Equipamentos

Cadeira com tecnologia nuclear

5

Protótipo da cadeira movida à plutônioNo mês passado fomos procurados pelo professor Hilston Green, pesquisador americano do MIT residente atualmente no centro de pesquisas de motricidade da Unicamp, onde desenvolve um projeto de uma cadeira inovadora. Ela é composta de um material utilizado em velas de barcos de competição, popularmente conhecido como Magnelium, uma liga composta de Magnésio e Hélio. Esse último material é muito conhecido por ser mais leve que o ar.

Mas não é só isso. A maior inovação da cadeira é seu sistema de propulsão auxiliar que potencializa o esforço do cadeirante através de um mecanismo embutido no eixo traseiro, parecido com o que já mostramos na cadeira de R$ 25 mil reais. Esse dispositivo pode, inclusive, ser adaptado em qualquer cadeira-de-rodas monobloco. Seu funcionamento é muito semelhante ao do motor Wankel, mas seu reduzido tamanho se deve graças à utilização de plutônio fóssil como combustível, associando dessa forma as vantagens do motor à combustão com os princípios de funcionamento da fissão nuclear.

O blog teve a oportunidade de testar o protótipo com exclusividade (infelizmente não pudemos fazer vídeos, apenas  fotos) e comprovou seu potencial como instrumento de mobilidade. Apesar de ser um protótipo, as perspectivas são fantásticas. Por se tratar de uma pesquisa acadêmica, a construção do modelo privilegiou o baixo custo. Dessa forma, um maior número de cadeirantes poderá ser privilegiado. O Brasil foi escolhido como mercado para lançamento e a previsão é de que a cadeira esteja disponível para venda até o final do ano.

O protótipo da cadeira estará disponível para demonstração na Reatech 2012, mas quem quiser fazer o test-drive da cadeira na feira deve se cadastrar clicando aqui.

 

Para ver mais fotos, clique aqui!

 

Sobre o autor / 

Nickolas Marcon

5 Comentários

  1. Juliana Duarte domingo, 1 de abril de 2012 em 21:02 -  Responder

    not funny, not funny! ;PPP hahaha…

    abril 2nd, 2012 - 13:32
    Eduardo Camara respondeu:

    😉

  2. Christian Matsuy segunda-feira, 2 de abril de 2012 em 18:19 -  Responder

    Eu teria colocado a foto do Sérgio Mallandro!

    Rá! Yeah Yeah!

    abril 2nd, 2012 - 23:12
    Eduardo Camara respondeu:

    Boa! hahahaha!

  3. erick geovanni da silva quarta-feira, 11 de abril de 2012 em 17:37 -  Responder

    legal isso mas com certeza vai custa um rin e um pulmao e meio … fora de alcance como sempre =[

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook