Equipamentos, Geral

Tek RMD – Robotic Mobilization Device

11

Robotic Mobilization Design Muitas pessoas estão comentando o lançamento desse novo produto que ainda não temos como “traduzir” para um nome em português, talvez o melhor apelido seria algo como um “stand andador“. 

Mas vamos por partes. Stand é um tipo de equipamento indicado e utilizado por cadeirantes nos centros de reabilitação. Sua função básica é nos deixar em pé. Segundo terapêutas, o ideal é que todos conseguissem ficar pelo menos meia hora por dia em pé com o auxílio do Stand ou da Mesa Ortostática. Essa última é bem diferente do stand, trata-se de uma maca operada por uma manivela, com cintas onde você literalmente se amarra e vai se inclinando gradativamente, indicada para pessoas com um nível menor de equilíbrio. Ambos são bons para manter nossa estrutura óssea fortalecida, ajudar na postura e bom funcionamento dos órgãos. Mas, no fim das contas, sabemos que a maioria das pessoas abandonam esse tipo de prática logo quando saem dos centros de reabilitação ou clínicas de fisioterapia. 

Eu mesmo cheguei a ter uma mesa ortostática em casa, mas eu tinha cada vez menos vontade de usá-la e ocupava um espaço precioso. Acabei por doar para outra pessoa que se interessou.

O RMD (Robotic Mobilization Device), é uma mistura de Stand com um andador , mas com uma tecnologia totalmente diferenciada, que possibilita ao usuário fazer uma série de coisas que até então seria limitado ou impossível de se fazer.

RMD - dispositivo permite diversas posições

elétrico, o RMD possibilita mudar de posição sem nenhum esforço físico

Diferente de outras invenções que vi anteriormente, o RMD  é um produto compacto, que parece funcionar muito bem dentro de casa (já faleremos mais sobre isso), dá total autonomia ao cadeirante para se transferir seja de uma cadeira de rodas comum ou até mesmo da cama com facilidade e rapidez. Ainda é possível utilizar o RMD para fazer exercícios de flexão de joelhos ou transferir-se para outras cadeiras comuns de ambiente.

Funciona com baterias e tem controle remoto, você pode trazer o dispositivo para perto de sua cadeira e ajustá-lo para uma melhor transferência. 

O vídeo abaixo ilustra tudo isso:

Como pode se notar no vídeo, o equipamento parece funcionar muito bem em ambientes internos. Foram feitas algumas cenas de uso externo como na mesa da lanchonete, onde penso um pouco na viabilidade, acho um pouco difícil e perigoso de andar nisso em pisos irregulares. Acredito que o RMD possa ser aperfeiçoado, mas o sistema ainda não permite o deslocamento em distâncias médias e longas. E outra, não temos como levar isso a “tira-colo”, já temos a cadeira pra nos preocuparmos. Mas não deixa de ser formidável a gama de atividades que o equipamento possibilita.

Outra coisa importantíssima é que o RMD infelizmente não é para todos: notem que é necessário um bom controle de tronco, além de ter que ser avaliado clinicamente pra saber se as articulações e estrutura óssea do corpo vão suportar o esforço do equipamento. Outro ponto forte que precisamos salientar é o cuidado com as úlceras de pressão.

O RMD não é mais um protótipo, porém ainda não é comercializado nem teve seu preço divulgado. Ele é fabricado pela empresa turca AMS Mekatronic. Visite o site para ver mais fotos e videos do produto.

Sobre o autor / 

Christian Matsuy

Cadeirante, paulistano bom gourmet e piloto profissional (de autorama)

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Heitor Luiz quarta-feira, 21 de março de 2012 em 02:10 -  Responder

    Vcs sabem algo sobre a Cadeira Manual q o Sarah pesquisava ?

    Foi a primeira Cadeira de ficar em pé que continuava se movimentando mesmo em pé.

    Parece q o Herbert Viana chegou a ter uma, mas nunca vi usando.

    Cadeira do Sarah q fica em pé:
    http://www.redetec.org.br/inventabrasil/saracad.htm

    E esta é uma Cadeira similar comprada nos EUA, mas não sei o nome e nem o preço ! ! !
    Descobri, por uma amiga, q no exterior há uma cadeira dom muitas semelhanças (me parece uma cópia da do Sarah):
    (link excluído -0 motivo: inválido)

    março 22nd, 2012 - 12:08
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Heitor,

    Então, a gente também não tem notícias desse projeto do Sara, me lembro inclusive quando mostraram no Fantástico essa cadeira. Ela tem algumas similaridades com o RMD, mas se analisarmos bem são projeotos bem diferentes.

    Cadeiras que ficam em pé, seja motorizada ou manual, até aqui no Brasil já temos, agora a proposta do stand, acho que traz muito mais possibilidades de uso e exercício. Só que é limitado a uso interno, não imagino isso andando em uma calçada, até pelo fato de não ser uma cadeira, a pessoa senta apoiada em uma cinta.

    Abraço!
    Christian

  2. Cris quarta-feira, 21 de março de 2012 em 20:32 -  Responder

    Achei muito legal! Minha maior dificuldade nisso tudo foi me imaginar falando em pé com as pessoas, rsrsrsrs. Medo de saber o preço disso! E concordo que é algo pra ser usado mais em casa. Bjs!

    março 22nd, 2012 - 12:01
    Christian Matsuy respondeu:

    Pois é Cris, o preço ainda não divulgaram, mas o que mais achei interessante mesmo é que o produto saiu da fase “protótipo” e está em testes.

    Vamos acompanhar! beijo!

  3. Ines domingo, 25 de março de 2012 em 19:16 -  Responder

    Para mim que sou tetraplégica está fora de cogitação…

    março 29th, 2012 - 13:25
    Christian Matsuy respondeu:

    Olá Ines,

    Pra mim também. Mas precisamos estar informados das novas tecnologias!

    Abraço,
    Christian

  4. Bianca quinta-feira, 29 de março de 2012 em 14:48 -  Responder

    Olá Christian, concordo com o q vc falou nos traz muitas possibilidades, a idéia é maravilhosa mas precisa ser aperfeçoado para o uso externo e pisos irregulares, espero ansiosa por novidades, abraços!

  5. Ines quinta-feira, 29 de março de 2012 em 20:40 -  Responder

    Sim, sim Christian sem dúvida!
    Estou sempre de olhos nesta louca e fascinante tecnologia! rs
    Abraço
    Inês

  6. Renata quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 em 14:58 -  Responder

    achei muito enterresante e ia me ajudar muito nossa isso e sonho em minh avida eu gostaria de saber o preço
    abraços

  7. André Bianco sábado, 17 de agosto de 2013 em 16:04 -  Responder

    Alguem sabe o Valor?

  8. osmir segunda-feira, 7 de setembro de 2015 em 12:44 -  Responder

    achei o aparelho o maximo, tomara que alguem comece a comercialisar ele logo aqui no brasil, serei o primeiro a adiquerir se tiverem novidade sobre ele por favor me avise, valeu

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook