentos que são anunciados online. O porta-voz do Ministério disse que os provedores de saúde não podiam mais cobrar para aplicações experimentais de células-tronco. De acordo com pacientes, médicos e parentes de pacientes que falaram à Reuters, as pessoas que recebiam os tratamentos apresentaram pouca ou nenhuma melhora, e alguns morreram.

Recibos vistos pela Reuters indicam que um desses hospitais é administrado pelo Exército chinês.

Fonte: O Globo Saúde / Reuters

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Jeh domingo, 22 de janeiro de 2012 em 00:03 -  Responder

    Já era tarde!

    janeiro 28th, 2012 - 16:35
    Christian Matsuy respondeu:

    Pois é, muitas famílias se desfizeram de todo patrimônio para proporcionar esse “tratamento” a um familiar e hoje estão sem nada, até mesmo sem condições de ter uma vida digna…

  2. patricia terça-feira, 24 de janeiro de 2012 em 22:40 -  Responder

    é com muito pesar que recebo esta noticia pois estava depositando
    tda a esperança deste tratamento para a melhora do meu filho
    ja tinha conseguido ate alguns patrocinadores,e agora oque eu faço?estou novamente sem rumo…por favor se possivel me mantenha informada deste desfecho politico ou sei lá ..desde de vjá obrigado !

    janeiro 28th, 2012 - 16:38
    Christian Matsuy respondeu:

    Patricia,

    Os experimentos realizados na China não apresentam resultados comprovados. Tente abrir um pouco mais sua mente e rever essa vontade de participar. É muito dinheiro envolvido e muita esperança depositada em algo cientificamente NÃO COMPROVADO.

    Abraços e boa sorte!

  3. Eduardo Camara sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 em 18:32 -  Responder

    Ainda bem que proibiram! Pesquisa científica não funciona da forma como esses tratamentos caça-níqueis funcionam. O próximo da lista devia ser aquele médico picareta de Portugal!

    janeiro 28th, 2012 - 16:40
    Christian Matsuy respondeu:

    pode crer!

    essa exploração não pode continuar, sou totalmente a favor das pesquisas, mas não dessa forma que estão conduzindo em alguns países.

  4. EDMILSON ALVES domingo, 2 de setembro de 2012 em 16:47 -  Responder

    Os tramentos realizados na BEIKE tambem foram suspensos ?

    setembro 3rd, 2012 - 11:16
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Edmilson,

    Não sabemos informar, já tentou entrar em contato com eles?

  5. Prelian Brandes sábado, 6 de junho de 2015 em 10:45 -  Responder

    Cristina vc é da indústria farmaceutica?

    Os que estão cientificamente comprovados MATAM.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook