Equipamentos

Pneu Schwalbe Speed Run – Avaliação

7

O Speed Run é o pneu top de linha para cadeira de rodas da Schwalbe, famoso fabricante alemão que já teve dois outros modelos de pneu (Marathon e Right Run) avaliados aqui no blog.

A principal característica do Speed Run é sua leveza: pesa cerca de 180g (aro 24), pelo menos 100g a menos do que qualquer outro pneu disponível no mercado! A diferença é sensível quando desmontamos a cadeira para guardá-la no carro, e é por isso que ele é o pneu preferido de quem quer ter uma cadeira super leve. Aliás, é graças ao  baixo peso do SpeedRun que a Panthera-X consegue atingir os tão aclamados 4,5Kg de peso total. Outra característica importante é que ele é um pneu dobrável, sem arame, e isso torna mais fácil tirá-lo e colocá-lo no aro em caso de furos. Aliás, o Speed Run é o primeiro pneu dobrável para cadeira de rodas!

O Speed Run é pneu mais leve (180g) e mais fino (23mm) feito para cadeira de rodas.

Com 23mm de largura (contra 25mm da concorrência), ele também é o pneu mais fino para cadeira de rodas e tocá-las com o SpeedRun exige menos esforço do cadeirante.  Além de tudo isso, de quebra, ele  ainda oferece uma eficiente proteção anti-furos.  Então, seria o Schwalbe Speed Run o melhor pneu já fabricado? Resposta:  depende do uso.

Pneu Schwalbe Speed Run

Ele também é o primeiro pneu dobrável feito para cadeiras de rodas, facilitando a armazenagem e também a colocação no aro.

Em comparação com Primo V-Track e Kenda Concept, por exemplo, o Speed Run se sai muito melhor, mas em comparação com o Right Run (meu pneu preferido), a coisa muda de figura.

Sim, meus amigos, o SpeedRun também tem suas deficiências. Para atingir um peso tão baixo, a Schwalbe teve que abrir mão de um pouco de conforto, durabilidade e aderência. Nesses quesitos, o primo dele, Schwalbe RightRun, se sai melhor mesmo custando um terço do preço. Ah, claro, esqueci desse pequeno detalhe: o Speed Run é o modelo mais caro da Schwalbe e dificilmente é encontrado por menos de 90 dólares o par (preços nos EUA). E como é um pneu mais exclusivo, que não vende tanto, ele só é encontrado na cor cinza, com uma faixa preta no centro. Logo, se você quer deixar a sua cadeira colorida, ele também não é a melhor opção.

Por último, um resumo do tempo em que passei com o SpeedRun.

– Não tive problemas com furos
– Tempo de vida cerca de 25% menor que o do RightRun e do Marathon
– Nível de conforto razoável. Pior que o RightRun e Marathon, mas melhor que Primo V-Track, Kenda Koncept, Primo Cross Court… 
– É moleza tirá-lo e colocá-lo no aro, graças à ausência de arame. Não precisa nem de espátula.

Veredito: recomendado para quem quer deixar a cadeira de rodas bem mais leve, está com $$$ sobrando e abre mão de um pouco de conforto.

Schwalbe Speed Run

Tamanhos disponíveis: 24×7/8″ (23-540), e 25×7/8″ (23-559) 
Peso:
180g (tamanho 24×7/8″, cada)
Pressão: 
85-145 PSI
Cores:
 cinza com listra preta no centro.
Preço nos EUA (par): em torno de U$ 95
Site do fabricante: www.schwalbe.com

Pontos fortes: leveza, desempenho,  dobrável, aspecto esportivo e proteção contra furos.
Pontos fracos: durabilidade e pouca tração em piso molhado.

Sobre o autor / 

Eduardo Camara

Se não está viajando, está pedalando. Muitas vezes, fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. josé dos reis terça-feira, 31 de julho de 2012 em 22:15 -  Responder

    boa noite irmãos; Eu estou com muita vontade de comprar uma cadeira de rodas motorizada. Mais estou indeciso se compro ou não. O que eu devo fazer . por favor me dê uma opinião. Muito obrigado josé dos reis

    agosto 5th, 2012 - 20:14
    Eduardo Camara respondeu:

    José, não tem resposta fácil. Dá uma lida nos posts do blog e na comunidade do orkut que vc vai achar diversos pontos de vista e opiniões. Abraços!

  2. Andrés López quarta-feira, 1 de agosto de 2012 em 10:56 -  Responder

    Parabéns pela excelente e completa avaliação,
    Esse pneu, da linha Performance, é muito usado em esportes pois usando na rua detona bem rápido; no catalogo 2012 já foi substituído pelo Ultremo ZX da linha Evolution também dobrável (e com peso, preço e medidas similares). Na mesma linha Evolution há o Airbone (mais largo-30mm- e com maior conforto e peso). Este ultimo é o que usa o garoto norte-americano dos “back-flips” com cadeira d rodas.
    Ao igual que vc, avaliando a relação custo/beneficio, gosto muito do RightRun (linha Active)

    agosto 5th, 2012 - 20:15
    Eduardo Camara respondeu:

    Pois é, Andrés… Tava atrás de um Ultremo ZX e e tá super difícil de achar, mesmo na Internet. O airborne parece bem confortável. Abraços!

  3. Andrea quinta-feira, 18 de outubro de 2012 em 02:20 -  Responder

    Tem algo errado nesse valor ai… No site http://www.sportaid.com, esta U$35,00 o par…

    outubro 18th, 2012 - 13:11
    Eduardo Camara respondeu:

    Andrea,

    Não tem nada de errado no valor. Você confundiu os modelos… O que custa US$ 35 o par é o Right Run, não o Speed Run. 😉

  4. Marcelo segunda-feira, 7 de abril de 2014 em 19:36 -  Responder

    Amigos, vou trocar minha cadeira nesses promixos meses, mais antes disso preciso trocar o pneu da minha cadeira atual mais estou com dúvidas, uso atualmente o pneu que veio nela mesmo, aquele de carrinho de pipoca, mais é um saco esse pneu, toda semana tenho que ir no posto colocar ar nele, esvazia muito rápido, minha dúvida é? Esses pneus da schwalbe tem esse problema de perda de pressão (ar) ou não? Quase so rodo dentro de casa, qual é o mais indicado pra mim? Mais uma coisinha, como falei vou trocar minha cadeira e estou pensando em comprar uma da tilite aqui no brasil mesmo, vcs poderiam me indicar onde tem essa cadeira pra comprar? Sei que tem uma loja em SP (mobility brasil) tem outra loja que trabalha com essa marca?Muito obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook