Equipamentos, Geral

Nada de spray!

9

4_proibido_sprayComo boa parte das minhas corridas são na Lagoa Rodrigo de Freitas, e um bom pedaço é de terra, boa parte dessa terra acaba ficando nas rodas dianteiras, parafusos e onde mais a poeira puder entrar. Em função disso, depois de uns meses comecei a sentir que a roda não estava “deslizando” como antes, parecia que tinha algo prendendo. Na hora pensei “Ah,  a roda deve estar ressecada por causa da areia.”. E qual a primeira coisa que a gente pensa nessa hora? Para ferrugens, barulhos de coisa empenada,  dor de cotovelo (vai saber): WD-40! Peguei o spray e tssssssssssssssssssss com toda vontade do mundo, no eixo das rodas grandes, nas rodas menores, um festival do produto na minha cadeira. Beleza, tudo resolvido, né? Cadeira deslizando que é uma beleza, como nova, certo? Péeeeeeeeeeeeee, errado! A cadeira ficou pior. Excomunguei todas as gerações do produto.

E agora? Quem irá me salvar?

Fiz o que qualquer cadeirante em sã consciência e total desespero faria: email pro Mão na Roda. Sim, sou puxa-saco, fã inveterada e completamente parcial desses três meninos muito queridos que vivem me salvando das melécas que faço com a minha cadeira.

Dessa vez, fui salva pelo Christian, que me explicou, aconselhou e no final deu tudo certo. Segue o diálogo da salvação:

Christian: Todo mundo acha que o WD-40 é uma solução pra todos os problemas, isso é fato. Porém não é recomendado utilizar em rolamentos, ele acaba por retirar toda a sujeira e junto a pouca lubrificação que um rolamento de boa qualidade precisa. Por isso no início ele fica bom, mas depois começam os barulhos e consequentemente o travamento deles. Existem sprays lubrificantes e graxas específicas pra isso, na falta o melhor a se utilizar é a boa e velha vaselina em pasta.

PS: vai no shopping nessas lojas de skate e compra um jogo de rolamentos novos. não custa caro. É só chegar e pedir rolamento de skate ou patins, é tamanho padrão. você vai rodar liso, sem folgas, barulhos e engripamentos. Creio que não vão custar nem 50 reais o jogo , vc precisará de 4 rolamentos, dois por roda dianteira.

O correto é você colocar rolamentos cerâmicos na suas rodas dianteiras.

Eu: Ou seja, o WD ressecou o rolamento e não tem mais jeito? Tem que comprar outro mesmo?

Christian: Jeito tem, só que vc vai tem que lubrificar com mais frequência (com o lubrificante correto). E pra lubrificar legal teria que retirar os rolamentos, já que vai desmontar, recomendo que você troque e fique mais alguns anos em paz.  

E outra, esses lubrificantes ficam “vazando” do rolamento e podem sujar sua roupa, carro, etc…

Eu, que nunca tinha visto o tal do rolamento na vida, descobri que são assim (parace um alargador, rsrsrs):

photo (1)

Rolamento das rodas dianteiras

Ou seja,  nada desses sprays pra lubrificar rolamentos! Meu agradecimento pelas dicas, valeu mesmo Christian! 

Sobre o autor / 

Cris Costa

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Bruno quinta-feira, 29 de agosto de 2013 em 14:50 -  Responder

    Novidade para mim. Inclusive quando passei por “treinamento” no Sarah/RJ (lugar por onde a maioria passa), na parte que ensinam sobre manutenção das cadeiras, me mandaram usar WD-40 nos rolamentos!!!
    Acho que só com o passar do tempo (e com dicas como as do blog) a gente “saca” o que é bom ou ruim…

  2. Luis Ricardo quinta-feira, 29 de agosto de 2013 em 15:57 -  Responder

    Rolamentos de qualidade são cerâmicos e blindados, preferencialmente tem uns importados que fazem a diferença pela qualidade. Mas vale lembrar que colocar rolamentos Hi-Tech em rodinhas Lo-Tech é furada.

    O ideal quando andar em lugar com muita terra é limpar os eixos e os rolamentos para diminuir o barulho.

  3. Inês quinta-feira, 29 de agosto de 2013 em 16:55 -  Responder

    Eu não tive recomendação, mas fui na intuição e usei WD-40, no meu caso achei que acaba acumulando sujeira no rolamento, mas eu uso porq não preciso exigir tanto da cadeira.
    Pergunto: Não tenho como fazer, mas gostaria de saber como proceder para lavar a cadeira, tudo bem a cadeira que estou falando é uma Baxmann Jaguaribe -Agile – minha conmpanheira der guerra, como não posso dispor muito tempo sem ela, a coisa foi ficando ( huuuuu )Agora vou comprar outra, mas não gostaria de ocupar a familia com mais essa solicitação. Será que postos lavam?

  4. Fernando sexta-feira, 30 de agosto de 2013 em 20:02 -  Responder

    Bom eu nunca usei isso, eu tento colocar óleo de maquina, nos meus eixos mas sem desmontar. mas aproveitando o tema do post, alguém sabe o que pode ter acontecido com as minhas rodas traseiras, elas são do tipo aperta e puxa para desmontar mas as minhas não saem por nada. consegui tirar na base da martelada porque parece não destravar quando aperta para desmontar.

    desde já obrigado se alguém tiver uma alternativa.

  5. MARCELO sábado, 31 de agosto de 2013 em 18:45 -  Responder

    Olá
    Sou consultor de Venda direta
    Vendas com isenções: IPI, ICMS, IPVA
    Descontos que chegam até 30% sobre a tabela da fábrica
    Tiro documentos de cortesia
    Marcelo
    21-78278735
    marcelojoseperes@gmail.com

  6. Thiago almeida sábado, 7 de setembro de 2013 em 06:00 -  Responder

    Olá…Meu nome é Thiago Almeida tenho 24 anos de idade tenho habilitação A-B…Tenho feito o Possível para conseguir um trabalho Como Atendente de Pessoas com Deficiência Física…Fiz um Curso de Atendente Pessoal com Especialização em Cadeirante. no CVI RIO, Mais ainda não consegui trabalho e não sei onde divulgar minhas simples especialidades e acho que ainda não consegui trabalho por conta disso. Se alguém puder me dar uma luz de como encontrar pessoas que precisam desse tipo de especialidade favor me informar nos contatos: 21.7388.5578 ou no E-mail: Thiagoalmeida.sbac@hotmail.com.
    fico grato e Espero não ter incomodado.

  7. Thiago almeida sábado, 7 de setembro de 2013 em 06:02 -  Responder

    Olá…Meu nome é Thiago Almeida tenho 24 anos de idade tenho habilitação A-B…Tenho feito o Possível para conseguir um trabalho Como Atendente de Pessoas com Deficiência Física…Fiz um Curso de Atendente Pessoal com Especialização em Cadeirante. no CVI RIO, Mais ainda não consegui trabalho e não sei onde divulgar minhas simples especialidades e acho que ainda não consegui trabalho por conta disso. Se alguém puder me dar uma luz de como encontrar pessoas que precisam desse tipo de especialidade favor me informar nos contatos: 21.7388.5578 ou no E-mail: Thiagoalmeida.sbac@hotmail.com ABÇS
    fico grato e Espero não ter incomodado.

  8. paul terça-feira, 10 de setembro de 2013 em 11:19 -  Responder

    tbm minha roda tras nao mais saia
    foi na martelada
    uma voltou a sair mas nao fixa mais
    problema ou cubo ou eixo

    a outra? quebrou o eixo. ta com parafuso gambiarra

    uma ortobras

    ja passou da hora de comprar uma nova

    quem vende uma razoavel ate 2mil??

    cavenaghi, ortomix …

    🙂

  9. henrique s lacerda segunda-feira, 4 de novembro de 2013 em 19:05 -  Responder

    ha estes rolamentos nossos de cada dia, eu ja tive varios problemas com estes rolamentos, quando tenho problemas com eles desmonto a rodinha da frente e limpo com o WD depois seco com um pano ou flanela, depois lubrifico com óleo de maquina, fica shom, descobri tambem que um liquidificador usa estes mesmos rolamentos,, compro direto da fonte baratinho aqui em osasco 5.00 reais cada, consegui comprar uma outra cadeira adventure export, ela tem rodinhas pequenas na frente tem que lubrificar sempre.
    sucesso a todas e todas pcds…
    henriquesoriano@superig.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão indicados com *

Connect with Facebook

Publicidade

Facebook