Rodas dianteiras

Diversos tipos de rodas dianteiras, para todos os gostos e necessidades!
Diversos tipos de rodas dianteiras, para todos os gostos e necessidades!

Vários leitores já nos escreveram perguntando a respeito do melhor tipo de rodas dianteiras para usar na cadeira. A grande dúvida fica na escolha entre as rígidas e as pneumáticas, cada uma com suas vantagens. Em geral, dá para dizer que as rígidas são muito mais confiáveis, enquanto as pneumáticas são mais confortáveis.

 

Roda pneumática 6"
Roda pneumática 6″

O problema é que não dá para trocar as rodas dianteiras a toda hora, por isso a escolha é muito importante. Já usei o tipo pneumático em 2 cadeiras diferentes por muito tempo, e pude comparar com as rodas rígidas. As pneumáticas (usei o tamanho 6″) são realmente muito confortáveis para pisos que não são lisos, como as malditas calçadas de pedras portuguesas e ruas de paralelepípedo. Para circular bem em pisos lisos (como dentro de casa), é preciso manter os pneus sempre bem cheios para a cadeira não ficar pesada. Mesmo assim, os pneus sempre são mais “agarrados” quando se gira a cadeira, manobrando no banheiro por exemplo. Às vezes essa resistência vem de uma forma inesperada que pode até desequilibrar. Uma opção para diminuir esse problema é deslocar o centro de gravidade bem para trás nas cadeiras que permitem essa regulagem, mas seu equilíbrio fica reduzido, principalmente quando se pendura peso atrás (mochila, sacola de compras etc.).

Outra desvantagem é que os pneus dianteiros disponíveis no mercado não têm boa proteção contra furos como existem nos pneus traseiros. Assim, os dianteiros furam com mais frequência. Já tive o azar de furar os dois dianteiros no mesmo dia… 🙁

Resumindo, as rodas pneumáticas têm muito menos resistência que as rígidas. É o preço que se paga pelo conforto. Então, qual é a melhor? Depende muito do gosto e da utilização de cada um.

Aí o leitor pergunta: “tá, tá, tá…. já entendi, tudo depende… mas veja bem… para um usuário médio como eu, que roda um pouco em cada lugar, que está cansado de sentir cada buraco da calçada quicando no traseiro mas que também não quer correr o risco de ficar se arrastando na estrada com o pneu furado, será que não existe um meio termo, uma roda que seja confiável como as rígidas mas que também absorva parte dos impactos do piso como as pneumáticas?”

Felizmente, a resposta é SIM.

Encontrei um equilíbrio entre conforto e confiabilidade com as rodas tipo soft roll modelo EPIC da FrogLegs, tamanho 5″. Não estou falando dos garfos com amortecedores da mesma marca, falo somente das rodinhas. Ao contrário das rodas maciças comuns, as rodas soft roll da FrogLegs são mais largas e feitas de um material que absorve parte dos impactos. Não são tão macias quanto as pneumáticas, mas ficam mais suaves que as rodinhas maciças comuns mantendo a mesma confiabilidade: não precisa encher toda hora e não furam.

Na foto abaixo é possível ver a comparação entre a roda soft roll (mais larga) e uma roda rígida convencional.

 

Roda soft roll EPIC FrogLegs X rígida comum
Roda soft roll EPIC FrogLegs com garfo Uni-tine X rígida comum 5″

Mas atenção: por serem mais largas, as rodas soft roll da Frog Legs não cabem em qualquer cadeira. É bom verificar a largura do garfo da sua cadeira antes da compra, para ver se encaixam. Verifique também o eixo e os espaçadores, pois podem ser de um diâmetro diferente.

Se a sua cadeira for compatível, minha sugestão é adquirir as rodas soft roll junto com os garfos Uni-tine mostrados na foto acima. Além do melhor amortecimento, o resultado estético fica ótimo.

Facebook Comments

13 comentários em “Rodas dianteiras

  • terça-feira, 9 de setembro de 2014 em 18:45
    Permalink

    Quanto deve custar a roda Rodas soft roll EPIC FrogLegs???

    setembro 9th, 2014 - 20:20
    Eduardo Camara respondeu:

    André,

    Aqui no Brasil o par custa cerca de R$ 200 (cubo em plástico) à R$ 350 (cubo em alumínio). Abraços!

    Resposta
  • sexta-feira, 26 de setembro de 2014 em 20:55
    Permalink

    ola

    não tem como trocar minha pneu e câmara por rígida
    esses dias furou 3 vezes no fds.

    mas devido a cidade com muitos paralelepípedos é o preço

    😉

    Resposta
  • domingo, 16 de novembro de 2014 em 03:47
    Permalink

    Olá!
    Gostaria de informações onde posso compras as rodas dianteiras Pneumáticas? Mora na cidade de Recife-PE.
    Grata,
    Beatriz Azevedo

    Resposta
  • terça-feira, 6 de janeiro de 2015 em 17:47
    Permalink

    Olá Nickolas, gostei bastante do seu artigo e do seu site também. Sobre esse assunto da froglegs, qual é exatamente o modelo que você usa e onde existe um representante no Brasil? Faz tempo que procuro onde comprar e não acho…

    janeiro 8th, 2015 - 11:01
    Nickolas Marcon respondeu:

    Gustavo, utilizo as softroll de 5″ com cubo de alumínio. São exatamente essas que você vê aqui, tirei as fotos da minha cadeira.

    Para comprá-las no Brasil, tente falar com a Ortosport (andresbrasil444@hotmail.com – 11 99158-1774) ou com a Mobility (www.mobilitybrasil.com.br).

    Abraço.

    Resposta
  • quarta-feira, 25 de março de 2015 em 14:08
    Permalink

    Estou procurando comprar um veículo leve para locomoção em meu bairro, vi esse site e gostaria de saber se alguém já utilizou esse veículo e pudesse deixar aqui uma opinião a respeito: http://www.mobilityblu.net.br/

    Resposta
  • segunda-feira, 16 de novembro de 2015 em 16:31
    Permalink

    Caro Nickolas,
    Gostei da dica das rodinhas dianteiras. Entrei em contato com o Andrés para a aquisição de um par. Pergunto, há algum artigo publicado sobre os encostos do tipo Jay , pois, “fucei” o blog quase todo e não vi nada a respeito. Há alguém que você conhece que fornece?
    Celso

    novembro 21st, 2015 - 18:44
    Christian Matsuy respondeu:

    @Celso Acre, Não temos nenhum post sobre encostos rígidos ainda, mas como eu já usei um encosto JAY, eu não recomendo, se você for um cadeirante ativo (que toca a cadeira sem ajuda, faz transferência de lugar sem ajuda). É muito pesado. O conforto é bom, mas eu só utilizei devido a um problema de escoliose e precisava de um que oferecesse apoios laterais e o JAY era o mais barato. Aumentou quase 5kg no peso total da cadeira, tive que alterare o centro de gravidade pois a cadeira empinava com muita facilidade devido ao peso do encosto. Se for por necessidade médica (apoios laterais para correção de postura) ok, mas se for só pra conforto sem recomendação médica, compre o ADi em alumínio que deve ser brincando menos da metade do peso. A Mobility Brasil vende esse encosto. Caso esteja com grana vá de ADi em fibra de carbono. Qualquer outra dúvida, entre em contato por email.

    Resposta
  • sexta-feira, 10 de junho de 2016 em 02:15
    Permalink

    Os rolamentos Roda Dianteira Soft Rool quebraram e agora onde compro e qual é o tamanho?
    Obrigado!

    Resposta
  • quinta-feira, 21 de julho de 2016 em 18:43
    Permalink

    Garfos uni-tine cabem na cadeira m3 ortobras? Obrigado Deus abençoe!

    Resposta
  • quarta-feira, 14 de junho de 2017 em 02:59
    Permalink

    @Fabio Magest, a diferença é mais estética do que outra coisa. As de alumínio são mais resistentes, mas como a vida útil é pequena por conta do desgaste do pneu, não importa muito.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook

X

Pin It on Pinterest

X