Pneus mais largos

Um leitor encaminhou há alguns dias uma pergunta sobre as vantagens da utilização na cadeira de pneus de alto desempenho mais largos.

schwairborne2Eu, pessoalmente, não gosto de pneus largos. São um pouco mais confortáveis, mas a resistência adicional ao movimento não compensa. Os pneus mais largos costumam usar pressões mais baixas, por isso ficam com maior superfície em contato com o solo, aumentando o atrito. Isso deixa a cadeira mais “amarrada”, com mais resistência ao impulso (você vai ter que fazer mais força) e perdendo embalo mais fácil (você vai ter que fazer força mais vezes).

Mesmo que você circule muito pela rua, o que justificaria o conforto, lembre-se que se faz uma quantidade de manobras enorme quando se está circulando dentro de casa ou do trabalho, onde o piso é liso, e ter uma cadeira “amarrada” nessas horas é muito ruim. Como não dá para trocar de pneu como se troca de sapato, a escolha precisa ser feita: ou mais conforto na rua, ou maior facilidade em interiores.

Schwalbe Airborne 1,2" x 1"
Schwalbe Airborne x genérico 1″

Até hoje, o pneu mais largo que já usei foi o famoso “pipoqueiro” de 24 x 1 3/8″, que usa uma pressão muito baixa. É o pneu presente em 95% das cadeiras-de-rodas novas vendidas no Brasil. Também está presente em 100% dos carrinhos de pipoca, churros, milho-verde, tapioca, hot-dog etc. O fato é que esse pneu é muito ruim: baixa pressão, pouco resistente, fácil de furar e deixa a tocada da cadeira muito mais pesada que os pneus de alto desempenho. A vantagem é o seu preço, bem mais barato que os pneus importados.

Se você quer experimentar um pneu de alto desempenho mas acha os de 1″ de largura muito duros, minha sugestão de um modelo mais largo é o Schwalbe Airborne HD Ceramic, que tem 24 x 1,2″. Parece pouca diferença, mas quando o pneu está montado e cheio fica bem mais grosso (veja na foto ao lado). Ele é mais macio e mais aderente que o os pneus mais estreitos e não deixa a tocada muito mais pesada, pois usa até 95 psi de pressão. Mesmo assim, há uma perda de rendimento no impulso.

Ainda assim, apesar de andar muito entre as crateras da superfície lunar que são as calçadas cariocas, prefiro o Schwalbe Right Run, que tem medida de 24 x 1″ com pressão de 140 psi. É mais estreito e um pouco menos confortável, mas a maior pressão deixa a cadeira mais leve e sua resistência é ótima: até hoje, nunca consegui furar um Schwalbe.

Os fornecedores de pneus preferidos pelos autores do blog são a Ortosport, a Jumper e a ComoIr.
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2 comentários em “Pneus mais largos

  • sábado, 6 de dezembro de 2014 em 16:53
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    Boa tarde! Preciso de umas dicas sobre pneus, pois sou pesado e preciso de pneus de alta resistência, mas que se adequem a meu peso. Tenho uma cadeira manual de aro 24″ e uma motorizada Freedom pneus largos de aro 20″. Além disso, tem os dianteiros que são de 6″ e 7″. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

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  • quarta-feira, 13 de abril de 2016 em 16:39
    Permalink

    Uso o Shox e estou satisfeito. Pouco desconfortvel sim mais compensa na tocada´

    Resposta

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